janeiro 21, 2007

Frutas : MAÇÃ - Jan/22/2007

DICAS

MAÇÃS

Em numerosos cruzamentos com tipos da Europa, e da Ásia, apareceram as variedades hoje conhecidas, que passa de 600. Pertence à família das Rosáceas.

Composição: 83,9% de água, 0,4% de proteína, 0% de gordura, 13,3% de hidrato de carbono, 0,65% de amidos de fruta, 0,6% de minerais, 1,7% de excesso de bases, 59% de calorias. Além de sódio, potássio, magnésio, fósforo, enxofre e cloro, provou-se a presença do ácido salicílico e de alumínio.

Aplicação: catarro gastrintestinal, disenteria ou paratifo. A maçã incha, absorvendo água e produtos intestinais tóxicos. O grande conteúdo em tanino da maçã atua como adstringente contra inflamação. Em casos de diarréia e disenteria infantil. A pectina encontrada na casca da maçã quando na corrente sangüínea tem a propriedade de acelerar o processo de coagulação, o que a torna um remédio eficaz para a hemofilia (hemofílicos) - lavar bem a casca devido a aplicação de agrotóxicos. Para inflamações renais, hidropisia, doenças do coração e dos vasos, favorece ainda os rins e o fígado.

Usada também em regimes de emagrecimento. Para anêmicos e intelectuais devido ao arsênio, ferro e fósforo. A criança que comer a maçã todos os dias ficará protegida contra as infecções. Remédio tônico e sedativo, o suco é refrescante.

A prisão de ventre é tratada com êxito, pela sidra de maçã, e em todas as enfermidades inflamatórias do sistema nervoso central. Se usada diariamente exerce um efeito fortalecedor e tônico, que convém ser utilizado como reforço na gota, reumatismo, doenças de fígado e rins, hipertensão, transtornos cardíacos e erupção cutânea.

Pelo seu conteúdo em fósforos constitui a infusão de maçã um alimento natural para o sistema nervoso, especialmente para as crianças.

Intelectuais e doentes deveriam substituir o café e o álcool pelo suco de maçã.

OBS: Dar refrigerante para criança é o mesmo que condená-la a problemas gástricos, gases, cáries, ... quando esta for adulta; evite problemas de doença e dê suco de maçã (não é pedir muito pela criança! ou é!!).

Excelente alimento para o cérebro, pois contém ácido fosfórico numa forma facilmente digerível. Contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão e previne a infecção da garganta. Excelente agente para prevenir o manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã/dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada em sua casca,a qual entra no metabolismo do colesterol. Depurativo do sangue, em virtude de conter em seu conteúdo o ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo.

A maçã além de ótimo alimento é remédio. Uma maçã por dia ajuda a combater o câncer, infarto, é indicado nas doenças do sistema nervoso, artritismo em geral, doenças infantis, doenças respiratórias, digestivas, dietas alimentares, baixa a febre, fornece fosfatos ao cérebro, cálcio aos ossos, ferro ao sangue, purifica o organismo, desinfeta e cura sem prejudicar, entre outras.

Cientistas norte-americanos, ao estudarem a casca e a polpa da maçã, concluíram que 100 gramas de maçãs frescas podem ser mais benéficas que um comprimido de 1.500 miligramas de vitamina C, considerada saudável por seus efeitos antioxidantes.

Em testes de laboratório os cientistas da Universidade de Cornell, EUA, concluíram que extratos retirados da casca da maçã inibiam o crescimento das células cancerígenas em cerca de 43% e os provenientes da fruta em si reduziram este aumento em 29%. Testes similares com células de câncer de fígado resultaram ainda mais eficazes. Extratos da casca reduziram o crescimento dessas células em 57% e os da polpa em 40%.

Cientistas da faculdade de medicina da Califórnia afirmam que comer maçã ou beber o suco dessa fruta pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. O estudo foi publicado na revista "Journal of Medicinal Food" e os autores dizem que a maçã tem o mesmo efeito protetor do vinho. Essa fruta contém antioxidantes que combatem o mau colesterol (o LDL), responsável pela formação de rombos nas artérias. É muito depurativo e está indicado como útil nas doenças do sistema nervoso dos adultos, em especial na debilidade nervosa.

O éter contido na maçã atua como potente sedativo do sistema nervoso e das fibras musculares. É um nervino mais ativo que a valeriana, e por isso favorece o sono, acalma as dores e enxaquecas, assim como alivia as cólicas menstruais.

A maçã é especialmente indicada em todas as afecções ligadas direta ou indiretamente ao artritismo, tais como a gota, reumatismo, ciática, herpes, eczema e litiases de toda a espécie, e nos próprios casos de cálculos ou pedras renais, hepáticas e vesiculares e em todas as afecções provenientes da intoxicação úrica.

É útil para as crianças que padecem de disenteria, de dispepsia aguda ou crônica e de colite simples ou mucosa, que geralmente cedem a esse tratamento, fazendo descer a febre, tornando as fezes normais.

A polpa desse, além de conter todos os predicados curativos para vencer as enterites, causadoras principais da mortalidade infantil, contém todos os predicados alimentares de alta qualidade para nutrir convenientemente.

Produz rápidos e surpreendentes resultados no tratamento da enterite ou diarréia infantil, basta suprimir-lhes o leite e todas as drogas que as terapêuticas alopáticas costumam prescrever em tais casos, e ministrar-lhe a polpa de maçãs.

Graças ao seu conteúdo de ferro, a maçã fornece resultados especiais no tratamento de tuberculose, bronquite e asma. É o mais apropriado fruto para doentes dos órgãos digestivos.

Combate à acidez do estômago porque provoca abundante secreção salivar. Desinfetante intestinal em razão do ácido málico que possui, o qual neutraliza a ação dos germens patológicos. Ótima para os intestinos. Remédio por excelência na maioria dos males do aparelho digestivo.

Para as pessoas que se preocupam com a manutenção do peso, a maçã é um alimento que oferece quantidades mínimas de gordura. Entre os hidratos de carbono, o mais importante que fornece é a frutose, um elemento energético que vai diretamente para o sangue.

Quando comida em jejum e antes das refeições principais, devido ao seu conteúdo em celulose, sais de frutos, açúcar e substâncias derivadas, faz o efeito de um laxante suave.

Indicado também para o tratamento de doenças crônicas da pele, sífilis e obesidade.

Uma das capacidades mais importantes da maçã é a de dissolver os cálculos renais vesiculares e de se opor a própria formação do ácido úrico.

Normalizador por excelência e eupéptico de valor incontestável.

Por conter bromo, a tornam recomendável para ser ingerida a noite, proporcionando um sono tranqüilo e restaurador.

É um alimento quase completo que traz benefícios para as pessoas de vida sedentária, assim como nos casos de astenia física e intelectual, esgotamento, convalescença, ulceras gástricas, gastrite, cefaléia, afecções brônquicas, prisão de ventre e colite.

É um excelente rejuvenescedor dos tecidos.

Também liberado para diabéticos.

Possui a propriedade de impedir a precipitação do colesterol e ainda favorecer a sua eliminação.
No uso tópico o suco da maçã ajuda a firmar os tecidos.

As afecções da garganta em geral se curam com uma dieta de maçãs.

Desinfeta a boca (assepsia).