junho 17, 2009

Cebolas

A cebola é uma hortaliça de bulbo. Existem vários tipos de cebolas. Delas, as roxas têm o sabor mais suave. Das brancas, mais comumente encontradas em feiras e supermercados, conhecemos vários formatos. De qualquer maneira, escolha sempre as que estiverem bem secas e firmes, sem brotos e as cascas brilhantes.

Há também a cebola fresca, que, por ser nova, ainda não possui casca e é ótima para ser comida crua, em saladas. Pequenas, as cebolas para picles têm o tamanho de bolas de gude e devem ser conservadas em vinagre.

As chalotas ou echalotes também são menores que a cebola comum, de formato oval e sabor mais delicado, utilizada, principalmente, na culinária francesa. É um pouco mais difícil de ser encontrada.

Guarde-as em lugares ventilados, frescos e escuros, assim, durarão muito mais tempo.

Antes de usar a cebola, você deve cortar a parte seca, da raiz e toda a casca e picá-la da maneira pedida pela receita. Se for usar menos de uma cebola e sobrar um pedaço, embrulhe-o em plástico filme e conserve na geladeira para uso posterior.

Obs: A cebolinha ou cebolinha verde é uma erva aromática e compõe, junto com a salsa, o maço de cheiro verde, que se adquire nas feiras livres e supermercados.