fevereiro 21, 2007

Livre-se das olheiras - Fev/21/2007

DICAS

Livre-se das olheiras

Corretivo, peelings, laser e até massagens. Conheça os métodos usados para apagar essas manchas que atrapalham a beleza feminina.
A pele que cobre a área dos olhos é muito delicada e merece cuidados mais do que especiais. Para você ter uma idéia, essa pele tem apenas 0,4 milímetros de espessura, enquanto a do restante do corpo mede 2 milímetros. É por isso que um acúmulo extra de melanina (pigmento que dá cor à pele) ou de vasinhos nessa região acaba transparecendo facilmente na forma de olheiras. O grande inconveniente dessas manchas é a aparência de cansaço que fica estampada na cara.

Para amenizar as olheiras e aliviar a expressão vale tudo: das antigas e milagrosas compressas de chá-de-camomila a massagens específicas para os olhos e o uso de raio laser. É bom lembrar que nenhuma dessas técnicas resolve o problema cem por cento, mas a melhora é considerável. Mais um aviso: o tratamento surte efeito apenas quando se ataca o problema de acordo com sua origem. Por isso, se você não vê diferença, é provável que esteja adotando um procedimento inadequado. Fique de olho e aprenda a se livrar das olheiras!

Corretivo nelas!

O corretivo é um aliado indispensável para esconder as olheiras e iluminar o olhar - as tops Gisele Bündchen e Cindy Crawford não abrem mão dele! Os tradicionais na cor bege cobrem as olheiras. Já os de cor amarela, mais modernos, funcionam neutralizando o tom arroxeado. Aprenda a usar todos eles:

Tom de pele: cobertura perfeita

Para acertar na tonalidade do corretivo, teste-o no pulso. Ele deve ter a mesma cor dessa área do corpo, que geralmente é um tom mais claro do que o do rosto.
Aplique o corretivo sobre as olheiras dando leves batidinhas com o dedo, para o produto não manchar a pele. Se você não vive sem base, use-a antes. "Para dar acabamento recorra, por último, ao pó facial", ensina o maquiador Saulo Fonseca. Atenção, esqueça o pó se houver muitas rugas na região. Ele pode marcá-las ainda mais.

Amarelo: jogo de cores

Ele neutraliza os pigmentos arroxeados das olheiras e é usado como um pré-corretivo. Deve ser aplicado sobre as manchas com leves batidinhas. Após alguns segundos, espalhe por cima o corretivo bege. "Para um resultado natural, o corretivo amarelo precisa ser mais fluido do que o de tom da pele", avisa Saulo Fonseca.

Sugestões de corretivos amarelos: Cover&Block, da Dermage; Palette Pro, da Lancôme e Kit Camouflage, com onze itens em quatro cores, da La Prairie.