janeiro 28, 2007

Frutas - Pessego e Uva - Jan/28/2007




DICAS

PÊSSEGO

O caroço contém ácido cianídrico; este ácido é usado pela medicina homeopática para aplicar nas falhas do coração e nos colapsos graves e nas falhas dos capilares sanguíneos ou dos nervos vasomotores. Aconselha-se o uso de amêndoas de pêssego duas vezes ao dia.

Indicação: o consumo de pêssegos é necessário para os doentes do coração, e também um remédio contra a gota; drenam os canais hepáticos e biliares, são de grande valor na prisão de ventre crônica e exercem uma ação favorável nas inflamações agudas dos rins. Os frutos frescos tem grande ação reguladora do apetite, e indicados em todas as doenças que decorrem com febre.

O caroço do pêssego é empregado como remédio curativo nas estases pulmonares, especialmente na denominada "tosse cardíaca".

Composição do caroço: de 44 a 47% de óleo não secante. Também usado para fabricar sabão e perfumes.

UVA

Videira é o nome da planta.

Composição: água 72,92%, albumina 0,38%, glicose 23,51%, outros hidratos de carbono 2,23%, cremor de tártaro 0,52%, ácido tartárico 0,29%, outros ácidos 0,29% e minerais 0,50%. 100 gramas de uva contêm 79 calorias.

Medicinal: o suco para a depuração do sangue para a renovação de plasma; comer a uva com casca e sementes para regular o funcionamento do intestino. Não causa apendicite. As uvas devem ser muito bem lavadas. Na defesa contra o esgotamento orgânico (esportistas), na anemia e em todas as fases de uma convalescença. O suco é um meio contra a obesidade - com auxilio de médico. Para doentes de estômago, fígado, intestino e circulação.

Indicação: peitoral, refrescante, suavizante, depurativa, diurética, aperitiva, calmante, antiescorbútica, tônica e reconstituinte.

Purificador do sangue, enriquecendo-o de glóbulos vermelhos. Regulariza a circulação nas doenças do coração e a respiração nas moléstias pulmonares, refresca os intestinos, melhora as diarréias e as disenterias, tonifica o organismo. Combater a dispepsia, a atonia intestinal, as fermentações intestinais, a nefrite, a bronquite crônica, moléstias do fígado, a síndrome pletórica, tuberculose.

Também seu consumo é indicado para evitar enfermidades. Tem ação laxante e efeito desintoxicante. Drena as vias biliares. Para o sangue é a cura de uvas uma excelente indicação.

A cura de uvas -
Receita 1: oscila entre oito, quinze, vinte ou trinta dias. Tomam-se, usualmente, 3 quilos por dia. Come-se a uva sem as sementes e a casca. Passados os primeiros dias, pode-se, conforme o caso, tomar maior quantidade. Pode-se utilizar outras frutas para acompanhar. Não se deve engolir nas pressas a uva, e sim degustá-la muito bem. Cada pessoa deve consultar um médico para saber as suas necessidades para a melhor cura da uva - idade, capacidade digestiva, constituição,.... Para prisão de ventre utilizar a casca também. Para os rins melhor o suco. Para o fígado recuse a uva moscatel. Para todos os demais escolha a uva que melhor agradar.

Composição química: tiamina 0,05mg, riboflavina 0,04mg, niacina 0,5mg, vitamina C 4mg, calorias 62cals, água 82,7grs, proteínas 0,6 grs, gordura 0,4grs, carboidratos 15,8grs, fibra 2,0 grs, cinzas 0,5grs, cálcio 21mg, fósforo 19mg, ferro 0,8 mg.

Os frutos contém diversos ácidos orgânicos entre eles o ácido málico, tartárico, racêmico e ácido oxálico nos frutos verdes.

Sementes contém óleo constituído pelos ácidos oléico e linoléico.

As folhas contém tanino, quercitina, amido, inositol, açúcares. Tartarato ácido de cálcio, ácidotartárico livre, ácido protocatequínico, ácidosuccínico, caroteno, etc.

A seiva da primavera contém glicose, levulose e sacarose, tartarato ácido de potássio, ácido tartárico livre, ácido oxálico, malato potássico, ácido succínico, ácido málico, etc.

Propriedades terapêuticas: adstringente, antiinflamatório, laxante (casca do bago), peitoral, depurativa, diurética, tônica, aperitiva, reconstituinte.

Toxidade: só existe uma variedade híbrida (NOAH) dos Estados Unidos e Iugoslávia que apresentam um isómero ótico do ácido tartárico, na folha, que é tóxico para o gado.

Há mais de 30 espécies de videiras, entre as quais destacam-se as européias, as americanas (rústica e mais resistente a doenças) e híbridas.

A cura pelas uvas: dispepsia, prisão de ventre habitual, hemorróidas, afecções crônicas do fígado, cólica biliar, cálculos hepáticos, hipertrofia do baço, certas diarréias crônicas, disenterias, catarro da bexiga, blenorragia, gota, escorbuto, bronquite crônica e tísica.