outubro 31, 2007

ÁGUAS AROMATIZADAS

DICAS





O Verão se aproxima e as mudanças da natureza nos convidam a um espírito de renovação. Os sabores, cores e perfumes da nova estação fazem sua estréia e despertam uma sensação de frescor e suavidade. Nosso paladar não fica imune às variações climáticas e acabamos também procurando degustar coisas mais fresquinhas e leves, talvez buscando uma espécie de revitalização. A sensação de frescor primaveril, que nos convida a encher a casa de flores, a ver o mar, a caminhar num parque ensolarado, acaba refletindo também na cozinha.
Piqueniques e petiscos à beira da piscina servem como inspiração. Até a ida à feira parece ficar mais gostosa e colorida. São os legumes e frutas da temporada embelezando e perfumando o ar. É nessa época que aparecem as mais suculentas frutas e as verduras e os legumes estão mais frescos.

Nessa estação, normalmente trocamos os pratos fortes e calóricos do inverno por saladas, sucos e receitas leves, e as refeições ficam mais coloridas e delicadas. É uma forma de saborear a primavera! É a época ideal para desintoxicar o corpo, farto das calorias do inverno. E uma ótima dica são as águas aromatizadas naturalmente, pois são ao mesmo tempo hidratantes, diuréticas, e portanto, favorecem a eliminação de toxinas, além de ser uma forma de experimentar sabores inusitados. Dependendo da maneira como são servidas, podem ainda ser parte da decoração.

Apesar de as águas aromatizadas não serem muito populares por aqui, em outros lugares são velhas conhecidas e vêm de longa data, originalmente com outros usos. Águas aromatizadas com rosas, laranja e anis eram usualmente degustadas em festas, em razão das restrições ao álcool contidas no Alcorão. Os egípcios, gregos e romanos utilizavam águas aromatizadas nas refeições para ajudar na limpeza das mãos, uma vez que ainda não utilizavam talheres. Servida em tigelas, a água era aromatizada com flores e ervas e considerada indispensável para os comensais limparem os dedos. Apesar de hoje ainda ser usada para o mesmo fim, a água aromatizada também pode ser deliciosa para o consumo.

Confira algumas dicas de preparação para celebrar o verão, aromatizando água filtrada ou mineral (de preferência adicionando cubos de gelo) por aproximadamente 1 hora com:


- galhos de uma ou mais ervas de sua preferência (alecrim, manjericão, sálvia...);

- limões e/ou laranjas variados - em metades, quartos, rodelas, ou até mesmo fazendo espirais com as cascas;

especiarias de sua preferência (cravo, anis-estrelado, canela em pau...);

- legumes fatiados ou em espiral, com a casca (pepino, abóbora, abobrinha...). Embora pareça estranho, os sabores ficam muito sutis e percebemos somente no retrogosto, uma delícia!

- pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com um pouquinho de água de rosas, encontrada em lojas de produtos árabes e grandes supermercados;

- misture alguns dos itens acima (espete cravos-da-índia no limão ou na laranja, misture ervas ou gengibre com especiarias...);

- use recipientes transparentes e aproveite o belíssimo visual como parte de decoração da mesa, ou de um bar ou aparador. Com certeza, fará um enorme sucesso.

Dica:Além da água, você pode aromatizar cubos de gelo com ervas, lembrando que o sabor deve combinar com a bebida em que o gelo vai ser colocado.