setembro 02, 2007

Sistema Alimentar dos Vegetarianos










O que seria uma alimentação vegetariana saudável?

Essa alimentação:

- Inclui bastante frutas e hortaliças frescas.

- Contém pouco açúcar e poucos alimentos refinados e industrializados.

- Não inclui gorduras hidrogenadas nem gorduras trans (encontradas em muitas margarinas e massas produzidas com farinha branca).

- Inclui pouca gordura animal saturada e poucos óleos vegetais (como óleo de milho e óleo de algodão).

- Inclui mais água e menos refrigerantes; mais batata assada e menos batatinha frita; mais cereais integrais e menos produtos feitos com farinhas refinadas.

- Sempre que possível, é preparada com alimentos orgânicos locais.

- Não inclui MSG (Ajinomoto), adoçantes artificiais (aspartame), conservantes artificiais, corantes ou outros aditivos químicos.
_____
Fonte: Earth Save News, inverno 2004, p 3

Campanha"Coma menos carne" lançada por Jonathon Porrit

Estamos comendo carne demais. Esquecemos do nosso próprio bem, da sustentabilidade do planeta e do bem estar dos animais.


















Vocabulário:

Vegetarianismo é o sistema alimentar dos vegetarianos (partidários da alimentação exclusivamente vegetal).

Vegetarismo é o sistema alimentar dos vegetaristas (vegetarianos que admitem certos alimentos de origem animal, por exemplo o leite, o queijo, o ovo).

Os veganos não consomem qualquer produto de origem animal (nem leite, ovos, mel) e também não utilizam produtos feitos com couro, lã, seda e cosméticos que contenham ingredientes animais ou tenham sido testados em animais.

A saúde do cérebro

Consumir hortaliças ajuda as pessoas idosas a conservar boa memória e diminuir o risco de Alzheimer. As mulheres acima de 60 anos que comem regularmente mais hortaliças crucíferas (brócolis, couve flor) e folhas verdes (alface e espinafre) mostram maior vivacidade em testes que medem a memória, maior habilidade verbal e atenção quando atingem os 70 anos — elas sofrem menor perda de sua capacidade mental.
O efeito dessas hortaliças se deve certamente ao seu teor em antioxidantes e vitamina B. (Malcom R., Vous et votre témoignage santé, nº13, setembro 2004)


Doenças cardiovasculares e alimentação

As doenças do coração e dos vasos sangüíneos representam, na França, 30 milhões de consultas, 10 milhões de dias de hospitalização, 100.000 paradas de trabalho, ou seja, uma carga financeira estimada em mais de 10 bilhões de euros por ano!
No entanto, pesquisas científicas cada vez mais numerosas mostram que essas doenças são essencialmente devidas à um excesso de alimentação e uma alimentação demasiada rica em proteínas animais, que ficam depositadas nos capilares e nos tecidos. O excesso de proteína aumenta a carga ácida no organismo e a concentração de cálcio na urina.
É evidente, que outros fatores também contribuam: o abuso do sal de mesa, a falta de exercício físico, o estresse emocional e mental, o abuso de alimentos cozidos (e, portanto, desprovidos de enzimas e de vitaminas naturais) etc. A boa notícia é que cada um pode — livrando-se dos mitos propagados pelas indústrias alimentícias e descobrindo os recursos de uma alimentação vegetal, viva e variada — proteger-se contra as doenças invalidantes ou curar-se, se já estiver afetado. (Santé Nouvelles, fevereiro de 2003)