março 20, 2009

Moda Indiana





A gente vai fazer uma viagem cultural muito colorida e cheia de significados. É uma viagem inspirada nos figurinos da novela Caminho das Índias.
O Mais Você foi a uma loja bem tradicional de roupa indiana. Quem ajudou a conhecer esses trajes que fazem sucesso foi o casal Marcy e o Mukesh . A Marcy é brasileira. Já Mukesh é indiano.
Mukesh veio para o Brasil há 30 anos e hoje tem restaurante e loja de produtos indianos. Os dois disseram que o sári, por exemplo, revela muito da sociedade indiana. Ele esconde as partes que a mulher não pode mostrar: pernas, ombros e colo. Já a barriga, pode ficar de fora.
Vestir o sári é quase um ritual. Anthima, uma indiana que vive há seis anos no Brasil, começa prendendo a ponta do tecido na cintura do saiote e dando uma volta completa na cintura. O saiote e a blusa tipo top são fundamentais na composição do sari.
A saia tem que ser bem justa é importante porque senão a sari pode cair.
Outra peça indiana famosa é a pachimina. A pachimina no Brasil virou sinônimo de xale.
Como por lá ninguém usa casaco ou jaqueta, são as pachiminas que protegem as mulheres do frio e ainda alegram o visual.
Mas nem todas as mulheres podem usar cores na Índia. As viúvas só usam roupa branca e você sabe que são viúvas porque estão com roupa branca, sem maquiagem ou jóias.
Outro detalhe importante é o capricho com os sapatos e bolsas, que seguem a mesma linha da roupa e acompanham os bordados dos trajes.
A vaidade da mulher indiana não está no corpo, e sim na vestimenta, na quantidade de joias que usa e no trato dos cabelos.