fevereiro 12, 2007

Como organizar seus livros - Fev/13/2007


















DICAS

Como organizar seus livros

Estantes superlotadas com livros que você nem sabe sobre o que são. Livros sem lugar, espalhados por armários e escrivaninhas. Essa história é familiar para muita gente. Mas organizar seus livros é uma tarefa muito simples.

Examine sua biblioteca

A primeira coisa a fazer, ao invés de sair comprando e instalando mais prateleiras ou mais uma estante, é examinar os livros que tem um a um. Separe aqueles que podem ser dados ou vendidos.

Doe livros excedentes

Lembre-se que ao doar um livro a uma biblioteca você poderá lê-lo novamente sempre que quiser.E se resolver vendê-los a um sebo, pode sempre comprar uma outra cópia facilmente.

Reorganize por categorias

Na hora de colocá-los de volta na estante, ou prateleiras, organize-os por categorias como:
ficção, não-ficção, didáticos e infantis. Os livros de ficção podem ser organizados de duas formas distintas: por ordem alfabética de acordo com o nome do autor - como fazem em bibliotecas; ou organizá-los por gêneros como romance, policial, mistério, ficção histórica, etc.

Agrupe os livros de não-ficção de acordo com seus temas

Agrupe os livros do mesmo tema e arrume-os em ordem alfabética por autor. Assim fica mais fácil encontrá-los e colocá-los de volta no lugar depois que forem usados. Os livros infantis ficam mais bem alocados em prateleiras baixas, ou até mesmo no quarto das crianças.

DICA

Se não tiver mais lugar nas prateleiras e nem espaço para a instalação de outras, arrume os livros na horizontal. O único porem é que assim fica mais difícil encontrar e retirar os livros.