- Se a sua cortina for de boa qualidade, isto é, de um material resistente, pode ser lavada diretamente na máquina de lavar, o que torna o processo mais rápido.
- No caso da cortina já estar com sinais de mofo, você pode aplicar uma solução com água sanitária diretamente nas áreas atingidas ou deixá-la de molho no produto misturado com água e sabão. Depois disso, enxágue-a completamente, se quiser, utilize vinagre para neutralizar e deixe secar.
- Para evitar que o tecido da cortina fique enrijecido, passe um pano com uma solução de água morna misturada com gotas de óleo mineral.
- Quando for deixar de molho, você pode colocar a mesma medida de sabão de bicarbonato de sódio e na hora de enxaguar, acrescente algumas gotas de vinagre branco para neutralizar e eliminar os resíduos de sabão e alvejante.
- Sempre que o banheiro for usado, evite deixar a cortina enrolada, estique-a completamente para que ela possa secar no próprio varão reduzindo a umidade natural do ambiente.
- Não deixe de descuidar do varão e dos trilhos da cortina, principalmente se eles forem de ferro, que podem enferrujar. Sempre que for retirar a cortina para lavar, limpe o varão com o produto de sua preferência, já os trilhos devem ser lavados e secados completamente.
Seguindo essas dicas, suas cortinas vão durar muito mais tempo, seu banheiro ficará limpo e a sua família protegida da ação de bactérias.