junho 25, 2007

Chá Verde

Chá verde tem cara de saúde

O chá verde aparece na mesa das famosas e das pessoas conhecidas como “saudáveis”. Ajuda a pele, é antioxidante, faz bem ao coração e é considerado fonte de saúde e beleza. A última novidade do chá verde é proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, melhorando a proteção da pele contra os raios ultravioletas do tipo B.

Durante o processamento do chá verde, as folhas são secas e aquecidas, o que evita a fermentação e reduz a oxidação da folhas, isto faz com que o chá fique cheio de ativos antioxidantes chamados de flavonóides. Estes antioxidantes auxiliam o corpo na neutralização de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce das células do corpo.

Além disso, previne a artrose e aterosclerose, diminui o colesterol, inibe o crescimento de células cancerígenas, melhora o sistema imunológico, previne doenças cardíacas e circulatórias, acelera o metabolismo, ajuda na digestão, previne cáries e tem ação antiinflamatória e antigripal.

O único lado negativo conhecido do chá verde é a presença de cafeína. Isso faz com que a bebida seja considerada um estimulante, o que pode levar à insônia. Em contrapartida, a bebida é usada como base para uma novidade no setor de alimentação, a bebida Enviga, lançada em novembro de 2006 nos Estados Unidos em parceria da Coca-Cola com a Nestlé. Segundo os fabricantes, uma dose faz perder 30 calorias! Enquanto não chega no Brasil, invista no chazinho feito em casa.