dezembro 25, 2008



Apesar da fartura no fim do ano, você não precisa trapacear a balança ou deixar de se divertir com sua família. Mesmo quem tem restrições alimentares pode comer tranquilamente neste Natal, desde que siga as dicas de quem entende.

Conversamos com a nutricionista Cristina Menna Barreto, de São Paulo, para saber a melhor forma de adaptar o cardápio dessa época e, de quebra, damos a receita para três pratos leves e saudáveis.

Diabéticos

"Para aqueles que controlam o açúcar no sangue é importante escolher, dentro da refeição, somente um alimento que contenha carboidrato. Se comer muito pão ou arroz, por exemplo, não pode comer doce de sobremesa e vice-versa. O mesmo cuidado vale para o álcool - que vem da cana, assim como o açúcar. Com estes pequenos truques, a glicose sanguínea não sobe demais."

Hipertensos

"Já que a maioria dos animais servidos no Natal são salgados e bem temperados, o ideal para o hipertenso é comer um pedaço pequeno e não colocar mais sal em nenhum prato. As saladas devem ser temperadas somente com ervas e especiarias, que são sabor sem salgar."

Pessoas que querem manter a forma

"Sempre que houver um exagero, o corpo está trabalhando demais na digestão. Nesses casos, o aconselhável é, na refeição seguinte, fornecer para o corpo somente frutas, de preferência as cítricas como a ameixa fresca, laranja, morangos, cerejas e limão. Beba também muita água para que o organismo se restabeleça da comilança. Se isso for feito, dá para manter a forma, já que emagrecer nessa época do ano é vitória de poucos."

Para todos

"As frutas secas podem ser consumidas nessa época do ano, mas a dica é que sejam incorporadas a outras preparações, como saladas, doces e pratos salgados. Assim, são consumidas sem exageros. Outra dica é procurar não petiscar as frutas secas ao longo do dia, que, apesar de nutritivas, são muito calóricas."