maio 02, 2007

Como economizar tempo

DICAS

Como economizar tempo

Você é um daqueles que para conseguir fazer todas as coisas que precisa e gosta o dia teria que ter pelo menos 48 horas? Aprenda a se organizar e aproveitar todas as 24 horas do seu dia. Talvez não dê para fazer tudo, mas as coisas mais importantes não ficarão de fora!


1. Repense a sua vida. Veja quais são seus objetivos atuais e veja o que quer e pode dar prioridade: sua carreira, sua família, sua formação, seu lazer ou seu bem-estar. A partir daí, distribua seu tempo entre seus afazeres sem culpas ou angústias.

2. Anote em sua agenda tudo o que realmente precisa fazer. Divida seu tempo proporcionalmente e cumpra o horário.

3. Seja organizado. Arquive bem suas coisas para que você não perca horas procurando.

4. Saiba delegar tarefas. Muitas coisas podem ser feitas por seus
subordinados ou mesmo por familiares ou empregados em casa.

5. Ao começar uma tarefa importante, desligue tudo que possa causar interrupções - telefone, aviso de e-mail etc - e comunique aos colegas que não pode ser interrompido. Concentre-se até terminar o que começou e não deixe sua atenção se desviar.

6. Ao ser interrompido, já que muitas vezes as interrupções são
inevitáveis, tente voltar imediatamente ao trabalho, sem desviar a
concentração. Ataque um problema por vez.

7. Use mais o e-mail do que o telefone. Com isso você poupa tempo e consegue dar sua mensagem. Grave o seu endereço de e-mail em sua
secretária eletrônica. Assim, aqueles que querem se comunicar podem ir ganhando tempo e também economizando o seu.

8. Ao programar reuniões, certifique-se de que elas comecem e acabem na hora programada. No caso de reuniões não organizadas por você, deixe claro o seu tempo disponível junto ao organizador e ajude para que o grupo mantenha-se no foco das questões a serem discutidas.

Como não sabotar a sua carreira

Cuidado para não ser seu maior inimigo no trabalho. Saiba como se
valorizar.

1. Não se isole. Circule. Mantenha sua rede de contato com os colegas de profissão. Participe sempre de seminários, reuniões, almoços.

2. Continue estudando sempre. Não use a falta de tempo como desculpa. Reserve um tempo para seu aprimoramento técnico. Línguas, pós-graduação, cursos, etc.

3. Saiba administrar bem seus problemas pessoais. Não deixe para
resolvê-los no escritório.

4. Coopere com seus colegas. Saiba trabalhar em equipe. Empenhe-se ao máximo em um trabalho de equipe, mesmo se a idéia ou a liderança não forem suas.

5. Assuma seus erros. Quem faz, erra. Melhor encarar os erros de forma adulta e como uma lição do que fugir deles.

6. Peça aos seus superiores para aumentar as suas responsabilidades quando se sentir apto a isto. Cuidado apenas para não ir além de seu limite.

7. Proponha novas idéias à sua chefia.

8. Faça um plano de carreira para você mesmo. Planeje as posições que quer atingir e em quanto tempo.


Como saber o limite da privacidade no trabalho

Até onde a empresa tem o direito de se meter na sua vida? Veja como os especialistas de recursos humanos lidam com a questão.


1. Informe à empresa se você tem alguma atividade produtiva paralela, mesmo que não seja conflitante.

2. Como passamos a maior parte do tempo no trabalho e com o aumento do número de mulheres no mercado, é cada vez mais normal acontecerem relações amorosas no escritório. Não tem nada demais namorar um colega que não trabalha em uma área onde possa haver conflitos de interesse. Mesmo assim, avise sua chefia.

3. Não precisa prestar contas em relação a sua situação conjugal ou preferência sexual. Apenas não se envolva em nenhum tipo de escândalo.

4. Avise sua empresa se estiver passando por problemas financeiros ou pendências legais, isso evita surpresas desagradáveis e pode até abrir a possibilidade da empresa ajudá-lo a resolver o problema.

5. A empresa não tem o direito de exigir exames de Aids, gravidez ou toxicológicos. A iniciativa de contar tem que partir do trabalhador.

6. Não fume nos locais restritos. A empresa não pode impedir seus
funcionários de fumar, mas pode delimitar os locais.

7. Use a Internet de modo produtivo. Evite usar a Internet por lazer ou acessando sites polêmicos. Serviços tipo bancos on-line devem ser usados, pois economizam seu tempo.


Dicas

"Procure ter um relacionamento respeitoso tanto com os seus superiores como com os seus colegas de trabalho. Evite fazer comentários sobre os procedimentos de seus colegas ou superiores. Seja sóbrio na maneira de vestir. "