janeiro 23, 2007

Frutas - Do Mamão ao Morango _ Jan/24/2007

DICAS

MAMÃO

Família: Caricáceas.

Composição: água, resina, albumina, açúcar incristalizável, papaína, óleo, ácido málico, oxálico e extrato. Possui proteínas, calorias, gorduras, hidratos de carbono, fósforo, cálcio, ferro e as vitaminas A, B1, B2, B5, C.

As sementes são anti-helmínticas.

Indicações: o mamão maduro é laxante, diurético, emoliente e o mais poderoso digestivo que existe. Comido em jejum, pela manhã, é eficaz contra o diabetes, a icterícia e a asma. As sementes são um excelente vermífugo, mas também são eficazes contra a tuberculose e o câncer . As folhas são próprias para um chá digestivo. As raízes, em decocção, constituem um tônico para os nervos, sendo também um remédio para as hemorragias renais. O mamão promove a manutenção do equilíbrio ácido-alcalino do organismo, superior ao melão.



MANGA

Mangueira (Mangifera indica)

Família: anacardiáceas

Composição: água, carboidratos, proteínas, gorduras e sais. Vitamina A, B1, B2, B5 e C, e terebintina.

Propriedades medicinais: As cascas da árvore é usada contra hemorragias uterinas, leucorréias e sarna. A resina que se retira do tronco é usada como depurativa e também contra disenteria e a sífilis, e o suco dos galhos como antidiarréico. Contra a asma usar as folhas novas. As sementes assadas e piladas (socadas no pilão) indica-se contra vermes e a menorragia. A polpa da fruta é usada para fazer medicamentos peitorais, e as cascas da fruta, decocção (cozinhar) para tratar das cólicas em geral. O chá da folha (cozinhar) combate bronquites e enfermidades da boca e o chá do caroço (cozinhar) pode-se usar contra lombrigas e parasitas.
Na homeopatia tem-se indicado remédios da mangueira para casos de hemorragias uterinas, problemas renais, gástricos, pulmonares e intestinais, inflamações catarrais, varizes, leucorréia e blenorragia.

MARACUJÁ

Família das Passifloráceas. Há várias espécies no Brasil.

Espécies: maracujá-cobra, maracujá-da-serra, maracujá-marmelo, maracujá-melão, maracujá-peroba, maracujá-guaçu, maracujá-pedra, maracujá-mirim, maracujá-de-capoeira, etc.

O fruto contém sais e vitaminas. Em geral são soníferos.

Famoso por ser calmante. Rico em vitamina C.

Cada espécie tem sua aplicação na medicina doméstica, mas todos de um modo geral são soníferos.

As folhas do maracujá-da-bahia e do maracujá-cheiroso, em banhos quentes, são indicados contra a gota; e as sementes, também as do maracujá-pintado, são vermífugas.

A raiz do maracujá-branco, e as folhas do maracujá-com-folhas-de-louro, possuem propriedades emenagogas.

O maracujá-fedorento, aplicado em banhos e cataplasmas, para erisipela e inflamações.

É rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro e fósforo. Além disso, também contém uma substância, chamada passiflorina ou paracujina, que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial pois não causa dependência.

MELANCIA

Família: Curcubitáceas.

Possui grande poder refrescante. Não combina misturar melancia com outros alimentos sólidos ou líquidos.

Composição: fósforo, cálcio, ferro, calorias, proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitamina A, B1, B2, B5 e vitamina C.

A melancia é muito diurética (que facilita a secreção da urina. Medicamento diurético - citação: Dicionário Aurélio), e levemente laxante (purgante - que causa evacuação intestinal; purgativo).

Indicações: em casos de ascites e nas obstruções renais (Renal - relativo aos rins), segundo o Dr. Domingos D'Ambrósio. A água da melancia causa grandes descargas de ácido úrico (Dr. W. F. Friedmann). Indicado também nos casos de artrite, reumatismo, acidez estomacal, dispepsia, enfermidades dos rins e da bexiga, etc.

Uma das frutas mais refrescantes da natureza, a melancia deve ser consumida bem fresca e madura; do contrário pode causar cólicas e disenterias. Não abusar nem combiná-la com outros alimentos, principalmente as crianças.

Indicações: levemente laxante e diurética. Indicada nos reumatismos e nas obstruções renais. A melancia lava o estômago e o intestino e traz muitos bons resultados nas enfermidades das vias urinárias. Vermífuga, antifebril, enérgica. Nos casos de ascite e obstrução renal é aconselhado o consumo de melancia. Recomendada também para artrite, acidez gástrica, dispepsia, afecções dos rins e da bexiga. As sementes pisadas são usadas pela medicina popular para combater moléstias do aparelho urinário.

Uso: como diurética, vermífuga e antifebril comer uma fatia diária de melancia.

Externamente: a polpa e a casca trituradas, através de cataplasma ou em sucos em pinceladas, é excelente no tratamento de erisipela. Contra as febres, o suco de melancia é bastante eficaz, pode-se colocar também pedaços da fruta no abdômen. As sementes, trituradas, acalmam as dores produzidas por ferimentos, além de reduzirem a hipertensão arterial.

MORANGO

Em primeiro lugar diga não ao agrotóxico.

Família: Rosáseas.

Composição: nas folhas há substâncias tânicas e óleo essencial com citral. Os frutos contém ácidos de frutas e sementes não digeríveis, pigmentos e substâncias aromáticas, levemente possuí ácidos gordurosos, enzimas, fermentos, secretinas e vitaminas.

Indicações: as folhas se empregam da mesma forma que da amoreira e da framboesa, nas inflamações e catarros das vias respiratórias superiores e das digestivas. O morango tem efeito estimulante do apetite, facilita a digestão, excelente alimento para o fígado pelo seu elevado teor de açúcares naturais. As matérias aromáticas atuam nos nervos do olfato e do gosto aumentando o apetite. Um quilo de morango pode conter até um miligrama de ácido salicílico; tal ácido é um remédio para o reumatismo articular e para a gota.

Contra a prisão de ventre, hemorróidas, estase da circulação, reumatismo articular e gota, doenças dos rins, perturbações circulatórias e, com vigilância médica, até no diabetes e nas doenças hepáticas pode-se fazer a cura de morangos (vários dias repetidos, nos quais se comerá até um quilo e meio de morangos), que é eficaz. Também aumenta o metabolismo em geral por ser rico em minerais básicos.

Cosmética: produtos de beleza, atuação contra as sardas (suco de limão com morangos - cuidado com o limão no sol), friccionando a pele com o suco de morangos melhora-se a sua função.

Contra-indicação: há pessoas sensíveis ao morango, o que causa-lhes irritação e ardor na pele (urticária). Isso porque o intestino está lesionado e permeável a um tipo de albumina (protease), que quando se introduz no sangue, provoca tais reações (sendo que a origem pode ser hereditária). Para estas pessoas metabolicamente doentes aconselha-se o tratamento médico.

Indicação: facilita a digestão, combate a gota, reumatismo articular, hemorróidas, perturbações circulatórias, afecções renais, estimulam as funções hepáticas e abrem o apetite. Com o controle de um médico pode ser usado no tratamento de diabetes.
Através das folhas e rizomas do morangueiro podem-se combater as inflamações da boca e garganta, catarro intestinal, irritação cutânea, chagas, feridas, ulcerações e diarréias crônicas.

Contra inflamações da boca e garganta - ferver 5 gramas de rizoma de morangueiro em um litro de água, após filtrar. Usar o líquido morno em bochechos e gargarejos várias vezes ao dia.

Acelerar a cicatrização de chagas e feridas - esmagar umas folhas frescas do morangueiro e estenda sobre uma gaze. Aplique a compressa sobre a região atingida.

Como diurético - colocar um grama de rizoma do morangueiro em uma xícara de água fervente. Filtrar e pode-se adoçar a gosto (mel, mascavo ou melado). Beber em seguida. Repita a dose duas vezes por dia.
Contra catarro intestinal - ferva em uma xícara de água, duas gramas de rizoma do morangueiro por dez minutos. Filtre o líquido e adoce a gosto. Beber em seguida.

Para aliviar a irritação da pele causados pelo frio, vento ou sol - lave e esmague algumas folhas frescas do morangueiro. Aplique em forma de compressa sobre a região da pele que apresenta os avermelhamentos.

Como diurético, antifebril, anti-reumático e regulador da pressão arterial - Comer seis frutas maduras por dia.
Contra-indicação: em doses altas pode tornar-se desaconselhável para os que sofrem de urticária ou outras moléstias eruptivas de pele (trate com um médico antes de usar o morango).

Símbolo de sensualidade.

Seus frutos, folhas e raízes tem grande poder de cura.

Indicações: a raiz, em cozimento, é diurética e adstringente. As folhas, em cozimento, combatem a diarréia crônica. Os frutos combatem cálculos, tem propriedades anti-úricas e são aconselháveis para diversos males dos rins, contra catarros pulmonares, afecções hepáticas, para os cálculos biliários, artritismo e a icterícia, além de ter o poder de expulsar vários tipos de vermes (incluindo a solitária). O fruto é poderoso contra a doença de gota (dose diária: 300 a 500 gramas de morango). O suco de morangos, tomados pela manhã (uma colher de sopa), é excelente no tratamento de pedras na bexiga, alivia as dores e previne a formação de novos cálculos. É também indicado no reumatismo articular e em casos de dispepsia.

Nota: Dê preferência aos morangos que são cultivados por produtores que não utilizam nenhum tipo de agrotóxico; cientes do mal causado quando usa-se agrotóxico no controle de pragas e ervas daninhas. Ou que você mesmo planta.

O morango é uma fruta que absorve em altas doses o agrotóxico aplicado sobre a planta. Extremamente maléfico ao organismo o agrotóxico (veneno) provoca ao longo da vida, câncer ou outras patologias podendo até serem incuráveis. Enquanto alguns ficarem na comodidade do agrotóxico, as pessoas pagarão o preço pela saúde. Não dê morangos com agrotóxico para seu filho; pois ele está em desenvolvimento e isso certamente trará conseqüências danosas ao organismo. Se tiver agrotóxico então não siga nenhuma das receitas acima, nem use morangos ("isso não é uma campanha contra o morango ou produtores de morango; apenas contra o agrotóxico. Ou devemos comer veneno e ficar calados?!").