fevereiro 03, 2007

Prepare-se para o verão - Fev/03/2007















DICAS

PREPRARE-SE PARA O VERÃO




1. Que hábitos podemos por em prática desde agora para não se desesperar na hora de ir à praia?

O Verão está chegando e junto com ele vem a grande preocupação de como eliminar aquelas temidas gordurinhas que se acumularam no decorrer do ano e, claro, em pouco tempo.
O ideal é seguir uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada durante o ano todo, mas seguindo essas dicas você estará muito mais confiante na hora de enfrentar a praia:
- Aposte em uma dieta equilibrada nutricionalmente, alimentando-se de 3 em 3 horas e em pequenas quantidades;
– Substitua os produtos tradicionais pelos light, eles em média reduzem a metade das calorias, mas cuidado, não adianta abusar na quantidade.
– Se for preparar alguma receita que necessite de creme de leite substitua por iogurte natural desnatado. Você diminuirá as calorias além de torná-la mais saudável.
– Se você adora cerveja, consuma as que têm zero de teor alcoólico. Você aprecia o sabor, mas não consome as calorias do álcool (1 g de álcool = 7 calorias).
- Consuma mais carnes brancas (aves sem a pele e peixes) do que carnes vermelhas, pois tem menos colesterol e menos gordura saturada.
- Consuma pouco sal, pois retém líquido e piora o aspecto da celulite. Use temperos naturais como cebola, alho, salsinha, cebolinha, manjericão, etc.
-Consuma verduras e legumes diariamente. As grandes quantidades de fibras ajudam no funcionamento do intestino e melhorar a retenção hídrica além de possuir clorofila, que desintoxica o organismo.
- Substitua os alimentos refinados por integrais. Por conter maior quantidade de fibras e minerais ajudarão a reter menos líquido, desintoxicar o organismo e ter um melhor aproveitamento dos nutrientes;
- Tome cerca de 30 ml de líquido/kg de peso por dia, pois irá ajudar a hidratar o seu organismo, evitar o ressecamento excessivo da pele e cabelo e também a melhorar a retenção hídrica (comuns neste período do ano), mas nunca durante a refeição.
- Evite doces, açúcar, frituras, empanados e alimentos gordurosos;
- Evite os alimentos que contêm gordura trans (gordura vegetal hidrogenada) como bolachas recheadas, alimentos congelados, salgadinhos, bolos prontos, sorvete, margarinas, etc. Essa gordura se armazena no abdômen e prejudica o coração (aumenta o LDL – colesterol ruim).


2. Qual seria o cardápio ideal básico para comermos no verão?

No verão, o ideal é fazer refeições pouco volumosas, várias vezes ao dia (de 4 a 6 ao dia) e consumir alimentos refrescantes e de fácil digestão. Iogurtes desnatados, pães integrais, frutas e queijos magros são uma boa pedida para o café da manhã e lanche da tarde.
Para as refeições principais prefira as carnes magras, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas. Alimentos grelhados, sem muitos molhos, cremes, empanados, etc. são as melhores opções. Uma sugestão é iniciar a refeição com uma salada de folhas e legumes, como prato principal um peixe ensopado com legumes cozidos e arroz integral. Para sobremesa, prefira uma fruta (melão em cubinhos com suco de limão fica delicioso!). Não esqueça de evitar bebidas durante a refeição para facilitar a digestão.

3. Que tipos de alimentos favorecem uma rápida digestão, hidratação e nutrição para o organismo? Por quê?

Os alimentos que fornecem uma grande quantidade de água e nutrientes são as frutas, verduras e legumes e, pois não possuem grandes quantidades de proteínas e gorduras são digeridos e absorvidos mais rapidamente, além da grande quantidade de fibras, que garante uma maior saciedade e um melhor funcionamento do intestino.


4. Quais os maiores vilões das comidas do verão?

Os maiores vilões são os petiscos vendidos nas praias como espetinhos de camarão, amendoim, empadinhas, acarajé, entre outros. Esses alimentos possuem muita gordura e, portanto, grande quantidade calórica e, muitas vezes, acarretam alguns males a saúde por serem produzidos ou armazenados sem higiene e em temperaturas inadequadas.

5. Que cuidados devemos ter para evitar a proliferação bacteriana nos alimentos na época do verão?

O maior cuidado seria manter os alimentos acondicionados de maneira correta. A proliferação de bactérias se dá, na grande maioria, nas temperaturas entre 4 e 60 C portanto, devemos manter a geladeira em temperatura abaixo de 4 C e freezer abaixo de - 17 C e evitar de deixar os alimentos em temperatura ambiente por muito tempo.
No preparo dos alimentos, redobrar os cuidados de higiene e dar preferência às receitas que necessitem de longos períodos no fogo, como assados e ensopados.
No caso de haver sobras, acondicionar o mais rápido possível em recipientes fechados e dentro da geladeira ou freezer.

6. Em que se deve ficar atento quando se alimentar fora de casa, especialmente no verão (praia, quiosques, camelôs).

Devemos observar a limpeza do local, desde o chão, paredes, uniforme dos funcionários. No caso de quiosques e camelôs, evitar consumir alimentos expostos e preparados com antecedência (espetinhos, bolinhos, peixe frito).
Procure consumir alimentos industrializados e embalados, refrigerados e mais frescos possíveis ou que sejam preparados na hora. Se possível, leve de casa alguns petiscos para evitar o consumo de alimentos que possam estragar as suas férias.

7. Como minimizar os efeitos maléficos da caipirinha, do sorvete e da porção de camarão frito? Há substitutos do mesmo gênero?

Para as bebidas alcoólicas, vale a regra de consumi-las com bastante gelo e intercalar com água. Desta forma, bebe-se menos e a água ajuda na hidratação, já que o álcool tem efeito diurético.
No caso dos sorvetes, prefira os de palito e de frutas, que são menos calóricos do que os a base de leite. Uma outra opção são os diversos sorvetes light que foram lançados ultimamente. São deliciosos e possuem bem menos calorias que os convencionais.
E se não resistir ao camarão frito, consuma-os em pequena quantidade e juntamente com uma salada. As fibras solúveis presentes nos vegetais podem ajudar a não absorvermos toda a gordura ingerida.



- Água de coco: é rica em potássio, um mineral fundamental para equilíbrio hidroeletrolítico, além de repor outros minerais que perdemos através do suor.


- Chá verde: consuma pelo menos 3 xícaras ao dia, pois é rico em substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, contém boa dose de tanino que fortalece as artérias e veias, melhorando a circulação sanguínea e contribuindo para a diminuição do inchaço.


- Consuma frutas cítricas e principalmente uva. Elas contêm um potente bioflavonóide, que estabiliza as fibras de colágeno, melhorando o tecido vascular e conseqüentemente melhorando a flacidez.


- Consuma cereais integrais (arroz, aveia, trigo em grão) e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), pois são ricos em silício. Este mineral reorganiza as fibras de sustentação da pele e previne o aparecimento dos “furinhos”.


- Coma uma maçã com a casca ao dia. Essa fruta é fonte de uma fibra solúvel chamada pectina, que ajuda na desintoxicação do fígado e melhora o funcionamento do intestino.


- Consuma alimentos fonte de Ômega 3 (castanha-do-pará, nozes, semente de linhaça, salmão, sardinha) pois possuem ação antiinflamatória, melhorando a circulação sanguínea e também contribuem para manter a oleosidade natural da pele, evitando o ressecamento excessivo, comum no verão. Use esses alimentos associados com uma pequena quantidade de azeite de oliva extra-virgem (1 colher chá) para potencializar seu efeito.

- Cenoura, mamão, manga, goiaba são ricos em vitamina A, essencial para uma pele bonita e jovem além de colaborar com um bronzeado duradouro.

- Kiwi, morango, goiaba, laranja e acerola contêm grandes quantidades de vitamina C, que combate os radicais livres e consequentemente o envelhecimento celular.