maio 06, 2007

A melhor idade

DICAS

Velhice ou melhor idade – depende do ângulo de visão


Envelhecer é um processo natural que começa a partir do momento que nascemos. Mas é bastante difícil encarar o fato de que já não temos o mesmo desempenho e disposição para realizar atividades que antes eram tão comuns. É quando o processo da velhice se acentua que temos a oportunidade de escolher: viver na saudade ou aproveitar essa etapa?

A escolha da opção pode ficar mais fácil se conhecemos as cinco fases da vida do ser humano: a infância, a puberdade, a adolescência, a juventude e a maturidade. Esta última começa entre os 35 e 40 anos, quando há uma diminuição dos hormônios sexuais. A partir dessa idade, as pessoas já precisam lidar mais diretamente com o amadurecimento.

E amadurecer não significa perder a jovialidade. Para mantê-la, especialistas orientam seguir três princípios para envelhecer com saúde e fazer da maturidade a melhor idade de fato:

• É na maturidade que a sexualidade pode ser desenvolvida com todo erotismo e sensibilidade sem a ansiedade da atividade sexual da juventude.
• As pessoas devem se divertir, manter as amizades, criar grupos de convivência.
• Fazer planos e aprender são ingredientes de uma receita de vida longa. Estar sempre pronto para mudar e aceitar as novidades do mundo.



Providências necessárias antes da viagem

É aconselhável marcar uma consulta médica antes da viagem.

Quem toma remédio deve levar a quantidade necessária de medicamentos para todos os dias da viagem.

Medicamentos para diarréia e prisão de ventre podem ser incluídos na mala, desde que indicados pelo médico particular.

Na hora de arrumar as malas, evite exageros — quanto mais volumes e maior o peso, maior também a dificuldade de carregá-los. Portanto, leve metade das roupas planejadas. mas não podem ficar de fora peças práticas, para lavá-las e reutilizá-las. Quanto aos sapatos, escolha os mais velhos e confortáveis. Sapatos novos, só se forem dois números maiores do que o seu tamanho. Uma pesquisa sobre a temperatura no lugar visitado ajuda a escolher as roupas adequadas. Consulte o site www.weather.com. Em geral, pessoas mais idosas sentem mais frio do que as jovens, porque a temperatura média do corpo tende a diminuir com o passar dos anos. Por isso, vale sempre a pena incluir um agasalho na mala. Para guardar tudo, escolha as malas de rodinhas, fáceis de transportar na falta de carregadores.

É conveniente levar um tapete de borracha antiderrapante, pois nem sempre os hotéis tem instalados barras de apoio nos banheiros.

Evite jóias e objetos de valor — se levá-los, guarde-os no cofre do hotel.

Não é bom levar muito dinheiro em espécie. Leve cheques e cartão magnético, para sacar dinheiro à medida que haja necessidade.

Não confie em pessoas estranhas na cidade de destino — no caso de alguma dúvida, peça ajuda para os funcionários do hotel.

Nunca saia sozinho pela cidade — procure sempre a companhia de alguém na hora dos passeios.

Um bom seguro de saúde também é obrigatório.

Outra providência é levar um estoque dos remédios para a viagem.

Quem usa cadeira de rodas ou andador deve levar seu próprio equipamento ou verificar com a agência de viagem se terá acesso a eles.

Alimentação

É recomendável uma alimentação leve, de preferência a base de carnes brancas, saladas e frutas.

Receitas exóticas também podem arruinar as férias. O melhor é sempre optar por temperos mais leves e alimentos cozidos, menos sujeitos à contaminação pela água.

No café da manhã, abuse dos cereais e frutas laxativas, como mamão, abacaxi e laranja.

Se for comer algum sanduíche ou lanche, prefira os mais naturais, para manter o nível de colesterol sob controle.

Beber muito líquido, com a idade, as pessoas tendem a perder a sede e se desidratam com mais facilidade, portanto não descuide, o ideal é tomar de 6 a 8 copos de água (suco, água de coco) por dia. Tomar muito cuidado com a qualidade da água. Beba somente água engarrafada, mesmo para os sucos exija que seja feito com água mineral e não exagere no gelado.

Quem sofre de diabetes deve optar pelos refrigerantes diet.

Cabe lembrar que deve seguir os conselhos do médico, pois cada pessoa tem a sua particularidade.

Evite problemas de saúde

Se for viajar de avião em um trajeto longo, caminhe pelo corredor a cada duas horas. Pessoas com problemas circulatórios precisam se exercitar ainda mais e beber muita água durante o vôo. Meias elásticas diminuem o desconforto e o risco de trombose.

Para combater o jet lag, causado pela diferença de fuso horário, procure entrar no ritmo do lugar visitado o mais rápido possível, comendo e dormindo na mesma hora que os moradores locais.

Poluição e altitudes elevadas são prejudiciais para os mais velhos ou os que sofrem de hipertensão, anemia, problemas respiratórios e cardíacos. Nesses casos, não exagere nas atividades físicas, no álcool e se alimente de pratos leves. Nos lugares muito frios, proteja a pele com hidratantes.

Em locais de clima quente, evite fazer esforço - com a idade, o organismo perde a habilidade de regular a temperatura interna com a do meio ambiente.

Cuidados com esportes radicais

Atividades como rafting, rapel, escaladas e saltos de pára-quedas exigem reflexo e condicionamento físico em dia. Com o passar dos anos, a capacidade de equilíbrio, a visão de profundidade e a audição se alteram, o que prejudica a prática dos esportes mais arriscados. A probabilidade de quebrar uma perna, principalmente para quem sofre de osteoporose, é grande, e a recuperação se torna mais complicada. Apesar disso, os organizadores desses passeios não proíbem a participação dos turistas da terceira idade. No máximo, pedem que assinem um termo de responsabilidade.

Descontos

No Brasil, idosos têm acesso livre ou a custo reduzido em museus. No transporte público, por lei, os maiores de 65 anos podem se deslocar dentro dos municípios sem pagar nada - basta apresentar o RG. Quanto a descontos em hospedagem, ainda são poucos os hotéis que adotam essa política, mas não custa nada solicitar um desconto.

No exterior, ônibus e metrôs cobram menos dos passageiros com mais idade, desde que eles morem na cidade. Já nos trens, os turistas pagam tarifas mais baratas, dependendo do país.

A Amtrak, nos Estados Unidos, oferece desconto de até 15% para maiores de 62 anos. Na Inglaterra, visitantes com mais de 60 anos têm desconto em museus e atrações turísticas. Mas isso não é regra em todo lugar do mundo.

Algumas redes de hotéis também oferecem tarifas mais baixas.

Cabe ressaltar que o desconto não é regra em todo lugar do mundo. Portanto, certifique-se na negociação do pacote.

Cruzeiros

A comodidade proporcionada pelos navios os tornam cada vez mais parecidos com resorts flutuantes. Num transatlântico, os passageiros só precisam desembarcar para passear nas cidades incluídas no roteiro, sem a chateação de fazer e desfazer malas. Restaurantes, bares, shows e lojas estão a bordo, a alguns passos das cabines. Também há várias opções de lazer e grandes chances de conhecer outras pessoas com os mesmos interesses. E tudo isso com segurança e a um custo calculado. Isso porque, da hospedagem às refeições, quase todas as despesas estão previstas no preço do pacote. Os navios ainda têm serviço médico 24 horas. Os da Royal Caribbean, por exemplo, contam com UTI e instalações para a realização de pequenas cirurgias. Os roteiros longos, ou em navios mais caros, tendem a atrair um público de faixa etária mais elevada. É o caso dos cruzeiros para o Alasca e o Norte da Europa. Porém, verifique a programação antes da viagem.

Qualidade de vida dos idosos depende de uma série de medidas. Adote-as

A preocupação com a qualidade de vida dos idosos aumenta à medida que melhores condições de higiene e avanços da medicina propiciam maior longevidade. Existem fatores ambientais e genéticos que explicam o crescimento da expecativa de vida, mas é certo que a vida urbana colaborou bastante com essa evolução, já que permitiu o acesso mais fácil à assistência médica e a melhores condições de moradia.

Mesmo assim, as famílias que têm idosos em casa precisam estar atentas aos cuidados que devem ser tomados para que eles tenham uma vida saudável, tais como prática de exercício,
alimentação saudável e lazer.

Alimentação adequada para um idoso

- Frutas, verduras, legumes frescos

- Pães, cereais, grãos, arroz, massa e feijões

- Leite e derivados

- Carnes brancas

- Evite enlatados, embutidos, frituras e grelhados. Prefira os alimentos cozidos ou assados e com pouco sal.

- Distribua as refeições em pequenas porções mais vezes ao dia.

- Frutas, sucos, chás, torradas e biscoitos, gelatinas e iogurtes, sopas leves são excelentes nutrientes.

Praticar exercícios físicos é essencial

- Caminhar, nadar, andar de bicicleta regularmente ajudam a manter o peso ideal

- O exercícios fortalecem a musculatura e dão mais equilíbrio.

- Fazem o sangue fluir melhor e facilitam a passagem do oxigênio para as partes do corpo.

Tenha cuidado com os acidentes domésticos

Como as crianças, organize a casa para evitar possíveis acidentes com os idosos. Veja como:

No quarto – Coloque luzes internas nos armários para facilitar a visualização das roupas. A cama deve ser mais alta do que as comuns – o recomendado é de 55 a 65 centímetros. Disponibilize uma poltrona para que o idoso possa vestir meias e calçar sapatos confortavelmente. Use adesivos fosforescentes nas paredes indicando o caminho a ser percorrido no escuro.

No banheiro – Piso antiderrapante e corrimãos dentro do boxe e ao lado do vaso.

Na cozinha - Luz adequada sobre a pia e o fogão. Utilize também piso
antiderrapante.

Na sala - Sofás e poltronas com altura de 55 a 65 centímetros, para maior facilidade de sentar-se e levantar-se. Disposição adequada de móveis, de modo a evitar mesinhas de
centro e tapetes soltos.

Nas escadas e corredores – Mantenha essas áreas bem iluminadas, com piso
antiderrapantes e, se possível, emborrachados.

Exercícios para fortalecer os ossos

Um programa ideal de atividade física para idosos deve ter exercícios aeróbios de baixo impacto, exercícios de fortalecimento muscular e outros para melhorar o padrão da marcha, o equilíbrio e os reflexos, a fim de diminuir a incidência de quedas e riscos da osteoporose.

Os exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas, corridas leves, dançar, jogar tênis, melhoram especialmente o condicionamento cárdio-circulatório, estimulam a formação do osso e previnem a reabsorção.

Exercícios com pesos leves, como na musculação, aumentam a massa muscular e a força dos músculos esqueléticos. Esta atividade é especialmente benéfica para os idosos porque melhoram a composição corporal – diminuem as gorduras e aumentam a massa magra. Esses exercícios também são mais seguros, porque os fatores de risco, como amplitude de movimentos, velocidade de realização, carga, freqüência e intensidade de treinamento podem ser controlados.

Já a natação e a hidroginástica são mais apropriadas para promover relaxamento global e manutenção da amplitude de movimentos do que para estimular a produção óssea.