julho 06, 2007

Doces - Parte 1

Chantily

Para preparar chantily, use sempre creme de leite fresco (deve estar bem liquido) ou então o longa vida especial para chantily (não esqueça de verificar o prazo de validade).

- Creme de leite em lata não vira chantily.

- Para bater bem, o creme de leite deve estar gelado, Só tire da geladeira na hora de usar.

- Para bater use batedeira elétrica ou então o liquidificador.

- Bata o creme até que ele esteja cremoso e mantenha sua forma quando você levantar as pás da batedeira.

- Não bata demais, corre o risco de virar manteiga. Não bata de menos, pois fica sem consistência.

- Acrescente açúcar quando terminar de bater.

- Num dia muito quente, para manter a consistência do creme, dissolva 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor em 1 colher (de sopa) de água e junte ao creme já batido.
Mexa bem e terá uma boa consistência.


Para fritar bolinhos

Para fritar sonhos ou bolinhos, também conhecido por bolinhos de chuva, veja como obter os melhores resultados:

- Quanto mais gemas utilizar na massa, manos gordura vão absorver quando fritar. Se deixar a massa descansar por 1 a 5 minutos antes de fritar, vão absorver menos gordura. Vire freqüentemente enquanto estiver fritando para evitar que rachem no óleo.

- Acrescente algumas fatias de batata crua ao óleo para evitar que os bolinhos fiquem queimados.

Pudim

- Ao colocar a fôrma sobre a assadeira com água, tome cuidado para que a água não transborde e acabe molhando o pudim. O ideal é usar uma fôrma com tampa.

- A forma de pudim deve ser caramelada.
Prepare o caramelo primeiro, queimando o açúcar e depois, molhando-o com um pouco de água, deixando em fogo brando até que derreta bem.

- Só desenforme o pudim quando estiver frio. Para não quebrá-lo, mergulhe o fundo da forma em água quente, vire sobre o prato em que vai ser servido e bata de leve para soltar.

Mais dicas

- Caso a sobremesa tenha ficado muito doce, é só colocar uma pitada de sal. Outra solução é acrescentar uma colher de vinagre.

- No preparo do arroz-doce misture o açúcar, o leite e os demais ingredientes somente após o cozimento do arroz. Isso evitará que ele fique duro.

- Desenforme o pudim cobrindo a forma com um pano úmido. Assim o vapor não sai e fica mais fácil tirá-lo.

- Desenformar gelatinas ou mousses é muito fácil: mergulhe em água quente e vire sobre o prato. Bolos e pudins só desenformam quando frios.

- Quando você precisar descascar grandes quantidades de maçãs para fazer doces, experimente deixá-las durante alguns minutos em água fervente. as cascas se soltarão com maior facilidade.

- Quando a receita indicar creme de leite batido, primeiro bata e depois meça a quantidade. E se a receita pedir creme de leite azedo, é só pingar algumas gotas de limão ou vinagre que o creme azeda.

- Para que as maçãs não se desmanchem quando você assá-las no forno, experimente furar com um garfo em toda a sua volta: isto evita que elas percam a forma natural.

- Se você não acerta bem o ponto de uma calda e ela acaba se açucarando, experimente colocar, quase na hora de retirá-la do fogo, meia colherinha de manteiga. Assim, você poderá ficar sossegada que a calda não açucara.

- Para evitar que o doce de leite talhe, adicione um pouquinho de manteiga sem sal e bata bastante até ligar novamente.