janeiro 26, 2007

Frutas: Nespera e Pera - Jan/26/2007

DICAS


NESPERAS

Nome popular: ameixa amarela, ameixinha, nêspera-pera ou nêspera-maçã.

Medicinal: diuréticos e exerce nos catarros intestinais uma ação energética antiinflamatória, donde provém a sua influência reguladora intestinal.

A polpa da nêspera contém: 0,35% de proteínas; não contém gordura; 11,5% de hidrocarbonatos (dos quais 9,5 são açúcares); 75% de água; 13,2% de celulose; 56 calorias; 0,44% de cinzas. Também contém pectina e tanino; ácidos cítrico, málico, tartárico e uma pequena quantidade de ácido bórico.

A semente contém 2,5% de óleos gordurosos.

O conteúdo em tanino e pectina justifica o seu efeito antidiarréico e regulador do intestino, assim como a sua ação adstringente e tonificadora da mucosa intestinal.

Receita: 1.000 gramas de nêsperas, 800 gramas de açúcar e 500 gramas de água tudo a cozer, durante 45 minutos, conservando-se depois em lugar fresco. Tomar durante várias semanas em jejum 20 cm cúbicos (não sei em colheres a medida) deste xarope.

A nêspera é uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada, erroneamente chamada de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa.

É uma fruta rica em vitamina C e sais minerais, como cálcio e fósforo.

A nêspera é consumida ao natural ou em saladas, misturada com outras frutas. A nêspera boa para o consumo deve ser fresca e firme, sem estar dura demais nem murcha. Não compre as frutas que tenham manchas escuras. Certifique-se primeiro de que as frutas não estão amassadas. Sem lavar, coloque-as num saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.

PERAS

Família: rosáceas.

Nome popular: pêra, pereira, pereira-exótica, pereira-de-afrodite, pereira-de-vênus.
Composição: baixo conteúdo calórico (100g equivalem a 50 calorias). O conteúdo de ácidos é menor que o da maçã, mas tem mais açúcar (esta quantidade varia de 6 a 13% conforme a maturidade da fruta). Valiosas substâncias minerais básicas, maior que na maçã. Contém cálcio, magnésio, não possui sódio e cloro. Possui excesso de potássio. Certa quantidade em ácidos fosfórico e silícico, em enxofre e em óxido de ferro. Precariedade em vitaminas - falta vitamina A. Quantidade pequena em vitaminas; procaroteno (0,014 mg), vitamina B1 (0,065 mg) e B2 (0,1 mg), vitamina C (3 mg para cada 100 gramas).
Hidratos de carbono, abundantes nas paredes celulares da pêra; um destes é a pectina que absorve tóxinas intestinais (Stepp, Prof. Dr. med. Wilhelm, ABC der Gesundheit, Verlag Carl Gerber, München).


Indicações: hidropisias e eliminação de inchaços edematosos característicos dos doentes do aparelho circulatório e dos rins, devido a sua grande quantidade em potássio e falta de sal, em combinação também pela falta (não possui) de proteínas e gorduras a torna eficaz nos tratamentos de eliminação de gorduras. Eficaz no tratamento contra a obesidade (consumida crua ou cozida, combinadas as vezes com pão integral e iogurte no lugar da alimentação normal - não foi determinado o tempo de uso). Possui leve ação diurética, depurativa e laxante. A pêra crua pode ser pesada para doentes das vias gastrintestinais, mas cozida é digerível, não causando flatulência (cada caso deve ser analisado se é melhor crua ou cozida - pessoas sãs devem preferir pêras cruas).
Em caso de haver grande sensibilidade de estômago e intestino, deve-se empregar o suco de pêras cruas ou cozidas para conseguir a eliminação do sal e com ele a desidratação (pode combinar com outros tipos de sucos de frutas para uma cura a base de frutas).