setembro 11, 2013

Lagosta à thermidor



Ingredientes

3 lagostas (350g de carne)
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
meio litro de leite
4 colheres (sopa) de vinho branco seco (50ml)
200 g de champignons aferventado ou em conserva
4 gemas
1 pitada de pimenta-do-reino branca
meia colher (sopa) de sal
200 g de queijo prato ralado
1 lata de Creme de Leite 

Modo de Preparo

Cozinhe as lagostas em água fervente com sal por aproximadamente 15 minutos. Escorra-as, abra-as, retire toda a carne e corte em pedaços. Reserve. Aqueça a manteiga e doure a farinha. Junte aos poucos o leite e o vinho branco, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os champignons e deixe o molho tomar consistência. Desligue o fogo e adicione as gemas, a pimenta, o sal, metade do queijo e o Creme de Leite NESTLÉ®, misturando bem após cada adição. Unte um recipiente refratário e disponha camadas alternadas de lagosta e creme. Polvilhe o restante do queijo ralado sobre a última camada de creme e leve o prato ao forno médio alto (200°C) por aproximadamente 15 minutos para gratinar. Sirva a seguir.

DICAS:

Querendo servir a lagosta na própria casca, corte-a depois de fervida, segurando-a com o dorso voltado para baixo, separando as duas metades no sentido do comprimento e batendo a lâmina da faca com o martelo.
Congelamento:
Se desejar, congele esta receita pronta, sem levar ao forno. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 2 meses. Para descongelar, deixe-a de véspera em geladeira. Leve ao forno para gratinar.
Microondas:
Não recomendamos o preparo desta receita em microondas, pois o resultado final não é satisfatório.