setembro 01, 2009

Crepe Passion

http://4.bp.blogspot.com/_l6DTAmBU5sk/SZ3ax7IJ-kI/AAAAAAAAAdI/XyqZllDWZSc/s400/crepe_gelado%5B1%5D.jpg

Ingredientes

Creme de confeiteiro

250ml de leite
3 de gemas
75g de açúcar
10 a 15g de farinha de trigo
1 fava de baunilha

Corte a fava de baunilha ao meio e coloque em uma panela com leite. Deixe ferver.
Bata as gemas com o açúcar até conseguir um creme branco. Acrescente a farinha de trigo e misture bem. Retire a fava e reserve.
Jogue o leite dentro da massa, misturando bem. Leve a mistura ao fogo novamente para ferver, batendo energicamente por cinco minutos, até engrossar. Retire do fogo, cubra com alguns pedaços de manteiga para evitar que o creme resseque e deixe esfriar.


Molho do crepe

120g de açúcar
200ml de polpa de maracujá com sementes
200ml de água

Leve o açúcar ao fogo com um pouco de água até formar um caramelo claro. Acrescente a polpa do maracujá com sementes e água e deixe cozinhar até o caramelo derreter e engrossar.


Massa do crepe

250ml de leite
5 ovos
100g de açúcar
70g de farinha de trigo
40g de manteiga
1 pitada de sal

Separe as claras das gemas e bata as gemas com a metade do açúcar até chegar a um creme branco. Acrescente a farinha de trigo aos poucos. Ferva o leite com a manteiga e a fava de baunilha (do creme de confeiteiro) e junte à mistura. Bata as claras em neve com uma pitada de sal e acrescente o açúcar quando o creme começar a crescer. Junte na mistura ainda quente e mexa devagar, até chegar a um creme homogêneo.
Coloque um pouco de manteiga em uma frigideira antiaderente e jogue duas conchas de massa. Leve ao fogo por dois minutos para um leve cozimento, e logo depois ao forno a 180ºC por seis a oito minutos. Retire da frigideira com a mão (se precisar, utilize uma luva plástica) e deixe esfriar. Recheie a crepe com uma colher de creme de confeiteiro, dobre em meia lua apertando bem as bordas.


Finalização

Polvilhe as crepes com açúcar de confeiteiro e caramelize com a ajuda de um maçarico. Coloque o molho no centro do prato e disponha as crepes em cima.