janeiro 12, 2007

Cloreto de Magnésio - Jan/12/2007

DICAS DE HOJE

CLORETO DE MAGNÉSIO

Suplemento mineral, procedente da água do mar, do qual é deficitária a alimentação atual, por causa da purificação do sal marinho, da utilização de farinhas cada vez mais brancas, e do esgotamento do magnésio dos solos por causa dos cultivos intensivos. Catalisa a atividade de enzimas, hormônios e vitaminas necessárias à vida, estimula as sínteses bioquímicas do organismo, age sobre o sistema simpático, freando a atividade nervosa, acelera a respiração celular, influi sobre o equilíbrio neuro-muscular, entra na formação dos dentes e ossos, regula a absorção do cálcio e potássio. Como resultado, ele colabora para a formação e fortalecimento dos tecidos ósseos e cartilaginosos, revigorando o organismo e estimulando sua produção de defesas contra enfermidades.

Dose:

de 4 a 6 gramas do produto hidratado comercial.

Preparo:

1 litro de água filtrada ou fervida, resfria-se e se coloca 20 gramas de cloreto. Guarda-se sob refrigeração. Toma-se 50 gramas (um copinho de café) em jejum durante 20 dias desta água, interrompendo 10 dias, recomeçando novamente.
Fonte: Casa Dietética

O magnésio (mineral) é um nutriente importantíssimo para o organismo. Mas há a necessidade de cuidar do equilíbrio do PH - gástrico do estômago para que haja uma absorção melhorada/adequada de magnésio. O magnésio é fundamental para o cálcio, ajuda a redistribuir e absorver o cálcio.
Dica: Dálmio Moraes - farmacêutico.

Cuidado:

excesso pode causar ou agravar o problema com pedras nos rins. O excesso de minerais, também da água mineral, acumula em nosso organismo que pode causar o surgimento de pedras nos rins ou outros. Na dúvida converse com seu médico de confiança antes de usar o cloreto de magnésio. O uso do cloreto de magnésio fica a critério da cada um. Este site procura falar sobre os produtos e não indicá-los, é o papel do médico cuidar desta parte. Pesquisa: Jacques Serafini - esta pauta, esta em análise para verificar se é verídico o surgimento de pedras nos rins. O cloreto de magnésio põe em ordem todo o corpo e é indicado para homens e mulheres. No caso das mulheres ele ajuda a prevenir osteoporose.

Recomendações:

Quem sofre de bico de papagaio, obesidade, nervo ciático, coluna, arteriosclerose, rins, calcificação, surdez por calcificação, deve iniciar o tratamento com uma dose pela manhã, uma dose à tarde, uma dose à noite. Quando curado, deve-se tomar o cloreto de magnésio como preventivo, isto é, conforme a idade.

Artrose:

o ácido úrico se deposita nas articulações do corpo, em particular nos dedos, que até incham. Isso resulta de uma falha no funcionamento dos rins, justamente por falta do cloreto de magnésio. Tenha cautela: se um rim talvez já esteja se deteriorando, tome apenas uma dose pela manhã. Se em 20 dias não sentir melhoras e não cessar a anormalidade, tome uma dose pela manhã e uma dose à noite. Depois de curado, continue com as doses normais, como preventivo.

Próstata:

aqui vou citar um exemplo. Um homem muito idoso já não conseguia urinar. Algum tempo antes da operação, lhe deram cloreto de magnésio como preparação, e ele começou a melhorar. Depois de uma semana sentia-se bem, e a operação foi cancelada. Há casos em que a próstata regride, às vezes, ao normal, tomando-se 2 doses pela manhã, duas doses à tarde, duas doses à noite. Ao melhorar, tome a dose preventiva. Outros problemas: como reumatismo, rigidez muscular, impotência sexual, câimbras, tremores, frigidez, artérias duras, falta de atividade cerebral, sistema nervoso: uma dose pela manhã, uma dose à tarde, uma dose à noite. Sentindo-se melhor, passar para a dose preventiva.

Preparo:

como preparar e usar a solução de cloreto de magnésio: dissolver 33 gramas de cloreto de magnésio (essa dosagem já está à venda, em farmácias) em 1 litro de água filtrada (melhor fervida). Depois de bem misturado, colocar em vasilhames de vidro (não de plástico) e guardar na geladeira. A dose é um cálice de licor segundo a idade: dos 20 anos aos 55 anos 1/2 dose, ou seja, meio cálice; dos 55 anos, aos 70 anos, uma dose (um cálice), dos 70 anos aos 100, uma dose pela manhã e 1 dose à noite.

Onde encontrar: em farmácias de produtos naturais ou mesmo nas alopáticas. *J. Shorr é padre, Professor de Física, Química e Biologia do Colégio Catarinense / Sta. Catarina.