julho 17, 2009

Comprando e guardando verduras para salada

As hortaliças de folha, também chamadas verduras, podem ser compradas em supermercados, quitandas e feiras livres. Prefira sempre, comprar de um único fornecedor e fazer-se conhecido dele, pois obterá descontos especiais e será melhor servido. Compre apenas a quantidade que vai usar, pois a maioria delas não resiste muito tempo na geladeira, no máximo, uma semana, se bem embaladas.

Escolha verduras com folhas viçosas, de cor brilhante, sem manchas ou marcas de insetos. No caso de agrião e rúcula, verifique se não há folhas de mato embaladas junto.

Para conservar em perfeito estado por 4 ou 5 dias, ao chegar em casa, com a compras, retire as folhas machucadas, murchas ou muito sujas e coloque na parte de baixo da geladeira, embaladas em sacos plásticos.

Se houver terra nos pés ou maços, prefira não adquiri-las, ou, na impossibilidade de encontrar outras, deixe-as mergulhadas na água com vinagre, para tirar a terra, mesmo antes de lavar.

Lave-as, folha por folha, em água corrente, antes de consumir. Depois, deixe as folhas num recipiente com água e suco de limão ou vinagre (uma colher de sopa para cada litro de água) durante 15 ou 20 minutos. Antes de temperar, coloque sobre um papel absorvente, pano limpo ou escorredor de macarrão para secar.