junho 17, 2007

Mais Dicas

DICAS

Limpando a couve-flor

Para eliminar os bichinhos que se escondem nas flores da couve-flor e do brócolis, deixe os alimentos de molho por 15 minutos em água e sal.

Como reduzir calorias dos alimentos

Na hora de preparar alimentos, experimente fazer as seguintes substituições:

REFOGAR - se a sua receita pedir para refogar determinado alimento, ponha junto na panela: metade da quantidade do óleo pedido (ou menos), os temperos (a vontade), o alimento e um pouco de água. Deixe cozinhar tudo junto e depois siga a receita normalmente.

FRITURAS - melhor não usar no seu dia a dia, deixe para ocasiões especiais. Faça o que queria frito, assado (batatas assadas ao invés de batatas fritas, por exemplo). Se deseja uma comida empanada, passe na mistura de um ovo e claras e ponha para assar.

OVOS - Sempre que puder use mais as claras. Assim, se a receita pedir dois ovos, ponha um ovo e mais uma clara, e assim sucessivamente.

GORDURAS - cortar o pedido de manteiga ou outra gordura (óleo, margarinas, etc.) da receita ao meio, ou substitua totalmente as manteigas (etc.), pela metade da quantidade em "margarinas lights".

LEITES E DERIVADOS - Não use leite integral, use o leite desnatado, faça o mesmo com os seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). Nos pratos que pedir Creme de Leite, substitua por Cremes lights, ou por iogurte desnatado.

MAIONESE - use as "lights", ou faça com leite (ver receita), ou use queijo Ricota.

Legumes cozidos com cores vivas

Quando os legumes estiverem cozidos, retire do fogo, escorra-os e coloque-os numa tigela com gelo, os legumes resfriarão por igual.
Dessa forma interrompemos o cozimento deixando-os no ponto certo e suas cores ressaltadas.

Alimentos que não se deve congelar

Se você quiser preparar alimentos para congelar, aqui estão alguns que não se deve congelar: batatas cozidas, carne seca, conservas, creme e pudins que levem amido de milho em seu preparo (eles soltam água quando descongelados), gelatina (talha ao ser descongelada) e maionese.

Açúcar aromatizado

Na França é muito comum encontrar uma fava de baunilha dentro do açucareiro - ela dá um gostinho todo especial a tudo que é adoçado com este açúcar aromatizado. Aqui no Brasil, em vez das caríssimas favas, experimente colorar um pau de canela, além de perfumar, dá um toque especial ao açucareiro comum de vidro. Veja abaixo mais dicas e receitinhas de chá que adoçados com açúcar aromatizado com canela ficam ainda mais gostosos!