março 08, 2007

Conservação de Bebidas- Mar/08/2007

DICAS


Cuidados e Conservação de Bebidas














Para se conservar fresca por mais tempo qualquer bebida que é aberta, tampe a garrafa, guardando na geladeira de cabeça para baixo.

Aguardente

Conhece-se sua boa qualidade quando, ao sacudir a garrafa, o rosário (anel de bolinhas que se forma à superfície demorar para se desmanchar. Caso contrário, a aguardente ê de qualidade inferior. Uma aguardente, assim como o conhaque, não pode ser guardada por muito tempo em garrafa, pois, ao invés de envelhecer, ela se degenera.

Batidas

Na maioria das batidas de aguardente é essencial que se incorpore o sumo da casca do limão, para assim "quebrar a dureza" da bebida. Isso se obtêm amassando ou espremendo a casca do limão.

Champanhe

As garrafas de champanhe, assim como as de vinho, que irão ficar guardadas por muito tempo, deverão permanecer deitadas, até o seu uso. Isso evitará que a rolha resseque e apodreça, o que prejudicaria ou inutilizaria os bebidas.

Vinhos

Saiba que vinhos tintos são degustados à temperatura ambiente, com carnes e aves; os brancos, gelados, acompanham peixes e crustáceos; e os roses são servidos de preferência com assados, embora acompanhem perfeitamente qualquer prato.
O vinho verde acompanha pratos fortes. Este vinho não pode ser envelhecido.

Chope

De maneira alguma poderá ser guardado, pois, não sendo pasteurizado como a cerveja, a fermentação é contínua e sua degeneração e rápida.

Cerveja

Uma cerveja deverá permanecer em temperatura aproximada de 4C, para que não fique choca.

Bebidas engarrafadas gaseificadas

Essas bebidas devem ser guardadas em lugares frescos, longe de qualquer calor, do sol e de agitação,e pois estes elevariam a pressão, podendo provocar uma explosão. As bebidas enlatadas não oferecem esse risco. Não deixe de abrir um refrigerante ou uma cerveja com medo de desperdiçar o restante da garrafa, pois poderão ser tomadas tranqüilamente, porque o que sobrar se conservará com o gás até mesmo por uns dias. Para isso, em vez de recolocar a tampinha na garrafa, introduza no gargalo o cabo de uma colherinha de café) de aço inoxidável e guarde logo em seguida na geladeira; ela substituirá a tampinha e deverá ser conservada até que o conteúdo acabe.