janeiro 19, 2007

Frutas - Da Jabuticaba ao Limão - Jan/20/2007

DICAS

JABUTICABA

Medicinal: o chá da casca é usado no tratamento da diarréia e disenteria. O cozimento, para uso externo no caso de erisipela. O bagaço dos frutos é adstringente, sendo usado em cozimento para o combate de diarréias e em gargarejos para os casos de amidalite crônica. A entrecasca do tronco (a película transparente que fica entre a casca e a polpa) é considerada como um bom remédio contra a asma.

Utilidades: doces, geléias, licores, vinagres, vinhos, aguardente, suco, xarope.

Propriedades: sais minerais, cálcio, magnésio, enxofre, sódio, potássio, cobre, manganês, zinco, boro, alumínio, vitamina C. Possui niacina - de importância para o sistema nervoso.

Composição: glucosa, frutosa, sucrose, ácido cítrico, ácido oxálico, pigmentos antociánicos como a peonidina e peonidina-3-glucosida. Dos carboidratos estruturais os mais abundantes são celulose e hemicelulosa presentes em toda a fruta. Pectina presente em menor porcentagem e vai diminuindo na medida que a fruta amadurece. Aumento dos açúcares não estruturais (sacarose, glucose e frutose) se dá com o amadurecimento do fruto. A presença de açúcares na pele é praticamente desprezível. Presença de amido mais abundante nas sementes que na polpa.

Indicado: para prevenir gripes, melhorar o sistema imunológico e para a manutenção de uma boa saúde.

Amidalite crônica: ferver 30g de bagaço da fruta em meio litro de água, coar e fazer gargarejos várias vezes ao dia.

Asma: fazer um chá com 8g da entrecasca (a película transparente que fica entre a casca e a polpa da fruta) em meio litro de água e tomar um copo pela manhã.


LARANJA (Narrangui, Citrus sinensis)

O suco é um remédio para muitas enfermidades, pois contém princípios açucarados, estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção da bílis e facilita a digestão. Vitaminas: A, B1, B2 e C.

Medicinal: A laranja consumida na alimentação cura febres, asma, gripes, resfriados, pneumonia, histerismo, nervos, dor de cabeça, escorbuto, ácido úrico, cólera, stress, depurativo do sangue e muitas outras doenças.

É um alimento indispensável de nossas refeições. Usa-se a fruta toda.

O chá da casca secada na sombra contém vitamina C. O suco recompõem o corpo todo e elimina muitas doenças. O bagaço é cítrico e regula os intestinos e regenera os outros órgãos do corpo. Inclua a fruta na alimentação diária.

Originária da china. Os cruzados levaram a fruta para a França. Seu nome é derivado do árabe nâranja e do persa nâranj.

Variedades: laranja-lima, laranja-pêra e laranja-da-baía.

Folhas e flores: atuam como antiespasmódico.

A fruta não tem contra-indicação.

Vitaminas: A, B e principalmente a vitamina C. Medicinal: combater o escorbuto.

A fruta é indicada para o tratamento de artritismo, de ácido úrico, gota, obesidade, pressão alta, fraqueza orgânica e febre, além de ser cicatrizante.

Indicações: dissolve cálculos renais, abre o apetite, é digestiva, cura úlceras e serve contra a prisão de ventre - tomar o chá da casca e o suco da fruta.

O suco: remédio contra a papeira e a gengivite. Pode ser consumida pelos diabéticos sem restrições (pouca concentração de açúcar - 5%). Com a casca cristalizada, a laranja se torna um excelente excitante de apetite.

A "água-de-flor-da-laranjeira" é bastante conhecida por suas virtudes espasmódicas.

Óleo da laranja - essência

Parte usada: casca da laranja.

Propriedades: anticoagulante, antidepresiva, antiespasmódica, carminativa, desintoxicante, digestiva, diurética e sedativa.

Indicações: acidez estomacal, ansiedade, cólicas no aparelho digestivo, flatulência, histeria, má-digestão, nervosismo e taquicardia.

Cuidados: ao usar a essência de laranja na pele, evite se expor ao sol, pode irritar a pele - evite consumir laranjas muito maduras. Elas devem estar no ponto certo de maturação. - a vitamina C começa a desaparecer quando a polpa entra em contato com o ar. Portanto, só descasque a laranja na hora em que for consumí-la. Da mesma maneira, não guarde o suco de laranja, mesmo que seja na geladeira.

Se a fruta fizer parte da merenda das crianças, retire a casca, mas deixe a parte branca (que funciona como uma proteção). - para cortar a laranja, use somente faca de aço inoxidável. Outros metais oxidam a vitamina C. - o suco da laranja deve ser servido fresco e gelado. Aquecido, ele perde a vitamina C.

Por isso, as receitas à base de laranja não podem ser consideradas fontes dessa vitamina. - quanto mais ácida for a laranja, maior é o seu conteúdo de vitamina C.


No Brasil, as variedades mais cultivadas e conhecidas de laranjas são:

- laranja-da-baía - também conhecida como laranja-de-umbigo porque tem uma saliência na parte de baixo. Tem sabor adocicado, polpa muito suculenta e casca amarelo-gema. Dá bastante suco, podendo ser consumida ao natural, em refrescos ou como ingrediente de pratos especiais. Por ser pouco ácida, seu suco pode ser misturado ao de outras variedades (como - laranja-pêra e laranja-barão) com bons resultados. É o tipo de laranja que contém a maior quantidade de vitamina C. -

laranja-da-terra - conhecida em algumas regiões como laranja-cavala e em outras como laranja-azeda ou laranja-bigarada, tem cor amarelo-forte com tons avermelhados, forma achatada e não é muito grande. De sabor ácido e polpa suculenta, pode ser consumida em forma de suco, masa melhor maneira de prepará-la é a compota, tipo de doce em que a casca também pode ser usada.

- laranja-lima - é a variedade menos ácida, sendo, por isso, muito recomendada para bebês. Tem casca fina de cor amarelo-clara, sabor suave e doce e polpa muito suculenta. É ótima para ser comida em gomos, mas não se presta a outros preparos culinários.

- laranja-seleta - quase do tamanho da laranja-da-baía, é bem suculenta, tem sabor adocicado, pouco ácido, e casca amarelo-clara. Excelente para ser consumida ao natural ou em sucos, não se presta para preparações culinárias.

- laranja-pêra - menor que as outras variedades, tem casca fina e lisa, cor amarelo-avermelhada e polpa suculenta. Tem sabor adocicado, e é especial para o preparo de sucos e geléias.

- laranja-barão - embora com formato parecido ao da laranja-pêra, é menor e tem cor mais clara. Sua casca é fina e lisa e a polpa muito suculenta, sendo recomendada para o preparo de sucos e pratos especiais.

Na hora da compra, dê preferência às laranjas mais pesadas, pois são as que têm maior quantidade de suco. Verifique se a cor está de acordo com a variedade, porque mudanças na coloração indicam má qualidade da fruta. Alguns tipos de laranja têm a casca lisa, e outras, porosa. Nas primeiras, quanto mais fina for a casca, mais suculenta é a fruta. Nas variedades de casca amarelo-forte, manchas marrons são indício de que a fruta está bem doce e suculenta. A laranja-seleta deve ter um pedacinho do galho, sinal de que foi colhida corretamente. Em geral, a fruta boa para o consumo deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos. Também é possível comprar suco de laranja enlatado, concentrado ou congelado. A geléia ou a casca cristalizada ou em compota são outras formas de industrialização da laranja. As essências e a água de flor de laranjeira são encontradas em farmácias especializadas.

A laranja deve ser conservada em lugar fresco e arejado, de preferência fora da geladeira. O suco enlatado ou congelado precisa ser mantido no congelador. O suco pronto pode ser conservado na geladeira, mas ele perde toda a vitamina C.

DICAS CULINÁRIAS - para tirar o amargor do doce de laranja-da-terra, junte 1 colher (sopa) de sal à calda na hora em que começar a ferver. - as carnes gordas de ave ou de porco ficam deliciosas quando combinadas com o sabor ácido da laranja. Pernil, presunto e pato podem ser assados em suco de laranja, para que fiquem mais macios e saborosos. - os coquetéis de champanha poder ser servidos com casca de laranja. Os de vermute ou uísque podem ser preparados com suco de laranja. - a casca de laranja seca ao sol ou no forno serve para aromatizer suflês e omeletes. - a casca de laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz-doce, cremes e crepres. - para que a membrana branca da laranja saia com mais facilidade, deixe a fruta de molho em água fervente por 5 minutos ou leve-a ao forno moderado pelo mesmo tempo. - para adoçar a laranja azeda, descasque, corte em gomos e polvilhe cada um comuma pitada de sal. Esfregue em seguida. - para que o doce de laranja-da-terra fique mais gostoso, rale a fruta em lugar de descascar. - para a sobremesa, sirva gomos de laranja polvilhado com coco ralado.

CURIOSIDADES - a infusão de folha de laranjeira é ótima para casos de enxaqueca e ajuda a baixar a febre. - a casca de laranja moída é um excelente remédio para eliminar os gases intstinais e combater a prisão de ventre. - para resolver o problema de insônia, pingue algumas gotas de água de flor de laranjeira no travesseiro. - a infusão de flor de laranjeira é um excelente calmante.

Junte um punhado de flores a 1 litro de água fervente. Deixe descansar durante algumas horas, coe e beba. - as primeiras laranjeiras brasileiras foram plantadas no litoral do Estado de São Paulo. - a palavra laranja vem do persa narang, através do árabe naranya. - foram os portugueses que introduziram a laranja doce na Europa. - Colombo, na sua segunda viagem, introduziu os cítricos na América. - durante as travessias de Colombo foram descobertas as propriedades antiescorbúticas dos cítricos.


LIMA

Árvore da família das Rutáceas, a limeira é originária da Ásia. O suco de lima é apropriado nos casos de hipercloridria, úlceras gástricas, acidez gástrica e afecções renais. Ajuda a combater o escorbuto, em virtude de seu elevado teor de vitamina C.

Chupar lima pela manhã é aconselhável no caso de dermatoses decorrentes da impurezas sanguíneas. Segundo pesquisas do Dr. Teófilo Ochoa, "a lima é excelente contra as infecções, a neurite, o raquitismo, a pelagra." Em caso de flatulências, aconselha-se a casca da lima, em infusão, após as refeições.

Para combater enxaqueca utilizar a folha da limeira, aplicando como cataplasma, junto às têmporas. Composição química: hidratos de carbono, calorias, proteínas, sais. Vitaminas: B2, B5 e vitamina C. É o rei dos temperos e o campeão dos remédios.

Composição: calorias, água, carboidratos, lipidios, cinzas, vitaminas A, B1, B2 e vitamina C, além de potássio, cálcio, fósforo e ferro. Cura mais de 150 doenças.

Medicinal: purifica o sangue, ajuda no metabolismo em todos os órgãos do corpo. Cura doenças respiratórias, do baço, tosse, bronquites, gases, infecções hepáticas, hidropsia, é tônico, sudorífero e anti-escorbútico.

Uso: De preferência utilize o suco ou a casca seca. Fazer um copo de chá durante 4 dias por uma semana. Intercale dois dias e repita a dose, por várias vezes.

Fonte: Agenda da Pastoral da Saúde. Porto Alegre/RS. Seu ácido é natural, chamado Ácido Ascórbico ou vitamina C; tem o poder de eliminar a acidez estomacal, as azias, o ácido úrico e tem um grande poder alcalinizante. Nosso sangue precisa ser alcalino, pois é justamente no sangue que se situam a maior parte das doenças. O limão é um poderoso depurativo (purificador do sangue). Sobre a crença popular de que o limão corta o sangue: o limão faz o contrário; afina e fortifica o sangue, limpando-o. Por isso é tão recomendado para quem sofre de varizes e pressão alta.


LIMÃO

O limão é um poderoso bactericida, uma espécie de antibiótico natural. Pode acontecer que inicialmente o limão prenda um pouco o intestino; resolve-se isso tomando uma colher de mel puro de abelha num copo de água ao deitar ou em jejum e também comer verduras cruas. O limão esquenta o nosso organismo, pois tem cerca de 44 calorias em 100 gramas de suco, sendo por isso muito indicado juntamente com o alho e o mel para combater gripes, pois elas são desequilíbrios de temperatura.

O limão também é um poderoso cicatrizante. A essência da casca do limão (o óleo da casca) Parte usada: casca.

Propriedades: anti-reumática, anti-séptica, bactericida, depurativa, diurética, estimulante, estomáquica e tônica. Indicação: acidez, anemia, calos, células mortas, desintoxicante, diabetes, doenças infecciosas, dores em geral, flatulência, gripes, hipertensão, nevralgias, oleosidade da pele, retenção hídrica (líquido), reumatismo, tosse e verrugas.

Cuidado: ao usar a essência (ou qualquer parte - o suco) de limão na pele, não se exponha ao sol ou poderá sofrer queimaduras sérias (mesmo pequenos respingos do suco podem manchar a pele - comprovei pessoalmente). Variedades: limão siciliano, limão-de-casca-fina, limão-galego, limão-cravo, limão-tahiti, limão-rosa, limão-bravo, etc. Todos são bons para a cura de enfermidades.

Composição: polpa pouco ácida. O suco contém ácido cítrico, ácido málico, citratos de potássio e de cálcio, cerca de 8% de glucídios, matérias pécticas, mucilagem, sais minerais, oligoelementos e vitamina C. (Citrus bergamia Riss. et Poit.) Bergamota, mexerica ou vergamota. Para tirar calos/verrugas/manchas brancas eu utilizei a casca da bergamota - espreme-se a casca e esfrega-se no calo o óleo, por uma semana antes de dormir, aos poucos cria-se uma casquinha que ao sair leva parte ou todo o calo. No princípio minha intenção era tirar uma mancha branca saliente, a saliência e a mancha saíram após uma semana (mais ou menos não recordo exatamente). Note que a mancha não era doença de pele, "cuidado". Pelo visto a casca do limão tem a mesma aplicação. Por Jacques A. Serafini .