fevereiro 24, 2007

Dicas e Truques - Fev/25/2007

Dicas e Truques


Mesmo que você já seja um grande gourmet, há sempre uma dica ou truque que ainda não conhece, afinal de contas, estamos sempre aprendendo.

Bagaço de Milho

Quando você prepara um curau, é necessário, depois de ralar o milho, colocá-lo dentro de um pano fino, tipo fralda, espremendo bem para tirar o suco que vai ser usado na receita.
A fibra ralada que sobra é o que chamamos de bagaço de milho.
Ele pode ser aproveitado para fazer um bolo delicioso, que fica macio e com a textura delicada (Veja em Bolos).

COZINHANDO NA PRESSÃO

Ao utilizar panela de pressão, não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isso porque, à medida que cozinham, as leguminosas soltam uma película que pode entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.

APROVEITAMENTO DO CALDO DOS GRÃOS

Utilize a água do cozimento do grão-de-bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.

CONSERVANDO A COR DE CONDIMENTOS

Para conservar a cor original da mostarda e da páprica em pó, guarde-as na geladeira, assim, não escurecem.

DIFERENÇA ENTRE GRÃOS E LEGUMINOSAS

As leguminosas são grãos que dão em vagem, como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Os cereais são os grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.

QUANDO ESQUECER DE COLOCAR DE MOLHO

Se preferir, em vez de deixar as leguminosas de molho na véspera, coloque-as de molho em água fervente, uma ou duas horas antes de começar a receita.

PARA NÃO TRANSBORDAR

Cozinhe as leguminosas em panela semi tampada, em fogo médio, para evitar que a água transborde.


CALDA

Quando fizer caldas, não mexa para não açucarar.
Para evitar que a calda de açúcar açucare, pingue algumas gotas de limão durante o preparo.

PARA AFASTAR AS MOSCAS

Sabe-se que o manjericão afasta as moscas.

ALHO DIGESTIVO

Para tornar o alho mais digestivo, retire o pequeno germe verde que existe em seu interior.

HÁLITO FRESCO

Para ter hálito fresco após comer um prato com muito alho, no dia seguinte masque um pouco de salsa fresca ou grão de café.

CEBOLAS SEM LÁGRIMAS

Para evitar as lágrimas ao cortar cebola, guarde-as na geladeira.

RALANDO MANTEIGA

Quando uma receita pedir manteiga gelada, picada, voce pode passá-la por um ralador de queijo, utilizando a face grossa do ralador.

TORTA BEM ASSADA

Existe um truque fácil para assar uma empada ou uma torta fechada e deixar a massa bem crocante. A dica vale apenas para as massas que não precisam ser pré- assadas. Leve uma assadeira vazia ao forno quente por 30 minutos. Monte a torta na forma desejada e leve de volta ao forno sobre a assadeira quente. O calor da assadeira, aliado à temperatura do forno, evita que a parte de cima da massa asse e a inferior fique levemente crua.

PARA RALAR O LIMÃO

Quando voce for ralar a casca de frutas cítricas, como o limão e a laranja, forre o ralador com filme plástico. Assim, voce não desperdica a casca e limpa mais fácil o ralador. O processo é rápido: rale a casca e retire o filme. As raspinhas vão ficar soltas e o ralador limpo.

COMO DESCASCAR OVO DE CODORNA

Para retirar com facilidade a casca do ovo de codorna depois de cozido, pegue uma tesoura e faca um corte do lado mais chato ( mais gordo ) do ovo, onde fica a bolsa de ar. Assim a casca sairá com mais facilidade e o ovo não vai ficar machucado.

SALVANDO UM CREME EMPELOTADO

Se o seu creme empelotar enquanto cozinha, coloque-o no liquidificador e bata.
Ele ficará liso novamemte.


COMO MEDIR MANTEIGA GELADA

Uma boa dica para medir 1/2 xícara de manteiga gelada é colocar 1/2 xícara de água numa xícara de medidas e ir acrescentando a manteiga gelada, em pedacos, até a água atingir a altura de 1 xícara. Quando a receita pede 1/4 de xícara de manteiga gelada voce coloca 1/4 xícara de água na xícara de medidas e vai colocando a manteiga até atingir a 1/2 xícara. Sempre o dobro.