agosto 04, 2007

Temperos

- Melhore o tempero "blue cheese"com meio ovo cozido picado e 1 colher de chá de vinho branco seco para meia xícara do tempero.

- Alcaparra

Suavize o forte sabor das alcaparras, deixando-as de molho em vinho branco, assim que forem retiradas do vidro em conserva.

- Alecrim

Serve para temperar carnes em geral, mas fica ótima em carne de porco.
Misture em uma tigela um pouco de alecrim fresco, pimenta-do-reino branca moída, meia colher de sal grosso e azeite.
Deixe na geladeira por meia hora, assim o tempero entra mais na carne.

- Zimbro

Para deixar steaks ou pedaços de carne de cordeiro saborosos, faça uma pasta de zimbro (Juniperus communis) e vinho tinto. Espalhe sobre as carnes antes de cozinhar

- As bagas secas de zimbro (inteiras ou moídas) são usadas no preparo de patês e de marinados, em conservas, no chucrute e em pratos feitos com batatas. Mas, são as carnes de caça as maiores beneficiadas com a adição do zimbro, perdendo o sabor forte, muitas vezes rejeitado. As bagas frescas são mais indicadas para fazer conservas que acompanham carnes frias.
Temperos


Dica de tempero para quem não gosta de muito alho.

- Passe pelo liquidificador ou moedor de carne 3 kg de cebola, 10 folhas de louro, 500 gramas de alho, 4 colheres (sopa) de orégano e 2 maços de cheiro verde. Depois de tudo moído, junte meio quilo de sal, tampe e deixe descansar. No dia seguinte, junte mais meio quilo de sal, tampe de novo e deixe por mais 24 horas. Repita a operação até completar 3 kg de sal. Guarde em vidros bem fechados. Dura vários meses e serve para carnes, legumes, o que quiser.

- Saiba que o alecrim é um ótimo tempero, principalmente para carnes em geral. No bacalhau ao forno é indispensável.

- Suavize o tempero mergulhando alguns talos de salsinha amarrados no cozido ou na sopa e leve de volta ao fogo. A salsinha tira o gosto do alho.

- Antes de fazer tempero em grande quantidade, deixe os dentes de alho em água filtrada. Eles ficam fáceis de descascar e não deixam os dedos ardidos.

- O alho confere diversos sabores aos pratos, dependendo de como você os carta. Quando esmagado ou amassado, o aroma é mais ativo. Para que fique mais suave, use-o inteiro em pedaços grandes.

- Salsinha se conserva por mais tempo se for picada e guardada em um saco plástico.

- Outra maneira de conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois guarde a salsa num vidro coberta de óleo.

- Coloque 3 ou 4 folhas de louro dentro da lata de farinha de trigo, Isto evitará a formação de fungos.

- As folhas de camomila bem picadinhas na salada dão um sabor especial e ainda abrem o apetite.

- Para preservar o sabor da salsa, congele em sacos plásticos.

- Utilize folhas de louro no recipiente da farinha de trigo, para não criar fungos.

- A canela, a camomila, a erva-doce devem ser guardadas em sacos de papel e conservadas em recipientes de vidro.

- Se você misturar um pouco de azeite de oliva à pimenta -malagueta, seu sabor ficará muito mais acentuado. O vinagre, ao contrário, vai tirar um pouco do seu gosto, deixando-a mais suave.

- Folhas de loro: além de aromáticas são excelentes conservantes; coloca-se 3 folhas de loro em frascos onde se guardam cereais, como farinha e fécula de milho. que permanecerá inalteráveis por muito tempo.

- Um, saleiro que deixa cair sal demais pode ser consertado tampando-se alguns dos furos com esmalte incolor.

- Como a maioria das receitas inclui sal e pimenta, tenha sempre à mão um saleiro grande com uma mistura dos dois. Uma boa combinação é 3/4 de sal e 1/4 de pimenta.

- Nunca deixe especiarias muito perto do fogão: elas perderão o sabor e a cor.

- Melhore o sabor de uma lata de molho de tomate colocando-a numa garrafa de vidro e acrescente cebolinha verde e aipo picado. Depois de algum tempo, ficará com um sabor excelente.

- Se uma receita exige ervas frescas e você só tem os temperos secos, use um terço da quantidade de ervas secas como substituto. A secagem concentra o sabor.