agosto 12, 2012

Risoto de espinafre e limão



Ingredientes

Risoto


4 xícaras de caldo de vitela (ou caldo de frango com baixo teor de sódio) (1 l)
1 cebola bem picada
1 colher de sopa de azeite (15 ml)
2 xícaras de arroz arbóreo (500 ml)
¼ de xícara de manteiga (60 ml)
1 xícara de queijo kefalotyri ralado (250 ml), esse é um queijo grego, duro, salgado e picante
1 xícara de queijo feta cortado em cubos (250 g) + porção para guarnição
4 xícaras de espinafre (1 l)
Suco e raspas de 1 limão
¼ de xícara de salsa bem picada (60 ml)

Camarão
1 colher de sopa de óleo de canola (15 ml)
12 camarões grandes limpos com cauda
2 colheres de sopa de licor de anis (30 ml)
2 colheres de sopa de manteiga (30 ml)
Sal marinho e pimenta recém-moída a gosto


Modo de Preparo

Risoto

Em uma panela, ferva o caldo em fogo brando. Cozinhe as cebolas no óleo em uma panela grande em fogo brando, mexendo até ficarem macias por cerca de 5 minutos. Adicione o arroz, mexendo até que todos os grãos estejam cobertos com o óleo. Acrescente cerca de ¾ de xícara do caldo fervendo e cozinhe em temperatura média-alta, mexendo sem parar até que o caldo seja absorvido.
Continue adicionando o caldo, ¾ de xícara por vez, mexendo constantemente, e deixe que cada porção seja absorvida antes de acrescentar a próxima até restar metade do caldo. Diminua o fogo, se necessário, para que o risoto seja cozido lentamente. Continue adicionando o caldo da mesma maneira até que o arroz esteja com uma aparência macia e cremosa, mas ainda al dente, por cerca de 20 minutos.
Diminua a temperatura para fogo baixo, acrescente a manteiga e o queijo. Misture bem. Adicione o espinafre e o suco de limão e continue mexendo. Retire do fogo e mantenha aquecido. Adicione a cada porção do risoto os camarões grelhados, a salsa, as raspas de limão e o queijo feta.

Camarão

Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e refogue os camarões por 2-3 minutos. Retire a frigideira do fogo e adicione imediatamente o licor de anis para flambagem. Tempere com sal e pimenta e reserve.