janeiro 10, 2007

Por uma carne mais saudável - Jan/10/2007

DICAS DE HOJE

Por uma carne mais saudável

Há uma série de métodos para cozinhar proteína, seja carne vermelha, frango ou peixe. Fritar, saltear, grelhar...Mas assar é uma das formas que mais gosto: é prático, o cabelo não fica cheirando a fritura, os alimentos também não ficam gordurosos e, portanto, ficam menos calóricos e mais saudáveis. O segredo de um assado perfeito é que a carne receba calor de todos os lados. Para isso, as assadeiras com grade são ideais, pois a carne fica suspensa evitando, inclusive, o contato com acúmulo de líquidos que se forma. Outro fator importante é a temperatura do forno. Para a carne ficar macia por dentro e crocante por fora, é importante assá-la em duas etapas: no primeiro momento o forno deve estar bem quente para selar a carne, evitando que o líquido interno escorra; em seguida é só abaixar a temperatura e continuar assando até a hora de retirar.

Manteiga clarificada

Ghee, pronuncia-se gui, é uma espécie de manteiga clarificada, vastamente usada nas cozinhas indianas. Por ter seus resíduos lácteos retirados, ela se conserva por mais tempo, sem ficar rançosa, e agüenta altas temperaturas, sem se queimar. Para prepara-la, basta derreter a manteiga – quanto mais melhor – em fogo bem baixo, sem mexer. Deixe cozinhar um pouquinho até ficar com uma cor caramelada, mas com muito cuidado para não queimar. Desligue o fogo e retire, com uma colher, a espuma que se formou na superfície. Despreze a espuma e transfira o ghee lentamente, com uma colher, da panela para um recipiente, com cuidado, para deixar os sedimentos que se formam no fundo. Despreze os condimentos. Tampe o recipiente, depois de esfriar e conserve em geladeira.

Banho-maria perfeito

Mas, afinal, como é que se faz um banho-maria? Primeiro é preciso entender que esse método de cozimento serve para evitar o aquecimento excessivo do alimento através do contato direto com o fogo. Para isso, o recipiente no qual o alimento será preparado é colocado sobre uma panela com água fervente – antigamente usava-se colocar uma panela sobre a outra sendo uma frigideira para a água e uma panela comum para os ingredientes. Porém, o contato direto com a água também pode ser perigoso: além de esquentar muito, o vazamento de vapor pode manchar os alimentos, como é o caso do chocolate. Bom, a solução é utilizar um recipiente (pode ser uma tigela de vidro ou inox) que encaixe perfeitamente na panela com água; outra dica é colocar apenas dois dedos de água para evitar o contato da água fervente com a tigela.

Mesa "comme il faut"

Você realmente quer ter o trabalhão de fazer, na sua casa, um jantar super formal. Um único problema: como montar a mesa? Não é tão complicado. Coloque o prato principal sob o prato da entrada - seja sopa, salada ou o que você quiser; coloque os talheres na seqüência de chegada dos pratos, de fora para dentro, e com facas e a colher de sopa (se você for servir) sempre ao lado direito. Os talheres de sobremesa (somente os que serão usados) ficam acima do prato principal. Veja a seqüência na foto. Coloque os copos da esquerda para a direita começando pela taça de água, depois a de vinho tinto e por último a de vinho branco. A taça de champanhe fica entre os copos de água e vinho tinto, só que um pouco mais para a frente. Depois, é só torcer para que os seus convidados sejam menos formais que a sua mesa.


OBS: PARA UM JANTAR ENTRE AMIGOS OU COM A FAMÍLIA MUITAS PESSOAS NÃO TEM JOGOS DE MESA COMPLETOS, ENTÃO NÃO ESQUENTE A CABEÇA, BASTA QUE OS CONJUNTOS SEJAM IGUAIS, MESMO QUE PARA ISSO CADA PESSOA FIQUE COM UM JOGO DIFERENTE!!!SUA MESA SERÁ NO MÍNIMO INTERESSANTE E COLORIDA!!!!!