maio 18, 2007

Alimentos Termogênicos

DICAS

Alimentos Termogênicos

A simples introdução destes alimentos na dieta diária pode levar a perda de peso. Mas não pense que pode comer bolo de chocolate e depois um alimento termogênico para emagrecer, que não funciona. A base da alimentação deve ser pobre em gorduras e combinada a exercícios físicos. Segundo o especialista em nutrologia e medicina biomolecular, Dr. Sérgio Puppin, uma pessoa pode perder em média de cinco a dez quilos em três meses, se introduzir alimentos termogênicos diariamente e seguir uma dieta regrada.

São considerados alimentos termogênicos: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde e até água gelada.

Outros exemplos são as gorduras vegetais, gorduras de coco, produtos derivados de chocolate, Omega 3 e 6, CLA (Ácido Linolêico Conjugado). “Apesar de produzirem nove calorias por grama, não engordam, uma vez que o organismo os utiliza para construir e renovar suas estruturas, produzir hormônios e mensageiros químicos, e ativar o funcionamento do sistema elétrico. Por isso, ao serem ingeridos, esses alimentos aceleram o metabolismo e aumentam a queima de gorduras, o que proporciona a perda de peso” afirma o Dr. Sérgio Puppin.

Guia de dietas

Os alimentos são compostos por várias substâncias químicas conhecidas por nutrientes e que, em conjunto, são essenciais ao nosso corpo. Quando o alimento é ingerido, ocorre o processo de digestão, tendo como produto final os elementos que são absorvidos pelo organismo.

Para se ter uma boa alimentação, deve haver um equilíbrio entre qualidade e quantidade dos alimentos, fornecendo desta maneira todos os nutrientes acima citados, necessários para o bom funcionamento do organismo.

Para uma alimentação balanceada é fundamental ingerir pelo menos um alimento de cada grupo abaixo mencionados em cada refeição. As quantidades irão variar com as calorias totais estipuladas.

Existem três grupos diferentes de alimentos, cada um com uma função específica. São eles:

Construtores: fornecem proteínas, necessárias para o crescimento e reparação dos tecidos. Ex: carnes, leite, ovos e feijões.

Energéticos: atuam como "combustível" para o organismo. São aqueles alimentos que nos possibilitam andar, correr, pensar etc. Ex: óleos, macarrão, batata, pães, farinhas,doces, geléias, cereais etc.

Reguladores: é o grupo que fornece vitaminas e minerais, responsáveis por "regular" o funcionamento do organismo. Ex: frutas, verduras e legumes, exceto batata, mandioca, cará, inhame e mandioquinha.


Os nutrientes que ajudam na defesa do organismo

Por isso precisam ser incorporados à dieta grãos, frutas e hortaliças frescas (biorreguladores), nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras. E é bom que se evitem alimentos processados, gorduras e açúcares, além de refrigerantes.

Vitaminas e Minerais que ajudam o sistema imunológico

Vitamina C: frutas cítricas (limão, laranja, acerola e kiwi, por exemplo), vegetais verdes escuros (couve, brócolis e tomate.

Vitamina E: gérmen de trigo, arroz, óleos de soja, gema de ovos, vegetais de folha e legumes

Vitamina A: cenoura, abóbora, espinafre, melão e batata doce

Zinco: leite, aveia, ostra, frutos do mar, semente de girassol e cogumelo

Eles também devem estar na sua alimentação

Com propriedades benéficas para o sistema de defesa do organismo, outros alimentos também devem estar presentes nas refeições. Veja logo abaixo

Suco verde: que contenha clorofila, já que é rica em zinco, ferro e vitamina C. Um exemplo é o suco de agrião com laranja. Basta um copo (250 ml) por dia.

Iogurte: um copo diariamente. Estudos científicos mostraram que os lactobacilos, presentes no iogurte, recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Cogumelo shitake: possui lentinan, substância que tende a estimular a produção das células de defesa do organismo. É recomendável consumir esse cogumelo pelo menos uma vez por semana.

Alho: suas propriedades nutricionais funcionam para prevenir o câncer e as doenças cardíacas. Pode ser usado como condimento. Se preferir, consuma um dente de alho assado em forno comum ou no microondas.

Gengibre: fortalece o sistema de defesa do organismo. O ideal é consumi-lo antes das refeições para ajudar no processo digestivo. Pode ser usado em conserva com vinagre (bastante comum na culinária japonesa), na preparação dos pratos ou como chá, uma vez por semana.

Corpo modelado, firme e forte

Ativos lipolíticos, ativos drenantes e ativos restauradores da barreira cutânea. Esses três componentes são a base dos cremes modeladores destinados a auxiliar na boa forma do corpo. Eles ativam a quebra da gordura superficial, ajudam na eliminação do lixo que juntamos no corpo e restabelecem as condições de oxigenação e nutrição da pele.

A cafeína, a teofilina e a teobromina, por exemplo, se enquadram no que chamamos de ativos lipolíticos. São responsáveis por ativar o metabolismo dérmico das gorduras. Já os ativos drenantes estimulam a liberação de toxinas, ajudando a reduzir os edemas. Neste grupo estão os extratos vegetais como a centella asiática. Para completar, as vitaminas e os lipídios são os ativos restauradores da barreira cutânea, capazes de auxiliar na oxigenação e na reposição de nutrientes da pele, principalmente em regiões onde se instalam as tão temidas celulites.

Aqueles géis e cremes geladinhos, por conterem em sua composição cânfora e mentol, que são termo-ativos, também funcionam na modelação do corpo. Esses ingredientes abaixam a temperatura da pele e estimulam a circulação periférica, sem penetrar nela.