dezembro 24, 2008

Os sete pecados do convidado

O que não fazer nas comemorações de Natal na casa dos outros

Na época do ano mais cheia de convites, recepções e confraternizações, compilamos as dicas da consultora de etiqueta Lígia Marques em uma lista de sete pecados capitais a evitar ao máximo:

Avareza

O pecado número um é aparecer de mãos vazias, sem nem levar um presente ou lembrança para o anfitrião. No Natal, também é feio não presentear as crianças da casa que está recebendo.

Gula

Elogie a comida, mas não aja como um esfomeado. Repetir o prato inúmeras vezes ou encher muito o prato não são coisas elegantes de se fazer, e muito menos sair da festa levando um pratinho com comida.

Chatice

Às vezes o convidado que se esforça demais para ser simpático acaba sendo inconveniente. Contar piadas o tempo todo e falar alto demais logo vai cansar todo mundo. Se intrometer em fotos para as quais não foi chamado também não pega bem. E, nunca é demais repetir, álcool sempre em moderação!

Impontualidade

Chegar muito depois da hora marcada mostra descaso, especialmente se o convite for para uma refeição. Nunca é elegante fazer as pessoas esperarem e ainda estragar a organização dos anfitriões, que se prepararam para servir na hora marcada.

Aparecer muito antes do horário combinado também é desagradável, é grande o risco do anfitrião ainda não ter terminado os preparativos, e se sentir constrangido a fazer sala. Atenção ao relógio também na hora de ir embora: não convém ser o último.

Desacato

Uma das coisas mais feias que um convidado pode fazer é não seguir as regras do convite que aceitou: ir vestido inadequadamente, atacar a mesa de doces antes da hora ou levar alguém que não foi convidado é um desrespeito com quem está recebendo, assim como não comer o que for servido ou levar comida e bebida quando isso não foi combinado.

Intromissão

Pedir para conhecer todos os cômodos da casa pode causar um grande incômodo para os anfitriões, que vão ter de deixar os outros convidados e talvez não tenham preparado o resto da casa para receber visitas. Sumir pela casa pode ser desagradável pelos mesmos motivos, e ainda dá uma impressão de invasão de privacidade.

Desleixo

Deixar o banheiro molhado ou sujo depois de usá-lo é pecado grave. A consideração pelos anfitriões e demais convidados exige que o lugar seja deixado como foi encontrado.