março 31, 2009

Aprenda, passo-a-passo, a fazer maquilagem em mulheres orientais

Na hora de se maquilar, a mulher oriental deve ter atenção especial, pois possui traços diferentes das ocidentais
Para ficarem mais bonitas, as mulheres usam a maquilagem visando realçar o que têm de melhor e amenizar os pequenos defeitos do rosto.

A regra da maquilagem é igual para todas as mulheres, independentemente da raça, segundo Regina Passini, supervisora da Marcelo Beauty: "Durante o dia, a maquilagem deve ser mais discreta e natural e, à noite, mais intensa. As cores devem harmonizar-se com a roupa ou acessório mais próximo ao rosto".

Acompanhe o passo-a-passo da maquilagem oriental, ressaltando que todo produto ou creme para o rosto deve ser aplicado na testa, nariz, queixo, maçã e colo, com movimentos circulares ascendentes (de dentro para fora), massageando toda a musculatura, prevenindo a flacidez.


Preparando a pele


1º passo - Demaquilante

Mesmo sem estar maquiada, é importante passar, com algodão, um demaquilante para limpar a pele, principalmente nas sobrancelhas e nas pálpebras, onde mais se acumulam sujeira e resquícios de cosméticos. Essa região deve ser limpa com movimentos suaves, pois a pele é muito sensível.

2º passo - Emulsão de limpeza

Aplique uma emulsão para desobstruir os poros e eliminar tudo que fica acumulado na pele. É uma limpeza mais profunda. Enquanto espalha o produto, faça massagem no rosto.



Após a massagem, faça uma "luva" com lenço de papel e passe suavemente para retirar os excessos.

3º passo - Loção Tônica

Tonifique o rosto, com algodão, para controlar a oleosidade. Fazer compressas com o produto ajuda a disfarçar olheiras e bolsas.

4º passo - Hidratante

No rosto, é importante passar um hidratante para controlar a oleosidade. Atenção com a região dos olhos! Por ser muito sensível, use o dedo mais delicado (o anelar) para pontilhar o produto nessa região, com leves toques. O hidratante ajuda a suavizar as linhas de expressão e olheiras.

5º passo - Bloqueador solar

O bloqueador é o mais importante para proteger a pele e evitar o surgimento de manchas causadas pela exposição ao sol. Aplique, todos os dias, com movimentos circulares ascendentes.


Fazendo a maquilagem

1º passo - Corretivo

Passe o corretivo, de tom parecido com o da pele, na região das pálpebras e linha dos lábios para disfarçar olheiras, bolsas e linhas de expressões mais acentuadas. Espalhe suavemente, com a ajuda de uma esponja.

2º passo - Base

A base protege e deixa a pele mais bonita. Aplique um pouco de base no rosto.




Espalhe o produto com uma esponja. Passe base também nos lábios para ajudar a fixação do batom.

3º passo - Pó facial

Para deixar a pele mais bonita e uniforme, com uma textura aveludada, aplique o pó facial e espalhe com uma esponja.

Tire os excessos com a ajuda de um pincel, sempre com movimentos de cima para baixo.

4º passo - Correção de sobrancelhas

Para deixar a sobrancelha ainda mais bonita, escolha uma sombra de tom próximo e, com um pincel, passe levemente para disfarçar qualquer falha.

Para assentar a sobrancelha, passe um gel para pentear ou rímel incolor.

5º passo - Sombra

Sombra iluminadora - Para dar ilusão de olhos maiores, passe a sombra em toda a pálpebra (parte inferior da sobrancelha até a parte superior do olho) com o pincel. Tire os excessos dos cantos para não ficarem caídos.

Pó compacto para dar profundidade - Para as orientais que não têm a saliência do nariz (região entre os olhos), é indicado passar um pouco de pó compacto entre o nariz e a maçã do rosto, subindo em direção aos olhos.

Sombra escura - O tom mais escuro deve combinar com a cor da roupa ou acessório mais próximo ao rosto. A oriental deve passar a sombra fazendo cantos arredondados.

6º passo - Marcação do olho

Com um pincel, passe um pouco de sombra escura nos cílios inferiores, para marcar o olhar.

Passe também lápis escuro ou branco na raiz do cílio inferior. Lembre-se: o branco dá a ilusão de aumentar a região.

7º passo - Delineador

Na oriental, o delineador deve ser aplicado na forma de um retângulo, com o canto externo mais largo que o interno.

8º passo - Rímel / Máscara para cílios

Para dar curvatura e alongar os cílios, o rímel preto (mais escuro) deve ser passado primeiro nos cílios superiores com movimentos de cima para baixo e de baixo para cima. Dica: dê uma "tremidinha" ao passar o rímel, para os cílios não ficarem espetados.

Nos cílios inferiores, passe o rímel marrom (tom mais claro, para não salientar as olheiras).

9º passo - Blush

Para dar um ar mais saudável, passe blush nas maçãs do rosto (área indicada na foto).

Com o pincel, passe tons rosa ou marrom, que são básicos.

10º passo - Batom

Contorne os lábios com um delineador de cor neutra ou próximo ao tom do batom a ser usado.

Com um pincel (que fixa mais e não deixa excessos), passe o batom escolhido. Se preferir, misture brilho ao batom e crie cores novas, deixando os lábios mais destacados.

11º passo - Pó iluminador

Para finalizar a maquiagem, com um pincel, aplique pó iluminador na parte inferior do olho para dar leveza.

No rosto todo e colo, passe um pó iluminador com brilho para ficar com a pele radiante. Agora, já está pronta para qualquer ocasião.