janeiro 13, 2007

Frutas: abacate até ameixa - Jan/14/2007

DICAS

FRUTAS



ABACATE

Indicações: A fruta é afrodisíaca produzindo efeitos benéficos ao couro cabeludo e a pele humana. Comer o fruto adoçado com mel é ótimo para rejuvenescimento da pele e elimina manchas brancas. O abacate também é ótimo para inflamação dos dedos, doenças dos rins, debilidade do estômago e afecções da garganta.
Possui alta taxa de gordura, sendo muito rico em calorias, o que o torna contra indicado para regimes de emagrecimento ou de manutenção de peso. No entanto, como como sua gordura é fácil de assimilar pelo organismo, pode constar da dieta de quem tem problemas digestivos.
Além disso, contém vitaminas A e do complexo B e alguns sais minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Indicação: prisão de ventre, flatulências, perturbações digestivas, gota, reumatismo, afecções dos rins, afecções da pele, afecções do fígado, etc..

Cascas: são vermífugas, adequadas também para tratamento de hemorragias, disenterias e bouba.

Folhas: na forma de chá é excelente diurético. Também é eficaz em nevralgias, dores de cabeça, catarros, bronquite, diarréia, afecções da garganta, cansaço, dispepsia atônica, rouquidão, tosse, disenteria, etc.

ABACAXI

É uma fruta nacional, de sabor agradável, refrescante e delicioso.

Indicações: Pode ser aplicado como grande remédio para o tratamento da bronquite, afecções da garganta e difterias. O seu suco é diurético e vermífugo. Combate também a prisão de ventre, controla as funções hepáticas e favorece a digestão. Auxilia também no combate a febres intestinais, enfermidades da bexiga, da próstata e da uretra, elimina cálculos renais e auxilia na função da vesícula. É empregado também no tratamento do reumatismo, da artrite, a hidropisia e icterícia. Ótimo suco alimentar e é depurativo do sangue.

AÇAI

Originária da região amazônica do gênero Euterpe oleracea. Além da fruta produz um saboroso palmito. Muito rico em ferro.

Energizante e, em seu estado puro, uma excelente maneira de se evitar o envelhecimento precoce. O açaí roxo (o branco não foi testado na pesquisa da UFRJ) é um alimento rico em flavonóides, uma classe de substâncias antioxidantes que ajuda a combater os radicais livres e, conseqüentemente, o envelhecimento cutâneo. "No nosso corpo existem enzimas que capturam esses radicais livres. Mas, conforme envelhecemos, essas enzimas vão diminuindo sua
atividade. Os flavonóides, encontrados no açaí, ajudariam a fazer esse trabalho de captura".
Os benefícios da fruta amazônica para a pele, no entanto, vão muito além. O estudo comprovou que o açaí ajuda também na prevenção da acne. "Com ele, podem ser feitos, além de sucos,
loções e géis que têm uma ação antimicrobiana, e, por isso, são benéficos à pele".

Outra característica do açaí seria sua riqueza em fibras - quase 3g em cada 100g de fruta - o que ajudaria a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo. Quem já passou dos 50 deve
tomar cuidado para não exagerar na dose. "O açaí é um alimento muito calórico, o que pode levar a um aumento da taxa de colesterol. Por isso é bom que pessoas idosas tenham um
acompanhamento de nutricionistas".

A polpa industrializada que se compra em supermercados não apresentou, nos estudos, nenhuma propriedade além da energética. "A polpa industrializada não é eficaz no combate aos
radicais livres, e a fruta pura, que se mostrou eficaz, não é facilmente encontrada no sul e sudeste do Brasil, justamente por ser originária da Amazônia".

ACEROLA

O fruto é riquíssimo em vitamina C e minerais.

Indicação: evita o envelhecimento e osteoporose prematuros; protege o organismo contra infecções, gripes, viroses, escorbuto, doenças dos pulmões, da bílis e do fígado.
Colher a fruta e secar na sombra. Tomar 1 copo de chá durante vários dias por semana.

AMEIXA

ameixa, ameixa-preta.

Família: rosáceas.

Parte usada: fruto maduro e parcialmente dessecado.

Composição química: açúcares (principalmente glicose), dextrinas, pectina. Ácidos málico e tartárico. Água.

Indicações: laxativo, para regular a circulação intestinal e o apetite. Utilizado como dulcorante para corrigir o paladar de certos medicamentos.