fevereiro 17, 2007

Sorvete - Fev/17/2007

DICAS

COMO FAZER SORVETES CASEIROS


O sorvete é uma das sobremesas mais consumidas no mundo inteiro. Além de seu delicioso sabor, sua excelente apresentação e suas incríveis propriedades nutritivas, uma das maiores vantagens dos sorvetes caseiros é o fato de podermos controlar todos e cada um dos ingredientes e escolher quais são mais adequados para nossa saúde.
Os passos básicos na hora de preparar sorvete em casa são: prepare o creme base, deixe-o esfriar, coloque-o na sorveteira e, depois, no congelador durante o tempo que for necessário. Se você não tiver uma sorveteira, coloque o creme em um recipiente metálico, introduza-o tapado no congelador e deixa-o o tempo que for necessário, batendo de vez em quando (normalmente em três períodos de 45 minutos) para evitar que se cristalize e perca o aspecto cremoso.

O leite e, na maioria de casos, os ovos, são os segredos que dão ao sorvete esse aspecto cremoso. Depois, temos o açúcar e os aromatizantes de sabores como chocolate, frutos secos, frutas, licores, iogurte e, até mesmo, queijo. As frutas mais adequadas para os sorvetes são as de aroma, sabor e cores forte como laranjas, limões, maçãs verdes, morangos, framboesas, abacaxis, pêssegos...

Se no período indicado de congelamento o sorvete não tomar a devida consistência, deixe-o no congelador por mais tempo, sem esquecer de bater de vez em quando. Os sorvetes caseiros podem ser mantidos em perfeito estado por até um ano na geladeira de sua casa.Para apreciar melhor o sabor do sorvete, devemos tirá-lo do congelador minutos antes de levá-lo à mesa ou passá-lo à geladeira entre 10 e 15 minutos antes de servir.


RECEITAS

Sorvete de baunilha


Ingredientes:

6 gemas graúdas
1 colher (chá) de maisena
1 xícara de açúcar
1 e ¼ xícaras de leite
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (chá) de essência de baunilha
pitada de sal

Modo de Preparo:

Bata as gemas e o açúcar em uma tigela até obter o ponto de gemada firme e clara. Acrescente a maisena e misture. Coloque o leite e o creme de leite em uma pequena panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, retire e despeje lentamente sobre a gemada misturando sem parar. Coloque a mistura novamente na panela e leve para cozinhar em banho-maria até que engrosse. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha e a pitada de sal. Misture novamente. Retire a mistura do fogo e deixe esfriar. Se possuir uma sorveteira elétrica, coloque a mistura e proceda conforme as instruções do aparelho. Caso não tenha o equipamento, coloque em uma tigela larga e leve ao freezer. Assim que começar a endurecer bata novamente com um batedor ou com uma batedeira sem fio, isso fará com que entre ar na mistura e ela ficará mais macia. Coloque novamente no congelador e repita o processo por mais 3 vezes. Deixe que congele totalmente e sirva.


Sorvete de café


Ingredientes:

4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite fervente
2 colheres (sopa) de café solúvel
2 caixinhas (400 g) de creme de leite

Modo de Preparo:

Bata na batedeira as gemas e a metade do açúcar por 3 minutos. Junte em fio o leite e bata até obter um creme. Transfira para um tigela refratária e leve ao fogo em banho-maria. Cozinhe, sem parar de bater com um batedor manual, por 4 minutos, mas não deixe ferver. Retire do fogo e reserve. Misture em uma panela o açúcar restante e 1/2 xícara (chá) de água. Leve ao fogo, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo, salpique com café solúvel e reserve. Bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte a calda bem quente, aos poucos, e continue a bater até obter um merengue brilhante. Incorpore o creme de leite batido rapidamente à parte, mexa com cuidado e, por fim, adicione o creme de gemas. Despeje em uma tigela e leve ao congelador de um dia para o outro. Antes do sorvete endurecer, mexa a mistura pelo menos quatro vezes. Sirva com calda de chocolate ou café.


Sorvete de forno


Ingredientes:
1/2 banana
1/3 de maçã
1/3 de pêra
5 morangos
pão de ló (opcional)
1 bola de sorvete de creme
marshmallow

Modo de Preparo:

Em uma taça refratária, coloque a banana, a maçã, a pêra e os morangos picados e misturados. Se desejar, substitua as frutas ou acrescente a ela pedacinhos de pão-de-ló. Adicione o sorvete de creme (ou outro de sua preferência) e cubra com uma boa dose de marshmellow. Leve ao forno elétrico ou a gás, pré-aquecido a uma temperatura de 250 graus, por cerca de 3 min.

Caldas para sorvete

Calda de caramelo


Ingredientes:

1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de glucose de milho
1 xícara de creme de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
essência de baunilha

Modo de Preparo:

Coloque em uma frigideira 2 colheres (sopa) de manteiga, o açúcar e a glucose. Leve ao fogo misturando até obter um tom de caramelo claro. Retire do fogo e acrescente o creme de leite aos poucos, misturando sem parar. Volte ao fogo e cozinhe até obter uma textura lisa e cremosa. Retire do fogo e acrescente a manteiga e essência de baunilha. Misture bem e deixe esfriar.


Marshmallow


Ingredientes:

2 claras de ovo
3 xícaras de açúcar
1 e 1/2 xícaras de água
2 colheres (sopa) de glucose de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Leve ao fogo a glucose, água e açúcar. Ferva até obter uma calda em ponto de fio. Bata as claras em neve e, com a batedeira ligada, vá acrescentando as claras. Bata até esfriar e acrescente a essência.


Farofa crocante para sorvete


Ingredientes:

1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de suco de limão
½ xícara de leite em pó
1 xícara de farinha láctea
½ xícara de castanha de caju triturada
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Unte com óleo uma pedra mármore ou uma assadeira. Prepare um caramelo vidrado colocando em uma panela o açúcar e o suco de limão. Misture muito bem e leve ao fogo baixo para que o açúcar dissolva. Aumente o fogo e cozinhe o açúcar até obter uma coloração dourada, balance levemente a panela para distribuir bem a temperatura. Quando todo o caramelo estiver dourado despeje cuidadosamente no mármore ou na assadeira espalhando bem. Deixe esfriar completamente. Coloque em um processador os ingredientes restante, acrescente os pedaços de caramelo e processe para obter a textura de farofa. Guarde em um recipiente hermético.