maio 26, 2007

Vegetarianos

DICAS

VEGETARIANOS

Estas são coisas comuns do dia a dia de quem já está integrado a uma alimentação que, não só é mais saudável, como também preserva princípios claros de proteção e harmonia com o que se come e se bebe:

- Os vegetais de um modo geral não podem ser jogados, ao ponto de ficarem machucados, pois, imediatamente depois, começará um processo de putrefação que, além de destruir a sua energia vital, a sua vida, pode destruir o alimento por completo.

- A temperatura alta do fogão, em muitos casos, pode ser nociva ao alimento, destruindo seus nutrientes.

- As cascas, folhas e sementes de alguns vegetais podem ser consumidas, como é o caso das cascas da cenoura, beterraba, abóbora, batata inglesa e doce, maçã, pêra, das sementes da abóbora, melancia, maçã, chuchu, e das folhas da cenoura, beterraba, couve flor, batata doce, abóbora, rabanete, dentre outras.

- Os grãos secos de feijões e cereais, quando deixados de molho, além de renderem mais tem as suas propriedades nutritivas aumentadas.

- Os alimentos crus são mais bem aproveitados quando comidos frescos e logo após de serem cortados.
Os alimentos cozidos são mais energéticos e melhor aproveitados quando comidos logo após de ficarem no ponto ideal de cozimento e antes de esfriarem, podendo ser mantida a sua temperatura, entre morna e quente, em banho-maria.

- Alguns vegetais podem ser cozidos inteiros e com casca, como é o caso do inhame, das batatas, dentre outros. Quanto mais cortados, mais nutrientes estes soltam na água do cozimento, e quanto mais água é utilizada, mais aumenta esta perda nutricional.
Em alguns casos esta água pode ser aproveitada, sendo que o ideal é usar o mínimo de água possível ou até nenhuma. Estes vegetais poderão ser cortados e até temperados após o seu cozimento e, desta forma, conservarão muito mais os seus sabores também, além dos seus nutrientes e energia.

Alimentos mais recomendados

Alimentos acidificantes e alcalinizantes


Para que o organismo funcione bem, a partir do equilíbrio dos componentes da alimentação, para que este aproveite melhor às vitaminas aumentando a resistência as doenças, uma boa parte das pessoas voltadas para a alimentação natural consomem mais alimentos que alcalinizam e menos alimentos que acidificam o mesmo.

Os alimentos que alcalinizam são:

Todos os alimentos frescos comidos crus, como todas as frutas (menos ameixa), a maioria das verduras e alguns legumes como cenoura,beterraba, pepino, rabanete, cebola, dentre outras.
Também a batata inglesa alcaliniza quando cozida e comida com a sua casca, a qual deve ser bem lavada.
Dos cereais, o painço também alcaliniza.
Das castanhas, as amêndoas, as avelãs e as castanhas do Pará igualmente alcalinizam.

Os alimentos que acidificam são:

Todas as carnes, ovos, leite e seus derivados, todos os cereais (menos o painço), principalmente o arroz branco, todas as farinhas, principalmente a branca,polvilhos, araruta e maizena, as castanhas (menos as amêndoas, avelãs e castanhas do Pará), todos os feijões e tudo o que contenha açúcares, inclusive mascavo ou preta, rapadura, melado e até mel de abelhas.

Os alimentos neutros são:

A manteiga de leite, os óleos vegetais, o gergelim e o levedo de cerveja.
Obs: Os alimentos crus, bem mastigados, protegem os dentes e as gengivas. A sua função é fornecer materiais (sais minerais e vitaminas) e energia, como também, limpar, purificar e alcalinizar de forma fantástica o ambiente da boca e todo o organismo, principalmente o sangue.

Utensílios usados na cozinha vegetariana

Apresentamos alguns dos utensílios mais utilizados na cozinha dos que adotaram as diversas formas de Alimentação Natural:

As panelas e frigideiras geralmente são de vidro, de aço inox, de ferro, de barro ou são porcelanizadas.
Evitam-se as de alumínio e as de teflon.
São também utilizados a Chapa de ferro fundido, as Colheres de pau, o pilão, o iquidificador e a máquina de moer cereais, da mesma forma que a escova, o sabão neutro ou de coco.
Lembramos que ao se utilizar panelas de alumínio o alimento deve ser retirado destas o mais rápido possível.