fevereiro 18, 2007

Quarto de Crianças - Fev/18/2007

DICAS

Quarto de Crianças

"Manhêêê!! Cadê minha boneca?" É assim que seu dia começa? Se o quarto das crianças estiver adaptado e organizado de acordo com suas necessidades, esta situação nunca se repetirá. O quarto das crianças é muito mais que um lugar para dormir, é também um refúgio para a expressão de vontades e por isso deve refletir a fase de quem o ocupa.
Aqui você encontra todas as informações que precisa para organizar o quarto de seus filhos e dicas de como fazer com que as crianças colaborem na manutenção da organização deste ambiente que é só delas.

Como organizar o quarto de crianças

Muita gente aceita com resignação que nunca será possível eliminar toda a bagunça da criançada, principalmente no quarto. As chaves para resolver o problema são paciência, criatividade e estratégias especiais.

Dê o exemplo

Mantenha seu quarto arrumado e demonstre entusiasmo pela tarefa de organização, assim as crianças se contagiam.

Elimine roupas e brinquedos que não são utilizados.

Tire tudo dos armários e gavetas e selecione o que serve e o que pode ser dispensado. Se não tiver certeza do que cabe ou não peça para que a criança prove as roupas. Também pergunte do que ela gosta ou não.

Tenha um lugar para cada coisa

Seus móveis e armários devem tornar mais fácil a tarefa de guardar seus pertences e deixar tudo em ordem, reduzindo a confusão.

Providencie recipientes variados

Eles servem para que as crianças guardem objetos de um mesmo tipo. Assim elas vão ser capazes de localizar o que querem rapidamente.

Deixe as coisas mais requisitadas em locais mais acessíveis

Utilize as prateleiras e gavetas mais baixas. Nos lugares altos guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras. Se seus filhos ainda não lêem, utilize fotos, desenhos ou figuras, assim que aprenderem a ler troque-os por palavras.

Instale um suporte de cabides ao alcance delas

Para que as crianças possam, elas mesmas, pendurar suas roupas. Opção barata é o suporte de pressão, que você levanta à medida que elas crescem. Você pode ainda improvisar um suporte passando uma corrente através de um tubo de plástico resistente o suficiente para sustentar os cabides. Prenda um aro de cortina em cada extremidade e pendure no suporte original. No suporte principal pendure roupas pouco utilizadas.

Tenha divisões no armário

Separe áreas para roupas caseiras, uniformes, e roupas de passeio. Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupas: meias, roupas de baixo, camisetas, shorts, camisas, calças, etc. Se seus filhos ainda não souberem combinar cores, pendure roupas que combinam juntas.
Instale na porta do guarda-roupa ganchos mais baixos
Para que as crianças possam deixar pendurados objetos de uso diário, mochilas, pijamas e acessórios esportivos.

Compre uma sapateira

Certifique-se de que ela é capaz de conter todos os calçados de seus filhos. Ensine-os a manter os pares sempre juntos.
Para ampliar o espaço, instale um gaveteiro portátil
Bons locais são: debaixo das camas ou dentro do armário. Isso ainda facilita o acesso para crianças pequenas, que não conseguem abrir gavetas pesadas e não alcançam prateleiras mais altas.

Deixe um cesto para roupa suja no quarto da criança.

Você pode instalar uma cesta de basquete sobre o cesto para motivar as crianças a executar essa tarefa.

DICA

Antes de comprar roupas para seus filhos, veja o que eles realmente estão precisando e anote em uma lista, com o tamanho deles ao lado.

Como organizar brinquedos e revistas

Brinquedos, livros, material escolar, tudo isso costuma ficar espalhado pelo quarto de suas crianças.
A bagunça é contornável quando você ensina a seus filhos a se organizar.
Tenha paciência e bole estratégias práticas para tornar a arrumação mais agradável para os pequenos.

Delimitação de espaços

Divida o quarto das crianças em áreas para atividades variadas. Separar espaços específicos para leitura, trabalhos manuais e artes, tarefas escolares, brincadeiras, vestiário, computador entre outros, dependendo dos interesses de seus filhos, faz com que todos os objetos e equipamentos relativos à atividade fiquem localizados em uma parte distinta do ambiente.

Descarte de brinquedos velhos

Tire alguns dos brinquedos mais velhos de circulação. Aproveite época de aniversários e Natal, quando as crianças estão mais envolvidas com os presentes que acabaram de ganhar. Reapresente o brinquedo em um dia de chuva, mas se a criança não sentir falta dele, doe.

Miudezas, figurinhas e revistas

Guarde as coisas miúdas, as figurinhas e as revistas em um suporte plástico pregado atrás da porta e ao alcance das mãos das crianças. Os bichinhos de pelúcia ficam bem locados em uma sacola de náilon presa à cabeceira da cama.
Use caixas de plástico colorido para guardar brinquedos pequenos nas prateleiras. Elas deixam tudo em ordem e seus filhos podem ver o que está dentro delas sem precisar abrí-las. Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.

Brinquedos e livros

Ao organizar brinquedos e livros, leve em conta que eles devem ficar visíveis e acessíveis. Prefira prateleiras a caixas para guardar os brinquedos, assim seus filhos podem encontrar o que querem, sem precisar tirar tudo do lugar.
Guarde os brinquedos mais caros ou sofisticados em um lugar onde somente você tenha acesso. Assim as crianças terão que pedir permissão para utilizá-los.

Jogos e quebra-cabeças

Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo.
No caso de não haver prateleiras, utilize contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede. Neles você pode guardar os livros e jogos, além dos brinquedos.

DICA

Utilize rótulos com figuras para as crianças menores. Dessa forma você as ajuda a exercitar a memória e adquirir habilidades.