junho 01, 2009

Café

Dentro dos frutos da coffea arabica, esconde-se um verdadeiro tesouro: suas sementes, que, depois de serem torradas, moídas e sofrerem infusão, transformam-se no tradicional cafezinho, indispensável à mesa dos brasileiros. O café já foi a principal riqueza nacional, sendo até hoje produto de exportação.

Com o processo de torrefação, o café perde seus ingredientes nutritivos e concentra a cafeína que lhe concede propriedades estimulantes, que age sobre o sistema nervoso central. Seu uso é contra-indicado para pessoas nervosas e para crianças pequenas. Há, no mercado, importados, cafés descafeinado, porém, mais difíceis de encontrar.

Há vários tipos de café, classificados de acordo com sua qualidade e sabor. Escolha o seu preferido experimentando-os. Ao comprar, verifique se estão com os pacotes íntegros, bem fechados, pois perdem o aroma, quando expostos ao ar. Se não consumi-lo em quantidade significativa, compre aos poucos, para que não envelheçam antes do uso. Depois de abrir o pacote, guarde o pó em lata, pote ou vidro bem fechado, em lugar fresco, podendo ser na geladeira. Ao servir-se do pó, cuide para que a colher esteja seca e limpa.

A proporção correta para fazer café é de uma colher de sopa para cada xícara de chá de água. Um litro de água e 5 colheres de sopa de pó de café rendem de 8 a 10 cafezinhos. Cuide para não deixar a água ferver, desligue o fogo assim que começar a levantar fervura, pois, se ferver demais, prejudicará o sabor.