março 14, 2007

Dicas para viagens- Mar/14/2007

DICAS GERAIS DE VIAGEM

Viaje sempre tranqüilo, com o máximo de informação e o mínimo de preocupação.

ANTES DE EMBARCAR: PASSAPORTE

Em viagens ao exterior, o passaporte é o seu documento oficial de identificação. Todas as informações necessárias para tirar o seu estão disponíveis no site do Departamento de Polícia Federal: www.dpf.gov.br/passaporte.html.
A Polícia Federal é responsável pela emissão dos passaportes.

AUTORIZAÇÃO PARA MENORES

Se você ainda não completou a maioridade deverá ter em mãos uma autorização para embarque, assinada pelos seus responsáveis (pai e mãe). Essa autorização pode ser de próprio punho e deve ter firma reconhecida em cartório. Plantão para autorizações de emergência esta disponível 24 horas por dia e somente com a apresentação do bilhete aéreo.

VISTOS

O visto é um documento oficial fornecido pelo governo do país que você deseja visitar. Alguns países exigem que os visitantes tirem o visto em seu país de origem. Mesmo assim, em alguns casos, a apresentação do visto, por si só, não garante a entrada e o direito de permanência no país.

Para solicitar um visto, você deve procurar a orientação de seu consultor de viagens. Veja na tabela abaixo os principais países que exigem visto de cidadãos brasileiros.

VACINAS

Geralmente os cidadãos brasileiros não precisam se vacinar para viajar ao exterior. Mas existem alguns países que exigem, por exemplo, vacinação contra a febre amarela. Nesse caso, você poderá utilizar o serviço gratuito de vacinação, recebendo a aplicação 10 dias antes da sua viagem. Temporadas longas de estudo também podem exigir que você tome vacinas específicas e apresente sua Carteira de Vacinação válida e atualizada.

INFORMAÇÕES

Leia muito sobre o seu destino antes de embarcar. Converse com quem já foi. Surfe pela web atrás de dicas. Tenha guias especializados sobre o destino, conheça o clima, a cultura, os costumes e atrações, e assim, além de tirar o máximo proveito de sua experiência, você já começa sua viagem muito antes de embarcar.

E pode contar com a equipe de orientadores STB, todos com muita bagagem internacional e empolgação para ajudar.

DINHEIRO

É importante que você se planeje com relação às suas despesas no exterior. As formas mais seguras de levar dinheiro numa viagem internacional são cheques de viagens (traveller's cheks) e cartões de crédito e de débito internacional. Mesmo assim, é importante ter dinheiro com você, preferencialmente na moeda do país que você visita ou que seja fácil de ser trocada. Fazendo uma boa combinação entre estas formas de pagamento, e certificando-se de que alguém por aqui ficará responsável por pagar suas contas de cartão de crédito e checar constantemente se há fundos em sua conta corrente, você viaja mais tranqüilo e com a certeza de que terá como se virar no caso de qualquer emergência.

É aconselhável que você não ande com todo o seu dinheiro no bolso. Procure guardá-lo em cofres no hotel ou em lugar seguro se você estiver hospedado em uma casa de família, levando com você somente o necessário.

Caso precise trocar dinheiro ou travellers checks, prefira fazê-lo em bancos e casas de câmbio oficiais. Preste atenção às taxas cobradas, e nunca exiba uma grande quantidade de dinheiro em público.

SUA SAÚDE

Um problema de saúde no exterior pode estragar sua viagem, principalmente se você não contar com um bom plano de assistência médica internacional, pois os preços de uma simples consulta podem doer muito mais do que você imagina. O STB recomenda que você viaje sempre coberto com o ISIS, um dos melhores planos de assistência médica internacional do mercado, que oferece uma ótima combinação entre preço e cobertura.

Além disso, é importante que você prepare uma "farmacinha" com todos os remédios que você toma regularmente ou quando tem algum problema de saúde, pois, a exceção de antitérmicos e antiácidos estomacais, é praticamente impossível adquirir remédios no exterior sem uma receita médica.

FAZENDO AS MALAS

Lembre-se que malas e mochilas irão acompanhá-lo durante toda a sua viagem, e que, portanto, devem ser preparadas com muito carinho e cuidado. Informe-se sobre o clima e os hábitos do local que você vai visitar, e procure sempre preparar sua mala com antecedência, escolhendo as roupas e utensílios que você irá realmente precisar. Viaje leve, e não se esqueça de levar:
* canivete suíço
* caixinha de costura
* caixinha de primeiros socorros e medicamentos. Se você é usuário freqŸente de algum medicamento, leve-o em quantidade suficiente para toda a viagem
* caneta e caderninho de viagem
* walk-man
* livros dos quais você não terá pena de se livrar (pense bem, pois eles pesam e fazem volume)
* fita adesiva (faça seu próprio mini-rolo usando um lápis velho)
* rolinho de barbante, fio de nylon para pesca resistente ou corda de varal (podem ser usados em quebra-galhos, remendos e outras eventualidades)
* espelhinho
* relógio com despertador
* lista de telefones e endereços (lembre-se de atualizá-los antes de viajar!). Nunca tenha vergonha de entrar em contato com desconhecidos que um amigo indicou. No pior dos casos, você vai ter uma conversa telefônica sem graça. No melhor, terá hospedagem, refeições, companhia de um "nativo", ótimas dicas e quem sabe até uma nova amizade
* óculos escuros
* duas cópias xerox da passagem, páginas importantes do passaporte (aquelas com sua foto, nome, data de validade, número do passaporte e vistos) e comprovante de compra de traveller's checks. Deixe uma de cada aqui no Brasil, com algum parente, namorado ou amigo. O outro jogo deve ser deixado no fundo de sua mala ou mochila. Vai ajudar muito caso você venha a perder os originais
* mesmo que você não tranque sua mochila ou mala, leve um cadeado, pois ele poderá ser útil em alguns lockers de albergues, hotéis, aeroportos e estações (e lembre sempre de levar uma cópia da chave, a ser guardada fora da mala ou mochila)
* Identifique sua bagagem com uma etiqueta com o seu nome, endereço e telefone. É muito importante que toda a bagagem seja identificada, inclusive as sacolas e bolsas de mão.

DURANTE A VIAGEM

Quando estamos em um país estrangeiro é normal que muitas dúvidas apareçam e nem sempre sabemos qual a melhor maneira de resolvê-las. Por isso aqui vão algumas dicas para que você se saia bem na sua viagem ao exterior, evitando surpresas desagradáveis.

EMBARCANDO

Esteja certo de que você carrega todos os documentos de viagem em sua bagagem de mão. Não carregue bagagem de outros e nunca aceite transportar bagagem ou artigos de pessoas que você não conhece. As longas viagens serão mais confortáveis usando roupas soltas e sapatos confortáveis. Tente não comer em excesso e tome muito líquido, de preferência não alcoólico.

SEGURANÇA


Sempre se preocupe com suas bolsas, carteiras, pacotes e malas. Os problemas com extravio são geralmente causados por descuido. Evite pedir aos outros que tomem conta de seus pertences; ninguém gosta de fazer isso, além de ser perigoso. Não leve objetos como jóias e dinheiro na mala despachada.

Guarde cuidadosamente seu passaporte durante a viagem, e carregue-o sempre com você, pois ele será seu único documento oficial de identificação no exterior. Lembre-se de tirar duas cópias, deixando uma aqui e outra em sua bagagem. Se você o perder ou caso ele seja roubado, entre imediatamente em contato com o Consulado Brasileiro mais próximo para providenciar um novo documento.

Durante a viagem, esteja sempre alerta aos batedores de carteira, principalmente em lugares de muito movimento, como estações de metrô, trem e ônibus, aeroportos e boates. Fique alerta com a aproximação de pessoas que você nunca viu e que se mostrem por demais simpáticas pelo fato de você ser estrangeiro. Ande com seu dinheiro em local seguro, de preferência na cintura.

Caso você seja roubado, o seu procedimento deve ser o seguinte:
* Reportar o ocorrido ao posto policial mais próximo
* Com a ocorrência em mãos, e as cópias dos documentos, comunique o acontecido ao Consulado Brasileiro
* Com a ocorrência policial e o documento de seguro dos travellers checks, vá ao banco ou companhia emissora
* Caso seja o seu cartão de crédito, ligue para a central do cartão imediatamente para que este possa ser bloqueado. Antes de sair do Brasil, não se esqueça de solicitar o número da central do seu cartão de crédito nos locais para onde você está viajando.

PONTUALIDADE

No exterior, principalmente na Europa e Estados Unidos, os horários são rigorosos. Preste sempre atenção aos horários de jantar, cinemas, teatros, museus, partidas de avião, trem ou ônibus. Evite transtornos desnecessários.

GORJETAS

Não há uma regra específica para dar gorjeta. É um ato pessoal baseado na qualidade do serviço que você recebeu. Em muitos países, as contas de hotéis e restaurantes incluem uma taxa de serviço. Quando o serviço não é incluído na conta, uma gorjeta de 15% a 20% é comum. Os motoristas de táxi geralmente recebem de 10% a 15% de gorjeta. De maneira geral, use o bom senso e dê aquilo que você considera justo pelo serviço recebido, sem grandes preocupações quanto ao protocolo.

PASSAGEM AÉREA


No mínimo três dias antes de seu retorno ao Brasil, confirme na companhia aérea a sua reserva e marque seu assento. Se você não o fizer, sua reserva pode ser cancelada. Guarde junto com a cópia do seu passaporte, uma cópia da passagem. Caso você perca a passagem, tenha a cópia em mãos ao entrar em contato com a companhia aérea. Lembre-se que em alguns aeroportos internacionais cobra-se uma taxa de embarque no aeroporto e que, às vezes, ela deve ser paga na hora do embarque. Certifique-se antes de chegar ao aeroporto e lembre-se de guardar a importância necessária.

COMPRAS

Nunca compre nada sem exigir recibo. Caso você precise fazer uma troca, tenha sempre o recibo em mãos. Lembre-se que a legislação do Brasil tem variado em relação aos limites de bens que você pode trazer do exterior. Procure se informar antes de sua partida sobre os tipos de produtos, quantidade e valor que você pode trazer sem ter que se preocupar com pagamento de impostos.

RESTITUIÇÃO DE IMPOSTOS PARA TURISTAS

Em alguns países, turistas têm direito a receber de volta o valor referente ao imposto sobre os produtos adquiridos. A isenção vale para mercadorias como roupas, eletrodomésticos ou perfumes, que serão trazidas para o seu país. Ficam fora do programa os custos com hospedagem e alimentação. Você deve sempre perguntar se existe a possibilidade de reembolso do imposto antes de fazer a compra. O procedimento varia de acordo com o país. Normalmente, o turista deve apresentar seu passaporte na própria loja no ato da compra, que irá fornecer um formulário com o carimbo da loja e o valor da taxa a ser devolvida. Você poderá entregar este formulário em um departamento específico no aeroporto. Em alguns casos, você poderá receber o dinheiro no próprio aeroporto em moeda local ou receber o cheque posteriormente em seu endereço no Brasil.