abril 03, 2013

Como limpar a tela do notebook sem riscá-la


A maioria dos fabricantes vendem o computador com uma flanela especial de higienização. “Essas flanelinhas são especiais para a limpeza de superfícies frágeis. São suaves, molinhas e deslizam com cuidado na tela, removendo poeiras e as sujeiras”
Mas caso o seu aparelho não venha com essa flanela, você pode limpar com um paninho de algodão. “O ideal são panos neutros, sem desenhos ou detalhes que podem riscar a tela. Prefira flanelas de algodão e que sejam bem macias”
Jamais utilize produtos de limpeza caseira. Esqueça o álcool, acetona, detergentes e até mesmo desinfetantes, pois a química pode comprometer o LCD. “A pessoa nunca pode aplicar nenhum produto de limpeza que não seja recomendado pelo fabricante”
Existem produtos especializados que são encontrados nas próprias lojas de aparelhos eletrônicos. “Esses produtos limpam com facilidade e não prejudicam a retina do seu computador. Mas é preciso usá-los com cuidado e não aplicar em excesso. O ideal é seguir as orientações contidas no verso da embalagem”
Antes de limpar, é preciso observar se a tela está manchada com os dedos ou se é simplesmente poeira. “Se for só a poeira do dia a dia, limpe suavemente com um paninho seco, se não, você corre o risco de arranhar a tela. Caso for gordura dos dedos, o produto especialmente feito para telas e computadores é a melhor solução”
O recomendado também é que se desligue o computador para fazer a limpeza. O aparelho não deve estar quente do uso e deve estar longe de fios ou correntes elétricas. “Ele deve estar totalmente desligado e frio”, lembra a estudante.
Fique atento também aos objetos pontiagudos que podem comprometer a tela do seu notebook. “Nada de limpar com esponjinhas ou outros materiais que podem ter alguma pedrinha ou algum sólido misturado. Isso com certeza riscará a sua tela”
Dúvida muito comum nos leitores é se a higienização pode ser feita com produtos de limpeza de vidros. Os especialistas respondem: jamais. “Nunca deve utilizar os limpadores de vidros, pois a tela é muito frágil e pode comprometer todo o aparelho”