maio 10, 2007

Como economizar gás

DICAS

Dicas para Economizar Gás no seu Fogão com Segurança

No dia-a-dia, em muitas ocasiões, como conseqüência de nossos hábitos, desperdiçamos água, alimentos, luz, gás, gasolina e outros produtos necessários ao nosso bem-estar, causando impactos indesejáveis ao meio ambiente. Assim, precisamos refletir sobre o nosso comportamento, de modo que pequenas alterações de hábitos, arraigados em nosso cotidiano, possam contribuir para a eliminação dos desperdícios e a conseqüente redução dos seus efeitos indesejáveis.

Preservar a natureza é muito mais do que um modismo ou palavras de
ordem. Preservar a natureza é responsabilidade de todos. Eliminando o desperdício de recursos naturais não-renováveis, estaremos dando uma grande contribuição.

Nesta matéria, iremos enfocar o gás de uso doméstico, cuja utilização inadequada acarreta o desperdício não só do produto, mas também da energia necessária para produzi-lo. O desperdício de gás assume proporções ainda maiores se considerarmos os altos investimentos necessários para levar este gás até nossos lares.

É por meio de pequenas atitudes que podemos tornar o cotidiano mais saudável e seguro. Por isso listamos algumas dicas sobre a utilização racional e segura do gás, que, uma vez adotadas, contribuirão para preservar a natureza e reduzir os nossos gastos, sem qualquer prejuízo do nosso conforto e bem-estar.

Portanto mãos à obra. Não vamos ficar só falando e esperando que alguém faça alguma coisa. Basta cada um de nós dar uma pequena contribuição, para alcançarmos um mundo melhor.

Leia com atenção. Algumas dicas você deve conhecer, mas nunca é demais lembrá-las:

DICAS

1 - Durante o Cozimento, mantenha sempre bem tampadas as panelas, para aproveitar melhor o calor. Sempre que possível, utilize panelas de pressão, que, por cozinharem os alimentos em temperatura mais elevada, o fazem mais rápido e, portanto, consomem menor quantidade de gás.

2 - Use a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento, não o deixe na fervura mais tempo do que o necessário. Diminua a chama logo que se iniciar a fervura. Manter a fervura em fogo alto não apressará o cozimento do alimento, apenas fará com que mais agua evapore, gastando, portanto, mais gás.

3 - Use panelas de tamanho adequado para a quantidade de alimento que você vai cozinhar. Quanto maior for o tamanho da panela, maior será o tempo necessário para o seu aquecimento e, Consequentemente, do alimento.

4 - Utilize o queimador do fogão com tamanho adequado ao recipiente.
Para panelas grandes utilize o queimador maior; para pequenas e médias, utilize os queimadores menores.

5 - Quando estiver utilizando o fogão, evite a incidência de forte
corrente de ar sobre ele. Dessa maneira, você consumirá menos gás e evitará o risco de apagamento dos queimadores.

6 - Alimentos duros ou muito consistentes devem ser colocados de molho previamente. Assim, cozinham mais rápido.

7 - Só acenda os queimadores quando os alimentos estiverem prontos para ir ao fogo. Primeiro risque o fósforo, a seguir gire o botão e acenda imediatamente o queimador. Esse procedimento reduz o desperdício e aumenta a sua segurança. Se o seu fogão possui acendimento automático, só acione o interruptor após os alimentos estiverem sobre as trempes de seu fogão.

8 - As chamas de gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados. Aparelhos com queimadores sujos ou desregulados consomem mais gás. Mantenha-os sempre limpos, lavando-os suprimir em fervura de água e detergente.

9 - Evite o transbordamento de líquidos sobre os queimadores, pois além de ficarem entupidos, eles poderão apagar, criando uma situação de risco. Isso é comum durante a fervura de leite e o cozimento de macarrão.
Se ocorrer derramamento, limpe o queimador assim que ele esteja frio.

10 - Ao retirar a panela do fogão, apague o fogo imediatamente.

11 - Para acender o forno, siga esta seqüência: abra a porta do forno, risque o fósforo, gire o botão e acenda imediatamente o queimador.
Mesmo os fornos com acendimento automático só deverão ser acesos com a porta aberta. Nunca abra o gás sem ter á mão os fósforos. A demora em acender o queimador poderá provocar acúmulo de gás no forno. Se isso acontecer, gire o botão (fechando), ventile o ambiente até o cheiro passar e proceda conforme o roteiro acima.

12 - Após o acendimento do forno, verifique se o queimador está
completamente aceso.

13 - Evite abrir com freqüência a porta do forno quando ele estiver funcionando.

14 - Procure usar o forno para assar várias coisas ao mesmo tempo.
Otimize seu uso.

15 - Diminua a chama quando o forno chegar a temperatura desejada.

16 - Procure programar o horário de refeição dos seus familiares, de modo a evitar o reaquecimento dos alimentos. Após o cozimento, enrole as panelas em jornal ou coloque-as no forno, para manter os alimentos quentes por mais tempo.

17 - É recomendável regular e revisar seu fogão a cada ano, para sanar qualquer defeito que ponha em risco a sua segurança e para evitar um eventual desperdício de gás. Nunca use peças recondicionadas, substitua-as sempre por peças originais, solicite o serviço de assistência técnica autorizada pela ATLAS.

18 - Quando não estiver utilizando o fogão, mantenha fechado o registro de segurança do mesmo. Habitue-se a verificar, rotineiramente, antes de dormir ou ao sair de casa, se o registro de segurança do fogão está fechado.

19 - Na instalação do fogão á gás canalizado, utilize somente mangote flexível, constituído de alma metálica, com reforço externo em malha metálica trançada.

20 - Na instalação de botijão utilize somente mangueira de plástico transparente com tarja amarela, contendo a gravação NBR 8613 e o seu prazo de validade. O regulador também deverá possuir a gravação NBR.

21 - Só compre botijões com seu lacre de garantia de peso e
características do gás. Certifique-se que o lacre não esteja violado. Nunca aceite botijões danificados.

22 - Todo botijão em uso deve, preferencialmente, ficar do lado de fora da casa, não exposto ao tempo. Se não for possível, deverá ficar em local aberto e ventilado. Nunca coloque o botijão em compartimento fechado, como o balcão da pia.

23 - Num botijão de gás, parte do GLP (gás liquefeito de petróleo)
encontra-se no estado líquido e sua vaporização ocorre na medida em que o gás é consumido. Para o bom funcionamento do fogão e para evitar a ocorrência de graves acidentes, decorrentes de um eventual deslocamento do líquido até os queimadores, utilize o botijão sempre na posição vertical. Por isso, não deite o botijão.

24 - A cada troca de botijão, faça o teste da espuma, procedendo da seguinte maneira: aplique uma esponja embebida em água e sabão na conexão entre o regulador e o botijão. Havendo vazamento, aparecerão bolhas no local. Para sanar o vazamento, desenrosque a borboleta e repita a operação de instalação. Persistindo o vazamento siga o procedimento descrito abaixo (procedimento em caso de vazamento)

25 - Para sua segurança, não se esqueça de que cozinhas devem ter áreas de ventilação permanente. A janela deve possuir alguma(s) báscula(s) fixa(s), na posição aberta, totalizando 600cm2 de área livre. Na parte inferior da porta, deve se instalada uma veneziana com 200cm² de área livre ou ser feito um corte de 3,0 cm de altura (portas com 70cm de largura).

26 - Não deixe panela no fogo ou forno ligado para fazer outras coisas fora da cozinha. por esquecimento, corre-se o risco de queimar a comida ou de provocar um grave acidente.

27 - O gás é odorizado intencionalmente, para que seja acusada a
ocorrência de vazamentos. Assim, a ocorrência de cheiro de gás nunca é uma condição normal. Nunca utilize fósforos ou isqueiros para detectar vazamento, pois o gás acumulado em locais confinados pode provocar explosão.
Utilize espuma de sabão. Se houver vazamento, aparecerão bolhas no
local de aplicação da espuma.

Procedimento em caso de Vazamento

* Apague imediatamente qualquer chama que estiver acesa nas
proximidades.

* Não ligue nem desligue nenhum aparelho elétrico (chaves,
interruptores, etc.).

* Feche imediatamente o registro de segurança do fogão, interrompendo o fluxo de gás.

* Ao entrar no local, procure deixar uma pessoa na entrada,
observando-o. Em seguida, abra todas as portas e janelas que dão acesso da cozinha á parte externa da residência, para permitir o máximo de ventilação.

* Se o vazamento persistir, em caso de gás canalizado, feche o registro geral de gás da residência. No caso de botijão, retire-o, se possivél, para parte externa da residência, colocando-o em local que não ofereça perigo e onde o gás proveniente do vazamento possa se dissipar com facilidade. Pegue um pano encharcado de água e coloque-o sobre o ponto do vazamento.

* Entre em contato, imediatamente, com o serviço autorizado ATLAS, ou com a companhia distribuidora de gas.

ATENÇÃO ! GÁS É EXPLOSIVO.

LEMBRE-SE: Seguindo as orientações e dicas aqui apresentadas, você
poderá obter uma economia de gás de até 20% em sua residência. Economizar 20% no consumo de gás durante um ano equivale a ganhar dois meses a mais de gás.

Cuidados com seu fogão evita acidentes

Os fogões domésticos geram calor necessário ao cozimento dos alimentos através da combustão de um gás inflamável. Por isso, a existência de vazamento, por menor que seja, acabará preenchendo de gás todo o ambiente onde o fogão está instalado e qualquer centelha, faísca ou chama, provocará violenta explosão, colocando em risco a vida do usuário.

É importante estar atento à válvula reguladora que reduz a pressão de saída do gás, controlando automaticamente o fluxo desde o mínimo até o máximo consumo. Por isso, não havendo qualquer alteração no seu funcionamento significará maior economia com aproveitamento máximo do gás contido no botijão, com toda a segurança.

Pelo contrário, um fogão com a pressão de trabalho insuficiente ou
acima do especificado pelo fabricante, provoca consumo elevado de gás ou a queima rápida dos alimentos colocados para cozinhar.

Convém lembrar que, atualmente, os acidentes envolvendo o GLP em
residências, ocupam o primeiro lugar no ranking de atendimentos emergenciais (incêndios). Esse fato deve-se à falta de manutenção periódica nos produtos e de troca da válvula reguladora a cada 5 anos.

FIQUE ATENTO - A troca é motivada pelo tempo útil da peça, decorrente da fadiga mecânica de alguns materiais e/ou envelhecimento natural de outros, como o diafragma interno.

Para evitar qualquer problema, ligue para a concessionária de gás de sua cidade. Preparados irão fazer o teste de pressão e de vazão da válvula reguladora, com ferramentas específicas (manômetro) para este fim.