dezembro 22, 2008

Cardápio Literário (IG.com)

O escritor Sérgio Rodrigues usa a criatividade e monta um cardápio literário para o Natal.

Uma pesquisa divulgada este ano pelo Instituto Pró-Livro aponta que os brasileiros lêem em média 4,7 livros por ano, sendo que 3,4 deles são indicados pela escola – o que inclui os didáticos.
Esse tal retrato não é lá dos mais bonitos, mas você já parou para pensar em quantos livros leu esse ano? Se seu cálculo foi vergonhoso, ainda há tempo para se redimir com a ajuda de Sérgio Rodrigues.
Nascido em 1962, o mineiro de Muriaé é escritor e jornalista e vive há trinta anos no Rio de Janeiro. Aqui no iG, ele é o responsável pelo Todoprosa. No blog, ele escreve sobre lançamentos, comenta as notícias do mundo da literatura, além de publicar alguns textos e artigos próprios.
Para a degustação natalina, o autor de “O homem que matou o escritor” e “As sementes de Flowerville” sugere três obras literárias que prometem agradar todos os paladares. O menu conta com um lançamento, um livro recheado de prêmios e aquele que ninguém pode deixar de ler.
“Sempre achei que ceias de Natal precisam ter um certo peso, para que sejam capazes de proporcionar, além de satisfação ao corpo, alegria ao espírito. Com a ceia literária não é diferente”.
Deu fome? Então, coloque os óculos na ponta do nariz e prepare-se para o banquete, pensado e escrito por Sérgio Rodrigues.

Entrada à moda portuguesa

“De entrada, sugiro um prato exótico preparado à moda portuguesa: o recém-lançado romance 'A viagem do elefante' (Companhia das Letras), do escritor José Saramago, que está completando 86 anos.
O único Nobel de Literatura da nossa língua conta a estranha história – baseada na vida real – do transporte de um elefante de Lisboa a Viena no século 16.”

Prato principal com receita brasileira

“O prato principal traz um sabor nativo, mas não menos forte: o livro de que todo mundo está falando é – para quem ainda não o leu, claro – uma pedida simplesmente obrigatória neste fim de ano.
Nem sempre o fato de todo mundo comentar um livro é boa indicação. Neste caso é. 'O filho eterno' (Record), do autor Cristovão Tezza, um catarinense radicado em Curitiba, romantiza com altíssimo grau de coragem, emoção e inteligência a relação do autor com seu filho Felipe, nascido com síndrome de Down.
O livro saiu em 2007 e, nas últimas semanas, faturou todos os prêmios literários brasileiros relevantes – inclusive o mais importante e respeitado deles, o Portugal Telecom. Nada poderia ser mais justo. O romance de Tezza não é apenas o melhor livro brasileiro lançado naquele ano, mas provavelmente em muitos anos.”

Um conto delicioso para a sobremesa

“Depois de um festim desses, uma sobremesa leve é recomendável. Aproveitando para juntar essa exigência com a de uma experiência natalina mais literal, a recomendação é o sabor agridoce do conto 'Natal na barca', de Lygia Fagundes Telles, publicado no livro 'Antes do baile verde' (Rocco).
Uma história curta e já antiga (de 1970) que nunca envelhece. Sensível mas nada piegas, ‘Natal na barca’ é, para o meu gosto, o melhor conto de Natal da nossa literatura. Bom apetite.”

Clique aqui e leia o conto

PS: Os livros são lançamentos antigos...portanto mais baratos!Aproveite!
Livros...sempre uma boa opção!

Dica: Preço em média - R$32,00 (Nas Americanas)