fevereiro 01, 2007

Gordura Trans - Fev/01/2007

DICAS

Gorduras Trans – A Grande Vilã?


1) Realmente a gordura trans é prejudicial ao organismo? Devemos baní-la da alimentação?

Quando consumimos alimentos com gorduras trans, ao ser absorvida no fígado, essa gordura substitui o LDL, que é o colesterol ruim. Desta forma, a molécula de LDL fica livre para poder circular nos vasos sanguíneos, depositando-se e causando as temidas doenças cardiovasculares. Além disso, alguns estudos apontam que a gordura trans deixa o organismo mais vulnerável a inflamações, favorecendo que substancias tóxicas e patogênicas invadam o organismo de forma nociva.
A gordura trans é sim uma gordura prejudicial à saúde, mas como qualquer outro alimento depende da quantidade ingerida e se o consumidor tem algum problema de saúde. Uma pessoa saudável, que apresente bons níveis de HDL (bom colesterol) pode até consumir margarina, bolacha recheada ou tomar um sorvete eventualmente e sempre em pequenas quantidades.

2) Como é a ação da gordura trans e do colesterol no organismo?

O colesterol é um álcool orgânico (não uma gordura) e serve como matéria prima para a produção de hormônios sexuais além de ser um dos componentes das membranas celulares. O colesterol participa ainda da produção da bile (fundamental para a digestão), da vitamina D (essencial para os ossos) e no funcionamento das células nervosas. A maior produção de colesterol é feita no fígado, onde 70% do colesterol que utilizamos é fabricado. Já os outros 30% vem da dieta, em alimentos como carnes, frutos do mar, ovos, leite e derivados. Assim como as outras gorduras, a sua função também é de gerar energia para as células, já que 1 grama fornece 9 Calorias. O grande problema é que em excesso, aumentam os níveis de LDL (o mau colesterol) que é um dos responsáveis pela formação de placas de ateroma nas artérias.
A gordura trans é uma gordura que passou por um processo de hidrogenação para torná-la sólida à temperatura ambiente, melhorando o sabor e a vida útil dos alimentos. Uma gordura também pode se tornar trans se for exposta a muita luz ou calor. Assim como o colesterol, esse tipo de gordura aumenta os níveis de LDL, favorecendo a formação de placas nas artérias e, o grande agravante, é que também diminui os níveis de HDL (bom colesterol), que é a gordura responsável por tirar o excesso de colesterol da circulação sanguínea, evitando os depósitos dessa gordura nas artérias, diminuindo o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

3) Existe algum exame de sangue específico para determinar a quantidade de gordura trans circulante no organismo assim como o colesterol?

Não temos ainda um exame específico, mas quando dosamos o LDL colesterol e este se mostra aumentado, existe uma grande possibilidade de ser por excesso do consumo não só de gorduras saturadas, mas também de gorduras trans.

4) Temos excesso de gordura trans nos alimentos industrializados apenas para que eles sejam mais “apetitosos”?

Todos os alimentos que possuem gordura vegetal hidrogenada na sua composição possuem gorduras trans, e realmente os tornam mais apetitosos.
Acredito que como a população esta mais informada e os fabricantes estão divulgando nos rótulos dos alimentos informações nutricionais sobre a gordura trans, temos como escolher os alimentos que a possuem em menor quantidade. Além disso, muitos dos produtos estão passando por outros processos de fabricação e utilização de outras gorduras para continuarem apetitosos e sem os prejuízos à saúde que essa gordura traz, mas ainda é preciso ter cautela em atestar que determinado alimento deixou de conter gordura trans.

5) A gordura trans não traz benefícios para a saúde? Poderia mesmo ser eliminada da face da terra sem nenhum prejuízo nutricional?

A gordura trans não é um nutriente necessário a nenhuma célula do nosso organismo, portanto não faria falta se deixássemos de consumi-la, pelo contrário, quanto mais conseguirmos evitá-la, melhor para a nossa saúde.

6) Entre os óleos vegetais, quais são os mais saudáveis?

Nos óleos vegetais encontramos as gorduras insaturadas, que são divididas em monoinsaturadas e as poliinsaturadas. Essas gorduras contribuem para a redução do LDL colesterol, redução dos níveis de triglicerídeos e podem diminuir a agregação de plaquetas (reduzindo a formação de coágulos nas artérias).
Os melhores óleos são: canola e girassol. O azeite de oliva também é uma gordura do bem e se for extra-virgem melhor ainda, pois preserva melhor os componentes antioxidantes.
Essas gorduras também devem ser consumidas com moderação, pois contém grande quantidade de calorias, o que pode favorecer a obesidade. Se forem levadas a altas temperaturas, como no caso das frituras, perdem todos os benefícios e tornam-se maléficas como a gordura saturada e a gordura trans.

7) Nos últimos tempos, a manteiga – antiga vilã – vem sendo parcialmente reabilitada pelos especialistas, em detrimento das margarinas, sobretudo as mais sólidas. Você recomenda o uso da manteiga versus margarina?

Para um indivíduo que tenha boa saúde e um bom nível de HDL a recomendação é que ele prefira a manteiga sim, mas que consuma em pequenas quantidades. Apesar da manteiga aumentar os níveis de LDL se consumida em excesso, pois contém gordura saturada, não diminui os níveis de HDL, o que acontece no caso das margarinas.
Vale também ressaltar que essa indicação é individualizada e que existem outras opções mais saudáveis para substituir essas gorduras como queijos, requeijão light, cream cheese light, entre outros, que apesar de possuírem gorduras na sua composição, agregam outros nutrientes como carboidratos, proteínas, cálcio entre outros, que são importantes para o bom funcionamento do organismo.

8) Se o cidadão quiser banir a gordura trans de sua vida, que tipo de alimentos deve evitar?

Todos os alimentos que possuem gordura vegetal hidrogenada: sorvetes, bolachas com ou sem recheio, bolos industrializados, pães industrializados, panetone, alguns chocolates, pratos congelados, pipoca de microondas, entre outros e as frituras, em especial as feitas com óleo reutilizado.

9) Batatinha frita e companhia de restaurantes fast food é mesmo a maior “bomba-relógio” em matéria de gordura trans?

Esses alimentos das redes de fast food contêm uma grande quantidade de gorduras trans, pois o óleo utilizado para fritura desses alimentos geralmente é gordura vegetal hidrogenada ou outros óleos vegetais que são reutilizados e que ficam expostos a altas temperaturas durante longos períodos. Mas esses alimentos não ficam tão atrás dos industrializados que consumimos nas nossas casas, aqueles que são comprados nos mercados, portanto a dica é verificar os rótulos dos alimentos e evitar o seu consumo freqüente.


10) Qual seria a dieta ideal para o sistema cardiológico e vascular, do ponto de vista das gorduras?

A dieta ideal seria consumir em pequenas quantidades as gorduras insaturadas como os óleos de canola e o azeite de oliva, além de consumirmos frutas oleaginosas como castanha-do-Pará, nozes, amêndoas, etc. diariamente.
Aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas também é indicado, pois esses alimentos possuem grandes quantidades de fibras, que contribuem para a diminuição do LDL.
Evitar frituras, gorduras e alimentos gordurosos como carnes (cupim, costela, picanha), peles (de frango e peixe), molho branco, laticínios integrais, queijos amarelos, maionese, entre outros, além de todos os alimentos que contém gordura vegetal hidrogenada (gordura trans).