março 18, 2007

Proteção e Limpeza - Mar/18/2007

DICAS DE HOJE


PROTEÇÃO E LIMPEZA




MOBILIÁRIO ANTIGO EM MADEIRA

• Para proteger a madeira, no caso das peças escuras, use óleo de peroba, para hidratá-la, deixando-a brilhosa. Nas madeiras claras e porosas não é recomendável usar óleo de peroba poderá tingir a peça e manchá-la. Use, então, cera de carnaúba.

MOBILÁRIO CONTEMPORÂNEO

• Mesas, cadeiras e estantes exigem somente uma flanela para sua limpeza diária. Nada de óleos, produtos abrasivos, que podem manchar as peças, a maioria fabricada em poliuretano

ARMÁRIOS DE COZINHA, QUARTO E BANHEIRO

• Para peças em MDF e variações, aconselho-se a limpeza com pano levemente umedecido e sabão neutro. Jamais encharque as peças com excesso de água, pois assim elas ficaram danificadas de forma irreparável. De tempos em tempos, caso ocorra algum tipo de dano, chame seu marceneiro de confiança para reparos. Pacas em MSF laqueado, brancas, não devem ser limpas com produto químico que pode deixá-las amareladas e com manchas. Para remover manchas de gordura em fórmica ou BP (laminado de baixa pressão), a saída é usar uma solução de 50% de água e 50% de álcool.

CAMURÇA

• Deve ser limpa apenas com uma escova de cerda natural macia ou aspirador de pó, uma vez por semana ou quando necessário. A maioria dessas peças já vem protegida de fábrica com o uso de um produto impermeabilizante, com silicone. Líquidos derramados devem ser absorvidos imediatamente com pano ou papel absorvente, sem esfregar o local. Após secar naturalmente, escove de forma delicada com a escova, em seguida passe o aspirador de pó. Para retirar manchas chame um profissional especializado.

FIBRA NATURAL

• Os móveis com acabamento em fibra natural, em vime, ratam, sisal, bambu, juta devem ser limpos regularmente com espanador ou com pano seco e macio. Não utilize solvente, com tíner, aguarás ou removedores. E não exponha o móvel a luz solar e à umidade, eles são próprios para decoração interna. Os imitam as fibras naturais, os sintéticos, podem ser lavados com um pano úmido com sabão neutro expostos em varandas, sacadas, solariuns.

COURO NATURAL

• Em peças sintéticas em couríssimo ou courino, evite a exposição à luz do sol, pois pode provocar o surgimento de rachaduras. Manchas comuns devem ser retiradas, sem esfregar, com um pano de algodão branco levemente umedecido em uma solução de água e sabão neutro. Após a limpeza, retire os resíduos de sabão com um pano branco e macio levemente umedecido em água limpa. Deixe secar à sombra e certifique-se que o móvel está completamente seco antes de usá-lo. Líquidos derramados devem ser limpos imediatamente com um pano macio. Para remover produtos oleosos, coloque um pouco de talco sobre o local e retire o excesso com um pano seco e macio. Depois, limpe o local com um pano umedecido em água e sabão neutro. Não efetue a limpeza com produtos químicos como álcool, alvejantes, sabões concentrados, óleos, vinagres, que podem desbotar as peças. Esses móveis não são indicados para uso em áreas externas. De seis em seis meses, faça uma hidratação com pessoal especializado.

TECIDOS

Use uma escova de cerda natural macia ou aspirador de pó com ponta tipo vassourinha macia, uma vez por semana ou sempre que necessário. Observe as características de cada tipo tecido. Sedas, veludos, cheniles e linhos exigem impermeabilização e uso suave de um pano seco para retirar imediatamente qualquer líquido. Se apresentar mudança de cor ou retenção de poeira, mande lavar em empresas especializadas.

AÇO INOX

• Manchas devem ser retiradas com uma solução de produto de limpeza à base da amônia (sem cloro na composição) em água morna, na proporção de duas partes do produto para uma de água. Passe essa solução no móvel, no sentido longitudinal, sem movimentos circulares e, após a limpeza, retire o excesso do produto com um pano macio umedecido em água morna e seque bem. Ela deve ser rápida e uniforme para não surgirem novas manchas. Esqueça as esponjas de aço, os saponáceos e abrasivos, que podem riscar.

GRANITOS E MÁRMORES

• Não use alvejantes, ácido muriático ou qualquer outro material corrosivo. Use detergente neutro diluído em água, aplicado com um pano macio e umedecido em água.

ESPELHOS

• Caso estejam muito embaçados, passe um pedaço de jornal amassado, embebido em álcool. Finalize com outro jornal seco. Para tirar manchas de tinta, aplique, com um pedaço de pano, um pouco de vinagre aquecido. Para reavivar o reflexo do espelho, passe vinagre misturado com água, em partes iguais, e enxugue com flanela. Evite deixar o espelho exposto ao sol. A luz e o calor prejudicam, tornando-os turvos e escuros, com manchas irremovíveis. Antes de limpar, faça um teste numa pequena parte do objeto.

PINTURA EPÓXI, CROMADO, FERRO

• Retire o pó com flanela seca ou pano limpo, macio, levemente um umedecido, podendo empregar detergente neutro. Seque a seguir, evitando a ferrugem. Não use buchas ou produtos ásperos, abrasivos, que podem danificar a pintura, nem álcool ou produtos químicos que contenham solventes. Evite batidas, pois danificam a proteção contra ferrugem.

VIDRO

• Limpe pacas em vidro jateado, temperado com álcool e detergente para limpeza de vidros, ou usando pano limpo e macio. Não utilize produtos abrasivos. Em vidros com impressão, não use produtos com solvente ou com amoníaco. Evitar batidas que possam alterar a estrutura molecular do vidro.

BRONZE

• Evite usar produtos químicos como detergentes e amoníacos. Lave sempre com sabão neutro. Outros produtos podem manchar e mudar a cor da peça.

MÓVEL EXPOSTO AO SOL

• Use cera para carro com filtro solar. Para conservar a madeira, passe cera incolor pastosa com silicone, a cada 15 dias, para formar uma película protetora. Em móvel com laminado lascado, substitua a parte danificada ou aplique uma mistura de cola branca e serragem de madeira da cor do móvel. Se a tonalidade do móvel é intermediária entre o claro e escuro, use cera de abelha para tapar o furo.

MOFO E MANCHAS

• Evite o mofo com pedaços de giz colocados dentro de saquinhos de pano e distribua dentro do móvel. Para retirar cheiro e manchas, ferva um litro de vinagre e despeje em uma vasilha sem tampa, colocando-a dentro do guarda-roupas com as portas fechadas por até 3 horas. Após retirar a vasilha, passe um pano levemente embebecido no vinagre por dentro e por fora do móvel. Deixe-o aberto por várias horas para que seque bem. Para as manchas, lave-as com uma solução de água e água sanitária, na proporção 1 por 1. Depois retire a solução com água limpa e deixe secar.

PORCELANA

• Lave com água, sabão neutro e uma bucha suave. Quando houver alguma aplicação ( metal, pó de ouro, pinturas e decalques) passe apenas uma flanela, um banho rápido em água sem pressão e deixe secar em local seguro e ventilado.Evite tocar estas aplicações, o suor e a oleosidade natural das mãos podem manchar e estragar os detalhes. Nunca aplique produto químico. Nem detergentes de cozinha são recomendáveis, procure sempre sabão neutro.

CRISTAL

• Os lapidados devem ser lavados com delicadeza em água e sabão neutro e bucha suave. Nunca esfregue bombril ou palhas de metal, a peça pode se desgastar e arranhar. Em cristais que tiverem aplicação, como as porcelanas, limpe apenas com flanela macia e água corrente de baixa pressão.

MURANO

• Faça a limpeza com bucha suave, água e sabão neutro

ALABASTRO

• Os objetos de alabastro amarelados pelo pó ou pelo fumo ficarão limpos se lavados com água e sabão e depois com água pura. Em seguida, esfregue-os com um pedaço de camurça. Se as peças estiverem manchadas de gordura, limpe-as com talco ou essência de terebintina.

ESTANHO

• Use apenas sabão neutro e água morna. Para dar brilho passe um pano embebido em querosene e depois lustre com flanela seca.

PRATA

• Lave com água e sabão neutro. Em uma bucha macia, misture o sabão e o produto, para não desgastar a peça ou retirar o banho do metal. Produtos químicos não devem ser utilizados diretamente sobre uma antiguidade, o sabão e água diminuem o efeito deste desgaste. Depois de seca, se envolvida em papel de seda preto, ou em um saco de plástico, permanecerá com brilho por mais tempo. Para recuperar o brilho do faqueiro de prata, mergulhe os talheres por dez minutos numa solução de um litro de água fervente, uma colher de sopa de sabão em pó e duas colheres de amônia. Depois, lave-os na torneira em água quente e, em seguida, em água fria.

FUNGOS E CUPINS

• Madeiras novas devem ser protegidas com produtos específicos. Aplique-os em toda a madeira conforme indicação do fabricante. Há tintas próprias para mobiliários contemporâneo. Caso uma peça não tenha esse selo de segurança, use pincel, em todos os lados do objeto. Trabalhe numa área ventilada, longe de crianças e animais domésticos, proteja olhos, mãos e vias respiratórias. Ficar ao tempo é o principal fator para o aparecimento de grandes quantidades de fungos. Alta umidade e calor também colaboram. Além do empenamento das madeiras pelas constantes mudanças climáticas. A melhor solução para madeira expostas são os vernizes, fáceis de aplicar com pincel, isolam e protegem a madeira do tempo, acompanham a dilatação e retraças da madeira.

BROCA

• A indicação de que o lugar está tomado pelas brocas é o aparecimento de quantidades de areia e poeira (de madeira) junto ao objeto infestado. Depois que aparecem, dificilmente serão combatidas.