janeiro 15, 2007

Frutas- Da banana ao cupuaçu. Jan/16/2007

DICAS

BANANAS

Possui um pequeno teor de gordura, fonte de potássio (excesso de potássio gera catarro - assim como o excesso de laranja).

As espécies:

banana prata (Musa Paradisíaca);

banana ouro (outra variedade de Musa Paradisíaca);

banana da terra (a mais rica em amido);

banana nanica (a mais popular).

Indicação:

retenções de urina devido a nefrite (inflamação dos rins), no combate às diarréias crônicas e em xarope para a cura de tuberculoses, bronquites e dispepsia. Soldados do Congo curam feridas com a seiva da bananeira.

As flores da bananeira podem ser comidas como legumes, tal qual se faz no Ceilão. Ótimo alimento para os animais, principalmente os suínos.

Indicado para crianças; de fácil digestibilidade, dietética e agradável. O purê de bananas é um alimento rico para lactentes (sete a oito meses).

Aplicação:

a banana possui grande eficácia antidiarréica, por isso pode curar transtornos agudos digestivos em crianças, inflamações do intestino grosso e até a celiaquia - uma grave alteração intestinal e alimentar crônica. No espru, uma doença tropical que ocasionalmente se manifesta entre nós. Os doentes de espru ficam curados mediante um regime exclusivo de bananas. (celiaquia nas crianças equivale ao espru nos adultos).

A banana faz aumentar as reservas alcalinas necessárias no sangue. Possui sacarose e abundante conteúdo em vitamina C. O regime de bananas dá mais saúde e alegria às crianças. Fácil absorção da sacarose, boa digestibilidade.

A famosa batida de banana com leite é indicada para doentes graves, febris e subalimentados, para as grávidas e lactentes, para os desportistas, operários braçais e para pessoas idosas com pouco apetite e formação insuficiente de suco gástrico.

Composição: frutose e glicose (açúcar invertido) e nenhum amido

CAQUI

Por ser muito adstringente, quando verde, só deve ser consumido bem maduro. Rico em sais e vitaminas.

Uso: para acidez estomacal, dores e câimbras, são curadas comendo dois ou três caquis por dia. Conveniente para os desnutridos, os tuberculosos, os anêmicos e descalcificados.

Presta-se também em casos de enfermidades das vias respiratórias, catarros da bexiga e transtornos intestinais.

Medicinal: o chá das folhas da árvore age como calmante e o fruto usa-se em forma de cataplasma para a cura de outros males.

Indicação: é utilizado no combate da anemia, afecções do estômago; é um bom calmante.

Contra-indicação: não encontrada na literatura.

O caqui é uma fruta natural da China e do Japão.

Foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses e se ambientou muito bem em nosso clima e solo. Quando verde, é amargo e adstringente. Depois de amadurecido, sua polpa fica macia e muito saborosa.

Há algumas variedades de caqui que não têm sementes.

Há também o caqui chocolate, com polpa escura e mais firme.

Em geral, o caqui é consumido ao natural, mas também pode ser usado na preparação de vários tipos de doces.

Composição:

muito rico em açúcar e tem um alto teor de vitaminas A e B, além de sais minerais, como ferro, fósforo e cálcio.

Na hora de comprar, prefira o caqui meio verde e embrulhe em folhas de jornal para amadurecer.

Observe bem se a fruta não está rachada, pois nesse caso o processo de deterioração é muito rápido. Se o caqui já estiver maduro, guarde na geladeira.

CIDRA

A cidra é um tipo de limão galego, de tamanho acentuado. Árvore originária da Ásia.

Medicinal:

- dor de cabeça (aplicação da casca fresca, em rodelas sobre a testa);

- prisão de ventre (infusão das sementes juntamente com pétalas de rosa comum);

- perturbações do aparelho digestivo (indigestão, inapetência, flatulência - ingerir uma xícara do infuso da casca seca de cidra, tomado em jejum).

Aftas - fazer bochechos com suco de cidra.

Propriedades: proteínas, sais, calorias e vitaminas (A, B1, B2, B5 e C).

CUPUAÇU

Composição:

das sementes do cupuaçu extrai-se uma manteiga parecida com a manteiga de cacau. Os ácidos graxos presentes nesta manteiga são: palmítico 5,8%, esteárico 38,3%, oléico 42,8%, araquídico 4,8% e linoléico 8,3%.

Possui mais ácidos insataurados que a manteiga de cacau, sendo melhor para o organismo. O índice de digestabilidade de 94,1%, o que indica que é, praticamente, todo absorvido pelo organismo.

Não contém cafeína, o que possibilita seu uso pelas pessoas proibidas de usar alimento com essa substância, como os hipertensores e cardíacos.

100gr de cupuaçu contém

proteína 1,7gr;

cálcio 23mg;

fósforo 26mg;

ferro 2,6mg;

vitamina A 30mcg;

vit B1 0,04mg; vit B2 0,04mg;

vit C 33mg.

Dos aminoácidos presentes na proteína da polpa, encontramos a lisina (316 mg) e triptofano (57 mg).

O cupuaçu é superior em vitamina C ao bacuri, murici, açaí, abacate, buriti e jambo. Indicações: as folhas são utilizadas como calmante, na forma de infusão; o suco das folhas é utilizado no tratamento da bronquite e infecções renais; o chá da casca é usado no tratamento de diarréias (Freise, 1933).

É considerada planta diurética e pelo fruto possuir conteúdo rico em vitamina C, recomenda-se como fonte antiescorbútica.

Pelo seu alto teor em vitamina C é indicado para as pessoas que carecem desta vitamina como nos casos de gengivites, cirurgias, convalescentes, idosos, crianças em fase de crescimento, etc. Tem elevado teor de pectina.

A polpa do fruto de cor branco-amarelado (30 a 45% do peso) que envolve as sementes (20%) e a casca é dura e lenhosa (45% do peso do fruto). Existe uma variedade de fruto que não tem caroço, só a polpa amarelada.

Das sementes se produz um produto em pó ou em tabletes chamado de cupulate servindo para fabricação de chocolate branco com características semelhantes ao chocolate do cacau.

Receita de chocolate branco

As sementes de cupuaçu, sem a polpa e sem adição de água, são postas a fermentar. Após 24 horas se adiciona uma solução de açúcar a 30% na proporção de 1% de solução com relação ao peso do material; a solução deve estar a 38%.

Após 48 horas de iniciar a fermentação, nova solução de açúcar é adicionada na mesma concentração e temperatura, devendo-se revolver as sementes duas vezes por dia.

A fermentação termina no quinto ou sétimo dia, onde as sementes são lavadas, secas ao sol, torradas a 180º C, descascadas estando prontas para serem transformadas em chocolate em pó. Uma parte das amêndoas deve ser prensada para a obtenção da manteiga de cupuaçu, que será utilizada na formulação das massas para o preparo dos tabletes; a torta restante é moída e adicionando 10% de açúcar comum em relação ao peso final, produz-se o "cupulate em pó".