janeiro 19, 2007

Frutas - do Figo a Graviola - Jan/19/2007

DICAS

FIGO

Família: Moráceas.

Composição: energético, fibras indigeríveis, ácidos de fruta.

Cem gramas de figos secos contém: proteínas 3,4; gorduras 0,8; hidratos de carbono 60; calorias 260; vitaminas A 60 (U.I. - unidade internacional); B1 120; B2 80; C 5mg; ácido nicotínico 1,7mg.

Indicação:

um dos melhores remédios para a prisão de ventre, regular o fluxo biliar e como meio facilitador das secreções (devido aos ácidos de frutas e fibras indigeríveis).

Prisão de ventre:

nas obstruções intestinais parciais, dar de manhã e em jejum, ou então no lanche, de 150 a 250gr de figos secos, depois de terem estado de molho, 12 a 24 horas. Igual quantidade se deve administrar nas doenças hepáticas e nos cálculos biliares, mas precisamente nos períodos não coincidentes com ataques agudos destas doenças.

O figo cozido com leite é um excelente remédio para úlceras gástricas, inflamações da boca e da laringe, tosse e bronquite. Excelente laxante, com propriedades emolientes, e se comido cru, em jejum, é vermífugo.

Com o pó de figos torrados, faz-se uma espécie de "café" recomendado contra bronquite e coqueluche.

FRAMBOESA

Composição: nas folhas há ácido tânico, ácido láctico, ácido succínico e ácidos não saturados, e nos frutos há a pectina, glicose e ácidos de fruta. As sementes secas ao ar obtém-se 13,5% de um óleo pouco espesso e de cor verde amarelada. A fruta possui frutose.

Indicações:

as folhas da framboesa tem efeito antidiarréico e antiinflamatório. Em inflamações das gengivas e de garganta usar a folha por infusão e fazer enxágües ou gargarejos para acalmar. A fruta excita o peristaltismo intestinal de um excesso de ácidos pela sua grande riqueza em bases. A cura pela framboesa é indicada contra a prisão de ventre, e reumatismo e outras doenças metabólicas, sobretudo contra as doenças do fígado, dos rins e hemorróidas. Boa para equilibrar a falta de vitaminas no organismo pois ela apresenta um conteúdo abundante de vitaminas. O suco de framboesa com água é indicado para tirar a sede e ajudar na cura de doentes com febre.

Uso:

folhas de framboesa com folhas de amoreiras são recomendados em catarros, nas irritações e inflamações das vias gastrintestinais, nas diarréias e catarros inflamatórios do intestino grosso e nas hemorragias por hemorróidas. Utilizado para melhorar o sabor de remédios farmacêuticos. Em compotas, doces, pastéis, etc.

Nota:

A framboesa não é uma árvore; é um arbusto que mede aproximadamente a altura da cintura ou menos se for podada ou mais alta quando velha, podendo até ser cultivada em vasos dentro de casa. Cuidar para não deixar a terra sempre úmida, manter ao alcance do sol. Tem espinhos e folhas verdes claras. A fruta é oca por dentro.

GOIABA

Composição: calorias, proteínas, sais, hidratos de carbono, e as vitaminas A, B1, B2, C.

Indicações:

de alto valor adstringente, a goiaba é aconselhável para curar as diarréias agudas. Também combate a tuberculose incipiente e promove o metabolismo das proteínas. Auxilia a prevenir a acidez e a fermentação dos hidratos de carbono durante a digestão.

Os brotos da goiabeira, cozidos, são, na prática caseira, adequados nos casos de diarréias. As folhas podem ser empregadas, em decocção (ferver), contra a inchação das pernas, hemorragias uterinas, gastrenterite, etc.

Uso das folhas: 30 gramas de folhas para um litro de água (não estipulou-se o tempo de fervura).

A goiabada não possui tanta riqueza medicinal que existe no fruto em estado natural. Tem o poder de atalhar a tuberculose, promove o metabolismo das proteínas e ajuda na acidez e fermentação dos hidratos de carbono durante a digestão.

As folhas da goiabeira, quando usadas em decocção (fervidas), são excelentes contra as hemorragias uterinas, incontinência urinária, inchação das pernas e dos pés, cólera infantil. Usam-se 30 g de folhas para um litro de água.

Contra as diarréias é muito eficaz, e de praxe, na medicina popular, é sempre usada no combate a este mal. A goiaba ao natural traz melhores resultados que a goiabada (que mantém boa parte do teor vitamínico da fruto).

GRAVIOLA

Fruto de uma árvore proveniente da Amazônia, a Graviola é considerada uma grande aliada no combate a mais de 12 tipos diferentes de câncer; seio, pulmão, próstata entre outros.

Proporciona uma satisfatória melhora durante o tratamento em até dez mil vezes mais, do que com a quimioterapia.

Desde de 1996 o Health Sciences Institute - Instituto de Ciências e saúde dos Estados Unidos - procura e estuda dados para o tratamento do câncer, com o uso deste tipo de fruto. Foram divulgados resultados surpreendentes, em que a Graviola ajudaria realmente no combate ao câncer. Estudos "In vitro" com a Graviola foram realizados em mais de 20 laboratórios, para fim de comprovar sua real eficácia no combate as células cancerígenas.

A partir de extratos extraídos desta poderosa árvore será possível combater o câncer com uma terapia completamente natural, que não cause efeitos secundários severos como náuseas e perda de cabelo, provenientes da quimioterapia.

Proteger o sistema imunológico e evitar possíveis infecções também será possível com o uso da Graviola. Diferente da quimioterapia a Graviola não destrói células saudáveis, possuindo ação seletiva.

Algumas partes da árvore como, a casca, raiz e o fruto são usados a centenas de anos pela população indígena do Sul da América para o tratamento de doenças cardíacas, asma, problemas no fígado e artrite.

A graviola promete proporcionar um tratamento diferenciado no combate ao câncer. Um tratamento natural na maioria das vezes dá a sensação de força e vitalidade, além de melhorar a perspectiva de vida.

Usada em dosagens de 600mg na forma de cápsulas, podendo ser combinada com Vitaminas A, E, C e Selênio esse tratamento pode se tornar uma das poucas alternativas para combater o câncer.