agosto 08, 2009

Cozinhando Feijão

Isso, sempre, vai depender da quantidade de feijão que deseja cozinhar, da qualidade do feijão, do tempo que ele se manteve estocado e se o deixou ou não de molho em água e por quanto tempo.
Partiremos da premissa que duas xícaras de chá de feijão sejam suficientes para seu consumo e que irá utilizar-se da panela de pressão. As quantidades de água serão as seguintes, para um grão de médio tempo de estocagem:
- se não o colocar de molho, antes, para 2 xícaras de chá de feijão, use 5 xícaras de chá de água.
- Se o tiver colocado de molho por, pelo menos 2 horas, utilize 4 xícaras de chá de água.
Nunca coloque sal no feijão, na água do cozimento, entretanto, o bicarbonato de sódio (1/4 de colher de chá) pode apressar o cozimento, porém é só uma questão de opção, não é essencial. Se quiser, pode temperar a água com 1 folha de louro, como tempero, ou com carnes a seu gosto, como bacon ou lingüiça.

Normalmente, não se encontra em livros esta informação pois os depende de são muitos. No livro, Comer Bem, conhecido como Dona Benta, é sugerido, para 3 xícaras de chá de feijão, mais ou menos 2 litros de água, para cozimento em caldeirão comum. Só estamos colocando essa dica, devido ao grande número de e-mails que recebemos a esse respeito. Normalmente, a prática é que vai ensinar quanto utilizamos.

Nunca abandone o seu feijão cozinhando para sair de casa ou muito menos, para dormir. O cheiro do feijão queimado passa, até, para os móveis.

Obs.: O tipo de feijão, influencia na quantidade de água utilizada. Os mais macios, como o feijão fradinho e o azuki, levam menor quantidade de água, pois cozinham em menos tempo.