fevereiro 26, 2007

Como emagrecer - Fev/27/2007

DICAS

Como emagrecer?

Não há uma fórmula mágica nem receita infalível para emagrecer. Porém, há consenso sobre alguns hábitos e atitudes que podem ajudar a emagrecer e não recuperar o peso perdido. Esse artigo apresenta abaixo algumas dicas para emagrecer:

Quantidade de calorias vem em primeiro lugar. Esse é um princípio simples e básico: se você consome mais calorias do que gasta irá engordar, e se consome menos do que gasta vai emagrecer. Então precisamos pensar em economizar consistentemente a ingestão de calorias porque um pouco de economia aqui e ali contribui para o emagrecimento e manutenção do peso perdido.

Mantenha um diário da alimentação. Manter um diário registrando o que comeu pode ajudar a emagrecer uma vez que o força a ter responsabilidade e defrontar com suas escolhas. Além disso, diário da alimentação pode ajudar a entender os padrões de dieta, o que facilita fazer correções.


Como eliminar gordura?

Primeiro, temos que entender como o corpo elimina essa gordura, não é assim tão fácil.

A gordura, assim como os açúcares, são elementos essencialmente energéticos, ou seja, existem para que nosso corpo consiga ter energia para suas atividades cotidianas.

Fica fácil de entender que se a gordura é uma fonte de energia, é só fazermos algum tipo de atividade que iremos gastar dessa energia. Então pronto! É isso...

Podemos parar por aqui pois conseguimos resolver o problema mundial da obesidade, mas a coisa não funciona bem assim.


Em cada tipo de situação o corpo privilegia o armazenamento da energia, assim quando você faz uma atividade física, por exemplo, o corpo começa a reduzir o gasto de gordura e a aumentar o gasto de açúcares. Em um teste de laboratório, aonde podemos monitorar o tipo de gasto energético, percebemos claramente isso.

Quantidade de calorias vem em primeiro lugar

Recentemente quase não pude acreditar quando soube da "Dieta Fast Food"! Sou contra o fast food? Sim e não, o que significa que não sou contra comer em fast foods mas sim contra recomendar isso como dieta para emagrecer. Na verdade, deixe-me dizer que sou incondicionalmente contra todas as dietas populares de emagrecimento e perda de peso!

Então hoje o que gostaria de dizer é que a quantidade de calorias, é o mais importante independente da dieta escolhida para emagrecer! Se ingerirmos menos calorias do que queimamos durante um período de tempo então perderemos peso. É simples assim. Pesquisas apóiam isso. Todas as dietas, de alguma forma, provocam a redução na ingestão de calorias (algumas somente disfarçam isso melhor) o que resulta em perda de peso.

Todos nutrientes, incluindo proteínas, serão transformados em estoque de gordura quando o total de calorias exceder nossas necessidades. Gorduras e álcool são a forma de calorias mais fácil para o corpo armazenar como gordura. É por isso que precisamos prestar atenção ao nosso consumo de gorduras e álcool para emagrecer (estou excluindo outras razões de saúde). Álcool e gorduras também têm maior densidade calórica, o que significa que em pouca quantidade há muitas calorias. Cortando gorduras e álcool sem adicionar maior quantidade de comida pode resultar em grande diminuição do total de calorias ingeridas.

O que faz você engordar?
O que ameaça sua dieta?

Se você ama doce, não vive sem pão ou tem fome de leão no jantar, dieta sempre vai ser sinônimo de sacrifício. Depois que o corpo se vicia a esses hábitos não é nada fácil mudar a rotina — por mais que você banque a durona, o apetite dispara e exige mais um croissant, um brigadeiro ou um jantar farto. Para pôr fim nesse braço-de-ferro, a medicina chinesa propõe uma estratégia: consumir alimentos com cores e sabores que agradam os sentidos, ativam a digestão, reequilibram a energia dos órgãos vitais e harmonizam o metabolismo. A partir daí, você consegue controlar as compulsões numa boa e alcança o objetivo na balança rapidinho!