dezembro 11, 2008

Sujestões para mesas de Natal








Arrumar a mesa para as festividades de final de ano, necessariamente, não significa esvaziar o bolso. Pode-se, sim, decorar a mesa abusando da criatividade com os objetos que se tem em casa.
As mesas podem ser arrumadas para situações formais e informais, pois depende de quem e de quantos estarão presentes. Basicamente uma mesa deve conter uma toalha de tecido, pratos fundos, caso seja servida a sopa, pratos rasos, talheres de acordo com a refeição, copos, se possíveis específicos para cada bebida, e guardanapos.

Para uma mesa informal, sem ter que gastar muito, a dica é utilizar laços e cestas de frutas. “Para dar um toque especial podem ser utilizados ramos verdes espalhados pela mesa ou, então, distribuir bolas decorativas – vermelhas e verdes -, que facilmente são encontradas e não custam caro”, acrescenta Adriane Krukoski, da Freezer Point. Já para a virada do ano, utilize velas brancas ou pratas sobre a mesa, com fitas em volta. “Distribua laços pratas sobre a mesa também. Eles ajudam a dar o brilho especial para a festa”, fala Adriane.
Na hora do apuro, a empresária dá algumas dicas informais para arrumar a mesa. “Algumas pessoas realmente não têm tempo de sair procurando utensílios para decorar a casa ou a mesa, ou não querem gastar dinheiro. Mesmo assim, não precisa passar as festividades em branco, é só usar a criatividade”, lembra.

Flores — Ela não é florista profissional, mas adora lidar com galhos, ramos e espécies variadas para fazer arranjos. “Sou uma espécie de freelancer das flores”, brinca Anna Silvia Fonseca, que cursou Comunicação Visual.“No Natal, o colorido já é grande, e a flor funciona como complemento”, opina ela. “Não deve ser a protagonista da festa”.
Poucas rosas vermelhas e muitas folhagens foram os elementos escolhidos para montar arranjos simples e bonitos com as cores do Natal, não necessariamente em vasos. “É chique usar cristal, mas também outras bases como chaleiras, sopeiras e até suportes de barro”, ensina Anna, para quem o clima no campo permite esse tipo de criação.

Dicas para arrumar a mesa


-Se o número de convidados ultrapassar os lugares disponíveis na mesa opte pelo serviço à americana: arrume a mesa apenas com pratos , copos, talheres e um pequeno arranjo.

-Para facilitar, disponha os pratos da ceia empilhados uns sobre os outros, juntamente com os talheres (garfos e facas lado a lado) e os copos. Se os pratos não forem do mesmo jogo, deixe-os empilhados aleatoriamente.

-Caso não tenha uma toalha temática para o Natal e Ano Novo, utilize uma lisa vermelha – Natal – e branca para o Ano Novo. Muitas vezes, o simples pode ser a melhor escolha em uma decoração.

-Se não tem copo específico para champagne, utilize taças de vinho. Outra opção é utilizar as taças descartáveis, facilmente encontradas em lojas de festas.

-Faça laços em vermelho, verde e prata para distribuir sobre a mesa, ou utilize-os como enfeite no guardanapo.

-Velas sempre dão um toque especial. Se não tiver um candelabro faça você mesmo um arranjo. Em um copo coloque arroz, velas amarradas com fitas e enfeite com bolas de natal.