junho 11, 2007

Benefícios do Azeite

Benefícios do azeite

Extraído da oliveira, que leva quarenta anos para transformar-se em árvore adulta, o azeite é um óleo caro e muito saboroso. Um tempero que tem sido usado desde antes de Cristo. Até hoje ele é conhecido por fazer muito bem à saúde e ser uma fonte de beleza e juventude.

Na Antigüidade ele não podia faltar nas batalhas, pois protegia feridas. Hoje, a azeitona é bastante usada para substituir a aspirina, pois tem o mesmo elemento básico, o ácido acetilsalicílico, um analgésico.

Quem toma azeite puro e de boa qualidade descobriu o segredo da vitalidade e da saúde. Há quem tome um cálice ou uma simples colher de sopa em jejum. Ele ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois faz com que o LDL, conhecido como o mau colesterol, diminua no organismo e também inibe a formação de depósitos de gordura nas paredes arteriais.

Para a beleza, a fórmula também pode ser o azeite. Ele possui as vitaminas A, D, K e E e combate os temidos radicais livres, pois em sua composição estão os fitosteróis, que diminuem o envelhecimento precoce da pele.

O azeite hoje vem sendo bastante aplicado na área de estética e também na indústria cosmética. Faz sucesso em banhos relaxantes, massagens, máscaras de beleza, cremes anti-rugas, hidratante para pele seca e como amaciante para os cabelos.

Efeitos terapêuticos:

Quando ingerido, o azeite de oliva estimula o metabolismo, promove a digestão e lubrifica as mucosas. Ele também pode ser usado externamente para tratamento de pele seca.

Ajuda para o aparelho digestivo:

Tome uma colher de sopa de azeite, com o estômago vazio, para estimular a digestão e aliviar a indigestão, flatulência e azia.

Dica extra:

Para fortalecer as unhas e amaciar as cutículas, mergulhe as toda noite em uma mistura de 3 partes de azeite de oliva morno com uma parte de suco de limão (espremido na hora). Coloque luvas de pano e deixe o óleo penetrar durante a noite. Gradualmente, suas unhas ficarão mais resistentes a quebras e rachaduras.

O azeite é um grande auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares, excesso de colesterol no sangue, dores de ouvido e estrias na pele.

Aplicações:

Para baixar os níveis de colesterol os ácidos graxos monoinsaturados no azeite ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL (o mau colesterol) sem afetar os níveis de HDL (o bom colesterol) ou de triglicérides. Para reduzir seu colesterol, pelo menos 15% de suas calorias diárias devem provir de ácidos graxos monoinsaturados. Sempre que puder, use na cozinha azeite de oliva no lugar da manteiga ou de outros óleos vegetais.

Para tratar os ouvidos:

Se deseja desobstruir um ouvido entupido, pingue nele algumas gotas de azeite morno. Deite-se por cinco minutos com a cabeça sobre o ouvido que não dói e depois vire-se para deixar o azeite escorrer para fora. (Não coloque nenhum líquido no ouvido se você suspeitar de tímpano perfurado!) Para dores de ouvido, embeba um chumaço de algodão em azeite e acrescente cinco gotas de óleo de lavanda. Deixe o algodão, sem apertar, no ouvido externo, até a dor diminuir.

Para prevenir queda de cabelo:

Massageie o couro cabeludo com azeite toda noite, por oito dias. Deixe o azeite agir durante o sono e retire-o, lavando a cabeça pela manhã. Para hidratar a pele Aplique diariamente em pontos secos ou estrias.

Azeite de oliva combate câncer de pele

O azeite de oliva pode prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer de pele. Um estudo realizado pela Kobe University, no Japão, revelou que a aplicação de altas doses do produto depois do banho de sol reduz os riscos de aparecimento de tumores. O azeite de oliva é rico em antioxidantes que neutralizam os efeitos provocados pela radiação ultravioleta. Ao diminuir a produção de radicais livres do corpo, os antioxidantes evitam o desenvolvimento de cânceres no organismo.
Os pesquisadores utilizaram ratos de laboratório para provar a eficácia do método. Os ratos eram expostos a sessões de bronzeamento artificial três vezes por semana. Metade deles recebia um banho com azeite de oliva cinco minutos depois de cada sessão. Ao final de 18 semanas, os que não eram banhados tinham uma série de tumores em desenvolvimento. Os outros demoraram mais seis semanas para apresentar algum sinal de câncer.
"Sugerir que as pessoas podem amenizar os efeitos do sol passando azeite de oliva no corpo não me parece científico", explica a diretora de programas clínicos do Cancer Research Campaing, Kate Law. Ela acredita que é impossível afirmar que o câncer pode ser prevenido apenas se realizando estudos com animais. "As pessoas estão tão ansiosas por um tratamento eficaz contra o câncer de pele que podem acreditar em qualquer história."

Obs: Essas dicas têm como objetivo complementar a orientação médica, não substituí-la. Antes de seguir qualquer recomendação procure consultar um profissional de saúde, que é a pessoa mais gabaritada para avaliar seus sintomas e recomendar tratamentos.