fevereiro 22, 2009

PARA LAVAR

Recomenda-se durante a lavagem, não friccionar fortemente a roupa sobre a pedra do tanque ou com escova, pois essas práticas desgastam a superfície do tecido, afetando, consequentemente, a uniformidade das cores. Não utilizar água sanitária (ou outro produto a base de cloro), pois esta prática, além de enfraquecer o tecido e as linhas de costura, provoca descoloramento. Caso a roupa apresentar-se impregnada de sujeira ou manchas de óleo, graxa, etc., é recomendável deixá-la ensaboada (de molho), na sombra por algumas horas, para permitir que a sujeira desprenda-se normalmente, sem aplicar o friccionamento agressivo. Em roupas coloridas, não utilizar alvejantes com branco óptico. Utilizar sabão em pó neutro ou produto específico para cores. Para secagem da roupa ao sol, recomenda-se que a mesma seja feita pelo lado avesso. Para retirada de manchas especiais (específicas) faca:

Anti-transpirante

Coloque o avesso da mancha sobre um papel toalha e com uma esponja esfregue a mancha com um solvente para limpeza a seco. Deixe secar e enxágüe. Coloque a roupa de molho num balde, usando 1/2 dosador de sabão em pó, em 10 litros de água por 30 minutos. Lave, usando o ciclo normal com a dosagem recomendada. Se possível use água quente. Seque em ambiente com boa iluminação.

Batom

Coloque a roupa de molho num balde, usando 1/2 dosador de sabão em pó, em 10 litros de água por 20 minutos. Lave normalmente. Enxágüe.

Carvão

Coloque de molho com 1/2 dosador de sabão em pó, em 10 litros de água, por 30 minutos, e esfregue levemente. Lave em ciclo normal esfregando a área manchada, se necessário. Se a mancha permanecer visível, repita o processo. Enxágüe.

Cera de Vela

Retire o excesso de cera cuidadosamente usando uma faca sem corte. Coloque a área manchada entre folhas de papel-toalha e passe com o ferro quente. Substitua freqüentemente o papel para absorver mais cera. Sobre folhas limpas de papel-toalha e com uma esponja embebida em solvente para lavagem a seco, remova os resíduos da mancha. Deixe secar. Enxágüe antes de colocar na máquina de lavar. Se ainda houver traços do corante da cera lave novamente, usando um alvejante seguro. Lave normalmente com seu sabão em pó.

Chocolate

Coloque de molho a roupa manchada com 1/2 dosador de seu sabão em pó em 10 litros de água, por 30 minutos. Lave normalmente. Se a mancha ainda permanecer visível, repita os passos 1 e 2. Enxágüe Seque num ambiente com boa iluminação.

Cosméticos

Coloque de molho com 1/2 dosador de seu sabão em pó, em 10 litros de água, durante 30 minutos. Lave normalmente usando a dosagem recomendada de sabão em pó.

Ferrugem

Aplique suco de limão e sal sobre a mancha. Seque à sombra por 10 minutos. Se a mancha ainda estiver visível, aplique mais suco de limão com sal e torne a secar à sombra. Coloque a roupa de molho durante 20 minutos usando 1/2 dosador de seu sabão em pó, em 10 litros de água, esfregue levemente. Lave no ciclo normal usando a dosagem recomendada. Enxágüe.

Giz de Cera

Coloque a roupa de molho durante 1 5 minutos e esfregue, sem detergente. Prepare uma solução de sabão em pó (1/2 dosador em 10 litros de água), deixe de molho durante 20 minutos e esfregue levemente. Lave normalmente. Enxágüe.

Goma de Mascar

Aplique gelo, para endurecer a goma da mancha. Raspe cuidadosamente com uma laca sem corte, removendo o máximo possível de goma ou adesivo. Com uma esponja embebida em solvente para lavagem à seco retire os resíduos da mancha. Enxágüe. Lave normalmente com seu sabão em pó. Se permanecer um pouco do corante da goma de mascar repita o processo.

Graxa

Aplique talco na área manchada e deixe agir por 10 minutos. Remova com uma espátula. Coloque a roupa de molho em um balde com uma solução de 1/2 dosador de seu sabão em pó em l0 litros de água, durante 20 minutos. Depois esfregue. Para manchas intensas repita o molho. Lave, usando o ciclo normal, com seu sabão em pó.

Mostarda

Coloque de molho a roupa manchada num balde, durante 30 minutos, usando 1/4 de dosador de sabão em pó em 5 litros de água. Lave normalmente, esfregando levemente. Se a mancha continuar visível, repita o processo. Enxágüe. Seque ao sol.

Óleo de Motor

Aplique um pouco de glicerina com uma toalha felpuda sobre a área manchada. Isso reduzirá o risco do óleo se espalhar ou penetrar mais no tecido. Coloque de molho por 30 minutos em 10 litros de água com 1/2 dosador de seu sabão em pó. Enxágüe, com bastante água quente. Lave em ciclo pesado. Se a mancha continuar, repita o processo. Enxágüe. Seque ao sol

Urina, Vômito, Muco e Fezes

Coloque a roupa de molho, usando 1/4 de dosador de seu sabão em pó em 5 litros de água, durante 30 minutos. Lave, esfregando levemente. Se a mancha ainda estiver visível, repita o processo. Enxágüe. Seque ao sol.

Sangue

Mancha Recente

Enxágüe a mancha em água corrente.
Deixe de molho por 30 minutos, numa solução de 1/2 dosador de seu sabão em pó, em 10 litros de água Enxágüe e repita o processo
Seque em ambiente com boa iluminação.

Mancha Seca/Antiga

Raspe ou esfregue para retirar o máximo possível do sangue seco.
Deixe de molho em um sabão em pó com enzimas (1/2 dosador de sabão em pó, em 10 litros de água), por 1 hora.
Lave normalmente.
Se a mancha ainda estiver visível, repita o processo.
Enxágüe.
Seque num ambiente com boa iluminação.

Suor

Umedeça a mancha amarelada ou a mancha antiga e coloque de molho numa solução com 1/4 de dosador do seu sabão em pó em 5 litros de água.
Lave com 1/2 dose de seu sabão
OBS.: Se o suor mudou a cor do tecido, aplique vinagre sobre a área manchada e enxague bem.

Tinta de Caneta

Muitas manchas de tinta como canetas hidrocor e marcadores de texto, são removidas com produtos de lavanderia. Se o procedimento padrão descrito abaixo não der o resultado desejado, tente usar o procedimento especial. Tinta de caneta esferográfica, algumas canetas com tinta permanente e tintas liquidas geralmente são removidas com mais facilidade usando-se solventes.
Coloque a área manchada de molho em leite quente, de 10 a 15 minutos. Substitua o leite quente, repetindo o molho até que a maior pane da tinta tenha saido do tecido.
Enxágüe bem em água corrente.
Ponha de molho, num balde durante 15 minutos, usando 1/2 dosador de seu sabão em pó, em 10 litros de água.
Lave normalmente com na dosagem recomendada.
Enxágüe.

Tinta de Parede

Trate as manchas de tinta enquanto ainda estiverem úmidas. Muitas tintas, incluindo látex, acrílica e tintas á base de água, em geral não são removidas com facilidade depois de secas
Enxágüe em água quente para fazer a tinta sair do tecido.
Lave com seu sabão em pó usando a dosagem recomendada, em ciclo pesado. Consulte as instruções de uso para muita sujeira, na embalagem de seu sabão.


Simplicidade e' regra

A moda para o início do milênio chega com tecidos de alta tecnologia, confortáveis e com caimentos perfeitos. O homem da nova era quer praticidade e conforto na hora de vestir-se, lógico, sem abrir mão da elegância. O traje social pode ser tanto clássico, como despojado, mas sempre harmônico. Para isto, cria-se uma combinação perfeita entre o costume, a camisa e a gravata, podendo-se com um toque sutil, revelar bom gosto e modernidade. Uma das dicas mais preciosas que os especialistas dão é preferir os chamados tecidos tecnológicos, que não mancham, não amassam e são mais confortáveis. O kit básico do executivo é composto de dois ou três ternos (um azul-marinho, um cinza e um cáqui) e camisas claras, brancas e azuis. Dois sapatos sociais - pretos e marrons - e cinco gravatas nos tons dos ternos completam o guarda-roupa formal. Para a sexta-feira, o melhor é apostar na segurança de uma calça marrom ou cáqui, que combina com um arco-íris de cores de camisas. 'Evite os tons berrantes e outros modismos, sempre muito arriscados'

* CAMISAS

As camisas com punho simples (abotoado) são mais comuns hoje em dia, em que nem todos utilizam abotoaduras. Camisas com punho duplo, para utilizar abotoaduras, são sem dúvida, as mais elegantes, e devem ser usadas com paletós em tons mais escuros para permitir que as abotoaduras tenham destaque. Camisas em tecido xadrez – Marcado e escuro, quando usadas com paletós, estes deverão ser lisos.

* ABOTOADURAS

As abotoaduras estão de volta e agora com status de jóias aos punhos dos bem vestidos. Feitas de ouro, prata e outros materiais raros, elas podem custar muito caro. Pela própria necessidade de camisas especiais com punho duplo, que não são facilmente encontradas e, geralmente, têm de ser feitas sob medida, elas ficaram estigmatizadas como acessórios extremamente formais. Não é o caso. Isso é um mito. Usar abotoaduras é mais fácil do que todo mundo pensa. Além de ser chique, é sofisticado e distinto, afirma Márcio Bisetti, gerente da Montblanc. Um conselho: não esqueça de combinar a cor da abotoadura com a do relógio.

* COLARINHOS

O colarinho clássico, com uma entretela rígida e barbatanas, é o mais presente em todos os guarda-roupas. Já o colarinho italiano, ou francês como alguns o denominam, é um colarinho de largura maior que permite um nó de gravata mais encorpado. Para saber que colarinho é mais adequado para você, pense que essencialmente, todo reside em uma estratégia simples: acentuar o positivo e eliminar, ou ao menos inimizar, o negativo. O equilíbrio e a proporção serão a referência; por exemplo, quanto mais volumosa seja a pessoa, maior deverá ser o colarinho e sua gravata e vice-versa. Os homens de rosto redondo ou oval devem optar por um colarinho de ponta mais longa para alongar seu perfil. Os homens de rosto longo ou magro devem suavizar as linhas verticais com colarinhos mais curtos e angulares.

* GRAVATAS

O quesito gravata é extremamente simples, mas faz muita gente errar feio. A gravata representa a imagem de quem a usa, portanto é um elemento muito pessoal no caráter formal. Repare em alguns princípios básicos. Em termos de largura o meio termo é o ideal, nem muito largas, nem muito finas. Entre quatro e cinco dedos de largura na base, é a largura correta. A largura da gravata equivale à largura da lapela de seu paletó. A largura mais clássica regula entre 8,5 cm. E 9,5 cm. no comprimento, deve ser longa o suficiente para chegar até o cós da calça, sem ultrapassa-lo. Você pode harmonizar a cor da gravata em função da cor do paletó utilizando uma solução monocromática, onde a cor do paletó define a cor da gravata, num esquema de tom sur tom ou ainda usar cores complementares porem contrastantes. Desenhos, cores, padrões, são perigosos; se você não for um artista, fuja dos excessos. Nada de estampas exageradas, brilhos e cores vivas. Uma gravata lisa rosa choque não combina com nada. O ideal são as padronagens sóbrias e neutras como azul marinho, por exemplo. Muitos homens, por exemplo, tendem a vestir gravatas com fantasias sóbrias e fundos escuros, transmitindo um senso de confiança. Outros, que desejam transmitir uma imagem mais arrojada e criativa, escolhem uma peça mais moderna e impactante. Gravatas com estampas engraçadinhas há muito perderam a graça esqueça-as. Quando você der o nó da gravata procure deixar a ponta na altura da fivela do cinto, não ultrapassando a mesma nem a deixando mais curta. Combinações - Paletó azul, cinza ou preto combina com gravatas bordô ou cinza mas não combina com gravatas marrons, bege ou verde Paletó marrom não combina com gravatas azuis, cinzas ou vermelhas, o indicado são gravatas em tons marrons, amarelo ou bege. Como passar gravatas? Se isso for necessário regule o ferro elétrico de acordo com o tecido da gravata. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas. Estire a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido. A Associação Médica Britânica (BMA, na sigla em inglês) recomendou que médicos não devem usar gravatas e nem jalecos, pois, como essas roupas raramente são lavadas, representam um considerável risco de contaminação para os pacientes por infecção hospitalar.

Dicas Rapidas - Evite: Gravatas com cores berrantes e metalizadas; Gravatas que ultrapassem a fivela do cinto; Gravatas muito largas, mais parecendo babadores.

As boas gravatas - As que dão os melhores nós: são 100% seda ou 100% lã, inclusive as de crochê.As gravatas são cortadas no sentido enviesado do tecido. Para certificar-se da sua qualidade, experimente enrolar a gravata bem firme em torno da mão. Se o tecido repuxar, entortar então é porque foi mal cortada. A qualidade é suspeita...

COLARINHOS X GRAVATAS: Colarinho com botões: pede um nó de gravata menor; Colarinho com as pontas abertas: deixa espaço para um nó de gravata mais importante; Colarinho com presilha: mantém a gravata mais alta.

LEMBRE-SE: Nunca prenda a gravata por dentro da calça. Nem deixe que ela empine acima de sua barriga.

* PRENDEDOR DE GRAVATA

Os prendedores de gravata transmitem elegância e conforto. Eles ajudam a manter a gravata bem alinhada à camisa e ao corpo. Prendedor de gravata, com design moderno e muita praticidade, é um acessório opcional que deve ser preso na camisa e cerca de 20 centímetros acima da ponta da gravata ou ao nivel do primeiro botão do paletó. Hoje o brilho dos prendedores ou abotoaduras não estão em evidência por isso adquira peças no dourado ou prata de preferência em material fosco que é visto como atual e sofisticado.


* TERNOS E PALETÓS

Tradicionalmente o nome terno remete a um conjunto de três peças: paletó, colete e calça. O nome correto, muito embora desconhecido e nunca empregado, da dobradinha calça e paletó usada no dia-a-dia, é costume. O modo de vestir deve ser sempre conservador. O paletó deve cair perfeitamente nos ombros. O paletó deve acabar na altura da perna onde baterem as pontas dos dedos das mãos. O punho deve ultrapassar a ponta da manga do paletó cerca de 1 a 1,5 cm, ficando cobertas as abotoaduras ou o botão do punho da camisa. Os ternos devem ser em cores sóbrias. Idependentemente da formalidade ou informalidade dos ambientes, para não cometer gafes, conheça o significado da cores: o preto inspira autoridade; o cinza, respeito; o azul marinho detona seriedade; o bege e o cáqui, maior proximidade; o marrom, humildade; as cores vivas, extrema proximidade, e os tons pastel, fragilidade. As cores indicadas são bege e cinza para o dia podendo derivar para o creme, marrom, ou verde musgo claro, já o preto fica destinado para a noite ou solenidades públicas, e azul marinho para qualquer horário. Não use terno claro depois das seis da tarde. Devem retirar-se todas as etiquetas do traje. Os ternos tradicionais são os de três botões. Os de dois e quatro botões e o clássico jaquetão entram e saem de moda antes que se possa perceber. Os ternos risca-de-giz, xadrez e príncipe-de-gales estão em alta: Terno em Príncipe de Gales – Tecido em fio tinto xadrez discreto formado por pequeno pied de poule - traduz um estilo esporte formal, nunca presente em ambientes financeiros; Paletó 2 botões – Muito usado pelos americanos, antes visto como paletó esportivo, hoje está presente também nas coleções que atendem aos homens de negócios. Somente o botão superior deve ser fechado; Paletó 3 botões – Versão mais clássica de paletó, ideal para o ambiente de negócios, devendo ser fechados os dois botões superiores;

* SMOKING

Smoking, também denominado dinner jacket pelos ingleses, é um paletó formal por excelência. Geralmente em preto ou azul bem escuro para inverno, utilizado com camisa branca, gravata borboleta preta e sapatos pretos;

* FRAQUE

Casaca ou fraque inteiro (paletó preto ou mescla com abas longas atrás e calças listradas quando o noivo vestir assim);

* MEIO-FRAQUE

Meio-fraque (paletó mescla escuro, calças listradas em tons de cinza usados com colete em tecido acetinado, camisa branca e plastron ou gravata comprida cinza) usados com camisas claras.

* CALÇAS

Os bolsos traseiros devem ser suficientes para caber a carteira. Sem sobrar e sem faltar. Os bolsos frontais devem ter tamanho adequado para colocar as mãos sem abrir e sem mostrar o forro. Os bolsos militares (cargo) devem ser proporcionais em tamanho de quem usa. Baixinhos devem cuidar não só o tamanho (médio, nunca grande nem pequeno) mas também o posicionamento, quanto mais altos, melhor o efeito. Os botões devem abrir o suficiente para vestir a calça confortavelmente, a costura deve ser bem feita em linha, no tom exato do tecido, a não ser em calças jeans. O transpasse do fecho tem que ser perfeito até o cós. As costuras laterais devem cair retas do cós até a bainha. Se desabam para a frente, é sinal que o modelo foi cortado fora do fio do tecido e para isso não tem solução. As costuras não podem ter franzidos. As bainhas devem ter um mínimo de cinco centímetros para a bainha comum e o dobro para bainhas italianas. Calças sociais devem ter a bainha com pontos invisíveis ou virada à italiana. Os baixinhos devem evitar bainhas viradas, até mesmo nos jeans. Calças esportivas devem ter as bainhas feitas na máquina com a costura na mesma cor usada originalmente.

* CINTOS

Os cintos clássicos devem ser os mais discretos possíveis, com pequena fivela que não chame muito a atenção. Os cintos devem ser estreitos, com largura entre 2,5 e 3 cm. A cor ideal do cinto deve combinar com a cor do sapato. Os cintos esportivos podem ser mais ousados, com destaques e fivelas mais aparentes. Eles podem ser confeccionados em vários materiais e texturas.

* SUSPENSORIOS

Ideal para fixar calças de pessoas gordas e barrigudas, por baixo do colete. A maneira correta de usá-los: Use sempre os suspensórios com calças de pregas soltas - nunca com calças justas ou de cintura baixa. Os suspensórios são pouco usados atualmente, e as calças vêm com alças para os cintos. Usar cinto e suspensórios ao mesmo tempo é um erro crasso, já que ambos servem para "segurar" as calças. Se o homem prefere manter as calças em posição com o uso de suspensórios, deve usar um cinto folgado para ocupar as alças, ou então mandar removê-las, ou encomendar calças a um alfaiate, sem esse detalhe. Os modelos mais elegantes são os lisos ou com listras verticais. Os mais tradicionais são feitos de raiom (um tipo de seda artificial); O acessório permite a circulação do ar entre o cós das calças e a camisa - uma boa pedida no calor; Use-os só com camisas sem bolsos; Combine-os com a gravata, e não com a calça ou a camisa. Não misture estampas. A regra é: suspensórios estampados com gravata lisa, suspensórios lisos com gravata estampada. E vale frisar, não o utilize junto com o cinto e nunca com roupas a rigor.


* MEIAS

Com terno ou com blazer, tanto podem ser da cor da calça (azul marinho, cinza, bege) quanto da cor do sapato (marrom ou preto). Meias brancas não são recomendadas, pois elas criam um tom mais claro que interrompe a continuidade entre a calça e o sapato, desfigurando a silhueta. As meias devem ter cores ou desenhos que não se destaquem do tom da roupa. Sobretudo quando for roupa social, deve-se optar por meias de cano mais longo. No casual, o tom já não é tão importante. Deve-se buscar modelos menos clássicos e com cores um pouco mais vivas, embora sem exageros. Não é necessário combinar meias com o cinto. Não existe nenhuma relação entre uma peça e outra. O tom da meia deve seguir sempre o toma da roupa ou do calçado, como dita a regra geral. Jamais use meia branca. Nem no escuro! A cor da meia combina com a do terno ou a do sapato

* CALÇADOS

O conforto sempre se alia ao design e esse conceito vem evidenciado até pelos modelos mais clássicos. O social masculino apresenta bicos finos, quadrados, quinados ou desquinados. Na linha casual, os bicos tendem dos arredondados aos quadrados, simétricos ou assimétricos. Os detalhes mais expressivos são um mix de matérias e cores, fechamentos com atacadores contrastantes, vazados, debrum e fivelas. Os sapatos sociais têm solado de couro, as solas de borracha servem somente para sapatos esportivos, mesmo que pareçam sociais. Quanto menos detalhes tiver o sapato, mais elegante ele será. Seja econômico no uso de franjas, pingentes, furinhos, fivelas etc. Pela mesma razão, sapatos masculinos sociais devem ser apenas pretos ou marrons (os tons podem variar do mais escuro aos mais claros). Estão na moda os sapatos de estilo mais pesado e de ponta quadrada, mas prefira-os nas festas. Os noivos devem sempre usar sapatos novos, pois vão ajoelhar-se diante dos convidados.

* CARTEIRA

Nunca vá a uma ocasião formal com carteira na mão ou aparente. Guarde-a sempre no bolso do paletó

* JOIAS

É proibido o uso pulseiras, colares, anéis e outros adornos ou sinais externos de vaidade ou riqueza exceto, contudo, o uso de aliança de casamento ou de compromisso bem como uso de relógio de pulso, mas este tem de ser clássico, discreto e sem brilhos. Lembre-se que voce deve causar boa impressao e nao suas joias.

* JALECO

Jalecos usados em consultórios, hospitais, laboratórios e oficinas não interferem na vestimenta, exceto por dispensarem o paletó ou o blazer. Medicos, deve-se usar jaleco sempre limpos e impecaveis com comprimento até o joelho ( 5/8"), brancos ou nao, mas nunca pretos ou roxos. Os homens usam o jaleco sobre a camisa com gravata. Ao sair do ambiente de trabalho, o jaleco ou o guarda-pó deve ser despido, porque não é parte do traje social e sua função é restrita ao local da atividade.

* LUVAS e BOINAS

É proibido. Só mulheres poderão usar luvas em ambientes internos. Em paises de clima frio onde se faz necessário um par de luvas forradas (luvas apenas tecidas de lã deixam passar o frio) para proteger as mãos, e um cachecol para proteger a garganta, estes devem ficar quardados no casaco ou sobretudo, ja que não se deve sentar à mesa de um restaurante vestindo um casaco de frio.

* TELEMOVEIS

Deixe o telefone celular no modo vibratório no escritório e use-o de forma breve e discreta. Guarde-o dentro do bolso do paleto. Os celulares devem ser desligados em vários ocasiões: em reuniões de trabalho, em cinemas, em teatros, em recepções ou reuniões íntimas. O correto é sempre desligá-lo mas caso necessite atender às ligações com urgência, saia da sala de reuniões com discrição para não interromper o assunto da pauta. Celulares em hospitais, só para os profissionais a trabalho e, ainda assim, apenas nas áreas permitidas.

* GUARDA-CHUVA

Só é permitido o uso de guarda-chuva se este for preto, liso, com cabo de madeira e possuir doze varas.

* PINS

Os pins não são proibidos, ou pelo menos não existe nenhuma proibição formal quanto ao seu uso, mas devem usar-se na lapela esquerda. De forma a evitar as inestéticas «vitrinas», aconselha-se fortemente o uso de um único pin: o da instituição ou o do curso, por exemplo.

* CARTOES DE VISITA

No Brasil, o cartão de visita ainda é bastante negligenciado por varias pessoas, mas o seu uso correto destaca como um elemento importantíssimo para o relacionamentos pessoal, social e profissional. Ele tem como finalidade:
- Apresentar pessoas e empresas
- Acompanhar o envio de flores e presentes ou agradecê-los
- Aceitar ou recusar convites escritos
- Enviar condolências, felicitações e cumprimentos
- Agradecer apoios recebidos
- Substituir visitas
- Acompanhar importâncias em dinheiro
- Lembrar um convite feito oralmente
- Comunicar mudança de endereço São tão necessários e indispensáveis no trato profissional quanto uma boa vestimenta. Um profissional sem cartão de visita passa uma péssima imagem de si mesmo e da empresa em que trabalha. A famosa desculpa de que os cartões acabaram revela falta de organização e logística pessoal - o estoque de cartões de visita deve ser constantemente monitorado para que seja reposto antes que termine. Como regra, o cartão deve ser sempre entregue na mão da pessoa, segurado pela parte superior, entre o polegar e o indicador dobrado, com o nome posicionado de maneira que possibilite sua leitura imediata. E ao recebe-lo, leia o quê nele está escrito e se atenha ao nome da pessoa. Não tem gafe maior do que receber um cartão, guardá-lo no bolso sem ler e depois perguntar o nome da pessoa, bem como também esquecer de guarda-lo antes de ir embora. O cartão possibilita o início de uma conversa amistosa, servindo tanto para lembrar o nome e a qualificação bem como para o mesmo seja mencionado corretamente. Outra regra, após as apresentações, cabe ao executivo mais graduado oferecer o seu cartão e pedir o do outro para um futuro contato - é uma demonstração de gentileza e traquejo e lembre-se para não correr o risco de tirar do bolso um cartão amassado, use um porta-cartões (pode ser de couro, metal ou prata de lei). O cartão profissional deve conter a logotipo da empresa e não seu slogan, o nome do executivo, seu cargo e telefone comercial, fax, e-mail, CEP e site da empresa, mas deve-se evitar colocar o telefone celular por ser uma informação de uso mais restrito, mas pode ser anotado, se for o caso, já o cartão social masculino, além do nome, traz também endereço e telefone. O cartão de visita, profissional ou social, deve ser branco ou marfim, em papel opaline, vergê ou linho e com letras grise ou manuscritas e pretas. Invista o máximo que for viável para fazer um cartão bonito, com layout moderno e papel de boa qualidade. A primeira impressão é muito importante. Não é adequado colocar símbolos das profissões no cartão, tais como balanças para advogados. Dobrar a ponta caiu em desuso. Após encontrar alguém, anote rapidamente algumas peças chave de informação no verso do cartão, e um lembrete dos próximos passos que você deve fazer quando retornar ao seu escritório. Se você não quer manter contato, nem colocá-lo no seu banco de dados (database), discretamente escreva um X no verso do cartão.

* JEANS X GRAVATAS

Um homem de estilo mais arrojado pode usar gravata com calça jeans, mas com algumas condições. Com camisa e sapato social e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta. Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno. Se de um calorzinho; esquece! Não dá pra tirar o blazer. Ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica extremamente brega. Essa combinação é ideal para jantares com amigos, sexta casual e eventos em que o terno não é imprescindível.

* Os 5 Pecados do Vestuário para Homens:

(1) Camiseta sem manga para os que não são “marombeiros” e, especialmente, para quem passou dos 40.
(2) Camisa para dentro da bermuda, com cinto, tênis e meia.
(3) Bermuda, barriga e chinelo.
(4) Cabelo pintado (e bigodes também).
(5) Mocassim com meia.
(6) Fitinha do Senhor do Bonfim gasta e puída no pulso.
(7) Telefone celular na cintura ou com capa.
(8) Piercing e tatuagens em exagero.
(9) Jeans com vinco bem passadinho.
(10) Calça jeans com a cintura muito baixa.