fevereiro 10, 2007

Como organizar suas fotos - Fev/11/2007

DICAS

Como organizar suas fotos

Fotografias são uma ótima maneira de trazer de volta boas recordações e de começar uma conversa divertida. Elas são provas dos lugares exóticos que visitamos e dos momentos especiais que vivemos. Se suas fotos são o seu tesouro, é essencial que você as organize e proteja. Dessa forma você se assegura de que elas não estarão amassadas, rasgadas, ou perdidas, e sim salvas para serem vistas por outras gerações.

Descarte

Não se apegue a fotos ruins. Antes de começar a organizar, livre-se das que estejam tremidas, das que foram tiradas de longe demais e aquelas que têm pessoas com olhos fechados. Assim que fizer isso pode passar para o próximo passo.

Revele os filmes antigos

Faça questão de agendar uma data e hora para levar os filmes não revelados que estão jogados pela casa para a revelação. Não se permita tirar mais nenhuma foto enquanto não o fizer.
Institua uma “Caixa dos Filmes”, onde os membros da família possam deixar os filmes a serem levados à revelação. Ao mesmo tempo designe um membro família para levar e buscar os filmes à loja em uma data especificamente agendada.

Identifique por escrito cada foto

Assim que pegar o envelope na loja de revelação, combine o momento com a memória colocando a data. Depois anote rapidamente, quem, o que, onde e quando nas costas das fotos. Não utilize qualquer caneta, pois a tinta pode escorrer. Você encontra canetas especiais para este fim em lojas especializadas.

Álbuns e Cadernos de Colagens

Organize suas fotografias em um álbum ou caderno de colagens com títulos e legendas. Você pode etiquetar os álbuns por ano ou por assunto e mantê-los em uma prateleira. Mas cuidado! Ao escolher seu álbum prefira aqueles com plástico livre de agentes ácidos, que podem danificar a foto.

Caixas

Para organizar as fotografias que estão guardadas desordenadamente em várias caixas de sapatos, separe-as por ano ou evento e guarde-as em álbuns ou caixas etiquetados. Evite as caixas de sapato, elas podem fazer com que as fotos fiquem velhas logo. Prefira caixas que não sejam feitas de materiais com elementos ácidos.

Porta-retratos

Ao expor em porta-retratos devemos ser bastante criativos. Usando tamanhos diferentes de molduras você pode deixar fotos agrupadas em paredes adequadas ou na superfície de um móvel selecionado para este fim. Alguns porta-retratos comportam mais de uma foto, e neles você pode até mesmo fazer uma colagem. Prefira colocar cópias das fotos nos porta-retratos, pois o contato direto com o vidro também pode ser prejudicial à foto.

Mundo digital

Você pode também ir além dos meios convencionais e optar por guardar suas fotos em CDs ou DVDs. Além de ser um meio mais garantido de preservação, dividir seus momentos especiais com a família e/ou amigos fica mais fácil.

Guarde os negativos adequadamente

Para isso podem ser usadas caixas de acetato, com etiquetas externas para registro do material contido em seu interior, pequenos armários de PVC geralmente vendidos para uso na cozinha ou mesmo gavetas específicas a serem encomendadas a um designer.

DICA

Deixe sua câmera sempre preparada e tenha um filme extra. Nunca se sabe quando a oportunidade da foto perfeita vai surgir.